Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Major-general

Carlos Manuel Martins Branco

Major-general do Exército Português, na situação de reserva.

Presentemente, é investigador integrado da Universidade Autónoma de Lisboa.

Última atualização em 2016-05-11

Major-general do Exército Português, na situação de reserva.

Tem uma considerável experiência no domínio dos assuntos político-militares e das relações internacionais, adquirida em vários cargos internacionais. Serviu nas Nações Unidas, nos Balcãs, antes de Dayton, como observador militar. Mais tarde, serviu no quartel-general (QG) da EUROFOR, em Florença, como Chefe da Seção de Análise de Informações. Em 2001, prestou serviço na Divisão Militar do Departamento de Operações de Paz, no QG da ONU, em Nova Iorque, como Peacekeeping Affairs Officer para as missões da ONU no Médio Oriente (Líbano, Síria, Israel e na fronteira do Iraque/Kuwait). Foi ainda porta-voz do comandante da ISAF, no Afeganistão.

Em 2008, assumiu as funções de subdiretor do Instituto de Defesa Nacional e Diretor de Doutrina, antes de ter sido selecionado para a posição de Diretor da Divisão da Cooperação e Segurança Regional, do Estado-Maior Militar Internacional, no QG da OTAN. Nesta função, foi responsável pelo planeamento estratégico da cooperação militar da OTAN.

Foi ainda subdiretor do Instituto Superior de Estudos Militares, função em que foi responsável pela investigação e desenvolvimento.

Presentemente, é investigador integrado da Universidade Autónoma de Lisboa.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2579 - Dezembro de 2016

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia