Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Tenente-coronel

Francisco José de Carvalho Cosme

Licenciado em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Docente da disciplina de Relações Internacionais na Academia da Força Aérea. Desenvolveu diversos ensaios, essencialmente nas vertentes de Política Externa, Terrorismo, EUA, Peace Keeping, Extensão da Plataforma Continental e Análise Estratégica.

Última atualização em 2018-03-12

Nasceu em Torres Vedras, distrito de Lisboa, no dia 11 de abril em 1964. Após conclusão do 12º ano de escolaridade ingressou na Força Aérea no dia 2 de novembro de 1983, com destino à especialidade de Técnicos de Mecanografia e Estatística. Concluíu o curso de formação de oficiais milicianos em julho de 1984, na Base Aérea nº2, e foi colocado na Direção do Serviço da Informática, onde integrou a equipa que desenvolveu o 1º sistema integrado de informação operacional da Força Aérea (SIIPO).

Entre setembro de 1986 e maio de 1988 frequenta o Curso de Formação de Oficiais do Quatro Permanente, no Centro de Instrução nº 2, Ota, após o que regressa à Direção de Informática, como Oficial do QP. Em 1991 frequenta o Curso Básico de Comando no IAEFA, sendo promovido a Capitão no ano seguinte. Até janeiro de 1997 desempenha funções de analista de sistemas na equipa de engenharia de software de gestão financeira, quando é colocado por escolha no EMGFA, na função de chefe da seção de redes, help desk e análise de sistemas, onde se matém até 2003. Durante aquele período, estando colocado no CIEMGFA e DICSI, assegurou apoio técnico-funcional permanente à DIMIL, DIOP e COC.

Entre 2003 e 2004 irá frequentar o Curso Geral de Guerra Aérea, no IAEFA, que termina com classificação de Bom e recomendação para desempenho de funções de docente e de Oficial de Estado-maior. De regresso à DINFA, vai sucessivamente chefiar as seções de suportes lógicos, qualidade, infosec, redes e administração de sistemas, sendo entretanto promovido a Major em 2005. Em 2007 é colocado por escolha no Centro de Operações Conjunto do EMGFA, como oficial de informática, chefe de J6 e administrador de sistemas NATO. Nesta colocação, até 2010, participou ativamente no planeamento, aprontamento e apoio às múltiplas FND, operações e exercícios de âmbito conjunto e combinado, conduzidas pelo CEMGFA, foi membro de diversas task forces, apoiou ativações da FRI, e desempenhou esporadicamente funções de staff officer até ao nível do CEMGFA, tendo inclusive apresentado temas específicos ao Ministro da Defesa Nacional.

Regressa em 2010 ao Estado-Maior da Força Aérea, DIVCSI, como adjunto para as redes, comunicações e interoperabilidade. Em 2011 é nomeado por escolha para desempenhar funções de senior system engineer no NATO Programing Centre em Glons, Bélgica. Nesta comissão de serviço vai desempenhar, por convite da agência, as funções de Lead Engineer para o hardware, comunicações e interfaces do sistema ACCS, bem como de representante do NPC e NCIA/AIRC2 e orador convidado em diversos grupos de trabalho, tendo integrado ou chefiado diversas actividades críticas nos sites nacionais, NATO, e em fábrica.

Regressa a Portugal em maio de 2015, sendo sucessivamente colocado na chefia da repartição de tecnologias de informação e comunicações do EMFA/DIVCSI, na chefia da repartição de comunicações, sensores e navegação do CLAFA/DCSI (onde apoiou nomeadamente os exercícios Trident Juncture e Real Thaw), na chefia do contingente CIS do European Air Transport Training (sob a égide da EDA), e na chefia do Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal do CLAFA/DEP, onde se mantém no presente, acumulando nomeadamente as funções de Chefe do núcleo do implementação técnica e operacional do POACCS III extensão da defesa aérea ao Arquipélago da madeira, gestor do projecto ACCS ARS Monsanto, gestor da Missão de Acompanhamento e Fiscalização da implementação do ARS Monsanto, gestor do projecto Interrogação Modo Militar do Radar da Madeira, gestor do projecto implementação do link 16 a 29k feet, etc.

Apresenta no seu currículo aproveitamento em 76 cursos de índole técnica, de onde se salientam o INA System Analysis and Structured Design, InfoSecurity design and implementation, Portugal Telecom New Generation IP (IPv6), INA Security and Risk Assessment on Informatics Networks, Infosec Risk Assessment, NATO CIS School Infosec/Comsec Officer Course, Certified Data Protection Specialist, Digital Certification, NATO CIS School CIS Orientation Officers Course, Network centric operations (US DoD), NATO CIS School MCCIS administrator, NATO NPC ICC administrator, NATO CIS School NNCCRS administrator course, NATO CIS School NNCCRS SSO, NATO ICCS (CTSFA), User and System Requirements for Successful Software Development, Achieving ITIL Foundation Certification, NATO School Oberammergau Staff Officer Orientation Course, NATO School Oberammergau Consultation, Command and Control Course, ITIL Intermediate Continual Service Improvement, PRINCE2 Achieving Practitioner Certification, PRT AF CIS field auditor course, e NATO CIS Operational Planning.

Nos últimos 20 anos foi representante nacional em diversos grupos de trabalho de âmbito NATO, EU, MDN e EMGFA, destacando-se o BICES technical working group da NATO, MCCIS Technical working Group, Maritime Information Services Conferences, Maritime Situational Awareness Conferences, Multi-national Integrated C2 software for air operations Conferences, Coalition Warrior Interoperability Demonstration Exercise, NATO Information Exchange Gateway, NATO Secret network, Nuclear Consultation Able Staff Exercise, ACT Lessons Learned Process, Organização do CENCOMSTIC/EMGFA, ACCS Communications WG, Joint Configuration Admission Control Board, NCIA relocation Task Force, AIRC2 Security Accreditation Board, ACCS Replication Coordination Working Group, Comité de Direção do POACCS, ACCS Programme Management Review, GT Cryptel IP das Forças Armadas, Grupo de Trabalho MMHS. Foi orador convidado em vários destes grupos de trabalho e conferências, e ainda o Chairman do GT AIRC2 conjunto, do NCIA Interfaces WG, do GT da Intranet da Defesa, do GT das redes de dados e comunicações da FA, etc.

Foi agraciado com oito louvores, e distinguido com cinco condecorações.

Frequentou economia (1983 a 1986) e gestão (2005 a 2008) no ISEG, concluiu a licenciatura em relações internacionais (2009 a 2016) no ISCSP, com a classificação de Muito Bom, desempenha actualmente e em acumulação funções de docente de relações internacionais na Academia da Força Aérea, e é doutorando em Ciências Sociais, na especialidade de Estudos Estratégicos, no Instituto de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa. Desenvolveu diversos ensaios essencialmente nas vertentes da Política Externa, Terrorismo, EUA, Peace Keeping, Extensão da Plataforma Continental e Análise Estratégica, planeando desenvolver como tema de Tese: A Força Aérea Portuguesa no processo estratégico de afirmação do Pequeno Estado, e enquanto instrumento na salvaguarda da soberania, recursos e exploração sustentada do “Atlântico Português”.

É casado desde 1991 e tem uma filha de 21 anos, e um filho de 18.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2601 - Outubro de 2018

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia