Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Tenente-coronel Médico Veterinário

Júlio Manuel Coutinho Franco Gouveia-Carvalho

Médico Veterinário do Exército Português. Chefe do Gabinete de Gestão da Qualidade da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química do Exército. Foi Comandante da Equipa de Defesa Biológica do Exército. Participou em diversos exercícios militares e de proteção civil, nacionais e internacionais, e nos dispositivos de segurança em eventos de concentração de massas, como o Euro 2004 e a cimeira da NATO, em 2010. É investigador principal em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação na área da Defesa Biológica do Laboratório de Defesa Biológica do Exército, integrando diversos consórcios nacionais e internacionais. Integrou grupos de trabalho da Organização Mundial da Saúde, no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional.

Última atualização em 2016-07-23

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Ingressou no curso Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1993, tendo aí obtido o grau de Licenciatura em Medicina Veterinária. Possui adicionalmente cursos de pós-graduação em gestão da qualidade, segurança alimentar e saúde pública. É doutorando em Estudos Estratégicos no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

 

ATIVIDADES DESEMPENHADAS

Ingressou no Quadro Permanente de Oficiais Médicos Veterinários do Exército Português em 2002, tendo desempenhado funções em diversas Unidades do Exército e da Guarda Nacional Republicana. Chefe do Gabinete de Gestão da Qualidade da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química do Exército. Foi Comandante da Equipa de Defesa Biológica. Participou em diversos exercícios militares e de proteção civil, nacionais e internacionais. Participou nos dispositivos de segurança em eventos de concentração de massas como o Euro 2004 e a cimeira da NATO em 2010 e na resposta à pandemia de COVID-19.

Integrou o Secretariado Técnico da Autoridade Nacional para a Proibição das Armas Químicas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e as Equipas Nacionais de Acompanhamento das inspeções da OPCW a Portugal.

É Perito Técnico no âmbito da Convenção das Armas Biológicas nas Nações Unidas e do Mecanismo do Secretário-Geral das Nações Unidas.

 

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Investigador principal em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação na área da Defesa NBQR, tendo participado em diversos projetos do Laboratório de Defesa Biológica do Exército, nomeadamente, os projetos AHEAD, BIODECON, PANDORA, CESAR, GAMMAEX, UPCAST e STRATEGY, integrando consórcios nacionais e internacionais. Integrou grupos de trabalho da Organização Mundial da Saúde no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional.

 

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Foi Presidente da Direção da Associação dos Antigos Alunos de Medicina Veterinária de Lisboa. É membro da Ordem dos Médicos Veterinários e Médico Veterinário Oficial da Federação Equestre Internacional e da Federação Equestre Portuguesa. Foi quadro do grupo Jerónimo Martins.

 

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2625 - Outubro de 2020

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2020
by CMG Armando Dias Correia