Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Major-general

Rui Moura

Sócio da Revista Militar.

Última atualização em 2016-12-06

O Major-general Rui Fernando Baptista Moura é actualmente o Comandante de Doutrina e Formação da Guarda Nacional Republicana e consultor da INTERPOL para a área do crime ambiental e contra a natureza, como membro eleito do Environmental Compliance and Enforcement Committee Advisory Board. É ainda membro do Worldwide Public Safety and Justice Advisory Council da Microsoft e palestrante em diversos cursos e seminários da Academia Europeia de Polícia – CEPOL, entre outras funções nacionais e internacionais na área da Segurança e Defesa. É Presidente do Grupo de Estudos e Reflexão da Guarda e Coordenador do Grupo de Trabalho de Remote Piloted Aircraft Systems da GNR. É orador em Congressos, Colóquios e Seminários, nacionais e internacionais, sobre assuntos de defesa, de segurança interna e de história militar. Tem publicado livros, capítulos de livros e diversos artigos e comunicações em publicações militares e académicas de referência. É sócio efectivo da Revista Militar e da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Desempenhou recentemente as funções de Adjunto do Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana e anteriormente as de Diretor de Administração dos Recursos Humanos do Exército. Exerceu igualmente os cargos de Chefe da Divisão de Pessoal e Instrução do Estado-Maior do Exército, de Chefe da Repartição de Operações Conjuntas do Quartel-General Supremo das Forças Aliadas na Europa (SHAPE), em Mons na Bélgica, de Comandante do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, de Professor e Coordenador da Área do Exército do Instituto de Estudos Superiores Militares, de Chefe de Estado-maior da Brigada Mecanizada Independente e de Oficial de Exercícios da Partnership Coordination Cell (NATO) e Professor do Instituto de Altos Estudos Militares.

Está habilitado com o curso Top Senior Police Officers – TOPSPOC da CEPOL, o Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares e o Curso de Estado-maior do Instituto de Altos Estudos Militares, para além dos cursos de Oficial de Infantaria (Basic e Advanced), de Rangers e de Paraquedismo, do Exército dos Estados Unidos da América, entre outros. É licenciado em Engenharia de Sistemas e tem uma pós-graduação em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, no Instituto Superior Técnico.

Participou em missões de curta duração em Angola, Moçambique, Albânia, antiga Republica Jugoslava da Macedónia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Paquistão.

Foi agraciado com o grau de Oficial da Ordem Militar de Avis e condecorado com a Medalha de Serviços Distintos (grau Prata – três), a Medalha de Mérito Militar (1ª, 2ª e 3ª classes), a medalha D. Afonso Henriques – Patrono do Exército (1ª e 2ª classe), a Medalha de Comportamento Exemplar (graus Ouro e Prata), a Medalha Comemorativa de Comissões de Serviço Especiais (duas) e a Medalha de Ouro de Serviços Distintos de Segurança Pública.

O major-general Rui Moura é sócio da Revista Militar.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2583 - Abril

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia