Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Capitão-de-mar-e-guerra

Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro

O Comandante Nuno Sardinha Monteiro concluiu o curso da Escola Naval em 1991, após o que prestou serviço a bordo de vários navios da Marinha.

Comandou a lancha rápida de fiscalização “Dragão” (1992-1994) e o navio escola “Sagres” (2011-2013).

Possui o Mestrado e o Doutoramento, em Navegação, ambos pela Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Publicou diversos livros e artigos sobre navegação e estratégia marítima / naval.

Atualmente, presta serviço no Allied Command Transformation, da NATO, em Norfolk (EUA).

Última atualização em 0000-00-00

O Comandante Nuno Sardinha Monteiro concluiu o curso da Escola Naval em 1991, após o que embarcou na fragata Sacadura Cabral. No final desse ano, foi colocado no NRP Vasco da Gama, integrando a primeira guarnição desta fragata, que acabara de ser aumentada ao efectivo dos navios da Armada. Seguidamente, desempenhou as funções de oficial imediato do navio-patrulha Limpopo e comandou a lancha rápida de fiscalização Dragão.

A partir de finais de 1994 frequentou, na Escola Naval, o curso de especialização em Navegação. Findo esse curso, prestou serviço no navio-escola Sagres, durante pouco mais de 2 anos, como navegador. Em Novembro de 1997, foi colocado na Divisão de Navegação do Instituto Hidrográfico, tendo, entre outras atribuições, chefiado o projecto de instalação da rede de estações GPS Diferencial portuguesas.

Em 2000, obteve, com distinção, o grau de Master of Science in Navigation Technology, na Universidade de Nottingham, tendo recebido o prémio e a medalha do Royal Institute of Navigation para o “most outstanding graduate of the MSc Course in Navigation Technology”. Em 2005, obteve o grau de Doctor of Philosophy na mesma universidade, com uma tese intitulada “Designing, configuring and validating the Portuguese DGPS Network”. Essa tese foi agraciada com o “Prémio Internacional Almirante Teixeira da Mota” de 2004, da Academia de Marinha, destinado ao mais relevante trabalho de pesquisa e investigação nas áreas de Artes, Letras e Ciências ligadas ao Mar e à Marinha. Além disso, recebeu o “Prémio Internacional Almirante Gago Coutinho - 2004”, da Sociedade de Geografia de Lisboa, destinado a galardoar o melhor trabalho de investigação no âmbito das Ciências da Terra.

Entre Outubro de 2001 e Fevereiro de 2002, frequentou o Curso Geral Naval de Guerra, tendo sido distinguido como o aluno melhor classificado de 2001/02.

A partir de Setembro de 2005, passou a desempenhar as funções de Professor de Navegação da Escola Naval, tendo sido responsável pela publicação do “Manual para a Navegação de Recreio” e da edição anotada do “Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar” (editados pelo Instituto Hidrográfico, em colaboração com a Escola Naval).

Entre Outubro de 2007 e Maio de 2011 prestou serviço na Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada, acumulando com o cargo de Professor da Escola Naval. Em 9 de Julho de 2008, recebeu, de Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo, o título de Fellow of the Royal Institute of Navigation – distinção concedida às personalidades que mais se destacaram, a nível mundial, no âmbito da Navegação – tendo sido o primeiro (e até agora o único) português a receber este título.

Tem publicado diversos artigos científicos e técnicos em publicações estrangeiras e nacionais ligadas a matérias de segurança, defesa, assuntos do mar e navegação. Recebeu o prémio “Almirante Pereira Crespo” destinado à melhor colaboração para a “Revista da Armada” (2002), o prémio “Almirante Augusto Osório” para o melhor artigo publicado nos “Anais do Clube Militar Naval” (2009), o prémio “Comandante Joaquim Costa” distinguindo o melhor trabalho publicado na “Revista da Armada” (2011), o prémio “Almirante Barroso” para o melhor conjunto de artigos publicados nos “Anais do Clube Militar Naval” (2011) e o prémio “Almirante Augusto Osório - 2011”, para o melhor trabalho publicado na “Revista Militar” (2011).

É sócio da “Revista Militar”, vogal da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro efectivo da Academia de Marinha.

O Comandante Sardinha Monteiro desempenhou o cargo de comandante do NRP Sagres entre 16 de Maio de 2011 e 16 de Julho de 2013. Atualmente presta serviço no Allied Command Transformation, da NATO, em Norfolk (EUA).

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2580 - Janeiro de 2017

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia