Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

General

José Luiz Pinto Ramalho

Nasceu em Sintra, em 21 de Abril de 1947, e entrou na Academia Militar em 6 de Outubro de 1964. 

Em 17 de Dezembro de 2011, terminou o seu mandato de 3+2 anos como Chefe do Estado-Maior do Exército, passando à situação de Reserva.

Em 21 Abril de 2012 passou à situação de reforma.

Atualmente exerce as funções de presidente da Direção da Revista Militar.

Última atualização em 0000-00-00

O General José Luiz Pinto Ramalho nasceu em Sintra, em 21 de Abril de 1947, e entrou na Academia Militar em 6 de Outubro de 1964.

Está habilitado com o Curso de Ciências Militares, Arma de Artilharia, da Academia Militar, com o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Artilharia e com o Curso Geral de Comando e Estado-Maior e o Curso Superior de Comando e Direcção, ambos do Instituto de Altos Estudos Militares. Possui ainda outros cursos militares, nomeadamente: o Curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares; o Curso de Estados Maiores Conjuntos no Instituto de Defesa Nacional; o Air Defense Artillery Officer Advanced Course, nos EUA; o Curso de Defesa NATO do Colégio de Defesa da NATO em Roma; o Curso de Selecção de Pessoal, no Centro de Estudos Psicotécnicos do Exército; o Estágio de Contra Insurreição, no Centro de Instrução de Operações Especiais; o Curso de Transmissões das Armas no Batalhão de Transmissões e o Curso de Comandos, no Centro de Instrução de Comandos (Angola).

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades e Estabelecimentos do Exército, nomeadamente na Escola Prática de Artilharia, no Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, no Centro de Instrução de Comandos, no Regimento de Artilharia Ligeira nº5, no Centro de Estudos Psicotécnicos do Exército, no Quartel-General da Zona Militar dos Açores, no Comando Operacional das Forças Terrestres, no Estado-Maior do Exército, no Instituto de Altos Estudos Militares e no Instituto de Estudos Superiores Militares.

Desempenhou nos últimos anos as funções de Professor de Estratégia do “Curso de Estado-Maior” e do “Curso Superior de Comando e Direção”, do Instituto de Altos Estudos Militares, foi Adjunto do Ministro da Defesa Nacional, nos XI e XII Governos Constitucionais (1988- 1991). No âmbito do Ministro da Defesa Nacional fez parte dos “Grupos AD-HOC” junto da Unidades, Estabelecimentos e Órgãos, aquando da Guerra do Golfo e para acompanhamento da situação na ex-Jugoslávia e foi Secretário do Grupo de Reflexão Estratégica/Ministro da Defesa Nacional, foi Conselheiro Militar na Delegação portuguesa na NATO/BRUXELAS junto do Embaixador, Representante Permanente de Portugal na NATO, para a Área Político-Militar no âmbito da Defesa e da Cooperação no Domínio dos Armamentos e Representante Nacional no Comité de Segurança e Protecção de Armas Nucleares (1993- 1996). Foi Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional das Forças Terrestres (1996- 1997), Chefe da Divisão de Planeamento e Programação do Estado-Maior do Exército (1998- 1999), Chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional nos XIII e XIV Governos Constitucionais (1999- 2001), Director-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério de Defesa Nacional (2001- 2004), Director do Instituto de Altos Estudos Militares (2004- 2005) e, posteriormente, do Instituto de Estudos Superiores Militares (2005- 2006). Foi Director Honorário da Arma de Artilharia (2004- 2006).

Cumpriu duas comissões de serviço na Região Militar de Angola (1968-1969 e 1971-1973) e uma na Região Administrativa de Macau (1978-1981).

Foi promovido ao posto de General em 18 de Dezembro de 2006, data em que assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército.

Em 17 de Dezembro de 2011, terminou o seu mandato de 3+2 anos como Chefe do Estado-Maior do Exército, passando à situação de Reserva.

Em 21 Abril de 2012 passou à situação de reforma.

Atualmente exerce as funções de presidente da Revista Militar.

Da sua folha de serviços constam 22 louvores, 9 concedidos pelo Ministro da Defesa Nacional, 3 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 7 concedidos por Oficiais Generais e 3 por outras Entidades Militares, além de várias condecorações, de que se destacam: a Grã Cruz da Ordem de Cristo, a Ordem Militar de Avis, Grau de Oficial e Grau de Cavaleiro; 4 Medalhas de Ouro de Serviços Distintos; 1 Medalha de Prata de Serviços Distintos; as Medalhas de Mérito Militar de 2ª e 3ª Classes; Medalha de Defesa Nacional de 1ª Classe e as Medalhas de Ouro e de Prata de Comportamento Exemplar. Tem ainda as seguintes condecorações estrangeiras: Ordem de Mérito – França, Grau de Oficial; Ordem do Mérito Militar – Brasil, Grau de Grande-Oficial; Ordem do Mérito Cartográfico – Brasil, Grau de Grande-Oficial; Medalha do Pacificador – Brasil, Medalha “Marechal Mascarenhas de Moraes” – Brasil, a Medalha “Cruz de la Victoria” – Chile, “Gran Cruz del Mérito Militar com Distintivo Blanco” – Espanha; Grand-Croix avec épées de l’Ordre “pro Merito Melitensi” – Ordem Soberana Militar de Malta; Ordem de Timor-Leste – Grau mais elevado desta condecoração.

Obteve o Grau de Mestre em Estratégia (1987) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e é conferencista regular no âmbito da Estratégia, Prevenção de Conflitos, Gestão de Crises e Planeamento de Forças, no Instituto de Estudos Superiores Militares, no Instituto de Defesa Nacional, na Universidade Lusíada, Universidade Autónoma de Lisboa, Instituto Politécnico de Tomar, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Sociedade de Geografia. Foi Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Julho de 2004 a Dezembro de 2006 (data em que suspendeu funções por nomeação para o actual cargo), dos Mestrados de Estratégia e de Relações Internacionais.

Sócio efetivo da Revista Militar e membro do Instituto Português da Conjuntura Estratégica e, desde 22 Dezembro de 2009, sócio correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2580 - Janeiro de 2017

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia