Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Major-general

Carlos Manuel Martins Branco

Major-general do Exército Português, na situação de reserva.

Presentemente, é investigador do Instituto Português de Relações Internacionais.

Última atualização em 2016-05-11

Major-General do Exército Português na situação de reserva.

Tem uma vasta experiência em assuntos político-militares e relações internacionais obtida em várias missões internacionais. Serviu na ONU, nos Balcãs, antes de Dayton, como observador militar. Depois, prestou serviço no quartel-general (QG) da EUROFOR, em Florença, como chefe da seção de análise de Informações. Em 2001, foi designado para a Divisão Militar da DPKO, no (QG), em Nova Iorque, como Peacekeeping Affairs Officers para as missões da ONU no Oriente Médio (Líbano, Síria, Israel e fronteira Iraque / Kuwait). Foi ainda comandante de batalhão e de regimento, segundo-comandante da Brigada Aerotransportada e porta-voz da COMISAF, no Afeganistão.

Em 2008, assumiu o cargo de subdiretor do Instituto Nacional de Defesa e diretor de Doutrina do Exército antes de ser selecionado para o cargo de diretor de Cooperação e Segurança Regional no Estado-Maior Militar Internacional, no QG da OTAN. Nesta função, foi responsável pelo planeamento estratégico da cooperação militar da OTAN com todos os parceiros da OTAN. Mais tarde, ele subdiretor do War College, com o portfólio de pesquisa e desenvolvimento. Nesta última qualidade, foi editor-chefe das publicações científicas do War College.

Foi codiretor científico de um curso de pós-graduação em Gestão de Media e Crises, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresas (Lisboa). É doutorando em Relações Internacionais, no NOVA FCSH, e investigador do IPRI.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2620 - Maio de 2020

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2020
by CMG Armando Dias Correia