Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Dr.

Mauro Fridman

Consultor internacional em Gestão Financeira Pública do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do FMI e do Banco Mundial. Nesta atividade, destacam-se a coordenação das Reformas das Finanças Públicas do Estado do Rio de Janeiro (1999 a 2002), da República de Moçambique (2002 a 2005) e da República Portuguesa (2012 a 2015).

Última atualização em 2017-11-07

Luso-descendente, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 1957.

Tem a formação em gestão (MBA Executivo da COOPEAD/UFRJ), logística e finanças (Marinha do Brasil) e os mestrados em tecnologia da informação pela PUC-RJ e em andamento em economia pelo ISEG.

É Capitão de Corveta da reserva não remunerada da Marinha do Brasil, onde destacam-se, nos 19 anos de serviço: o desenvolvimento dos sistemas que foram fundamentais à integração da MB na Reforma das Finanças Públicas do Brasil e à criação da Secretaria do Tesouro Nacional (implantação da Contabilidade Pública, da gestão da dívida pública e da Conta Única do Tesouro).

Em 1992, foi trabalhar na IBM Brasil, no Instituto Latino-Americano de Tecnologia onde participou de projetos de criação de centros de excelência em TI por via da integração regional do Setor Privado às Universidades. Foi consultor do IBM Consulting Group para a Banca, Seguros e Governo no momento da abertura do mercado brasileiro.

A partir de 1999, inicia a sua carreira internacional como consultor em Gestão Financeira Pública do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do FMI e do Banco Mundial. Nesta atividade, destacam-se a coordenação das Reformas das Finanças Públicas do Estado do Rio de Janeiro (1999 a 2002), da República de Moçambique (2002 a 2005) e da República Portuguesa (2012 a 2015).

Em 2006, foi Subsecretário do Orçamento do Estado do Rio de Janeiro e, em 2012, Subsecretário da Reforma da Gestão das Finanças Públicas do mesmo Estado.

Atualmente, como Consultor Internacional, participa em missões para os Organismos Internacionais na área da Gestão Financeira Pública, onde destacam-se Camboja, Costa Rica, Brasil, Bolívia, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2589 - Outubro de 2017

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia