Vogal da Direção da Revista Militar. Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar.
Nasceu em Luanda (Angola) e ingressou na Academia Militar (AM) em 1979, onde concluiu a licenciatura em “Ciências Militares – Artilharia”. É doutorado em “Ciência Política”, mestre em “Estratégia” e em “Ciências Militares”. Entre os vários cursos que frequentou destacam-se: o “Curso de Estado-Maior”, o “Curso de Defesa Nacional”, o Curso “Terrorism and Security Studies” e o Curso de Promoção a Oficial General.
Ao longo da sua carreira militar foi comandante de unidades de escalão Pelotão, Companhia/Bateria e Batalhão, durante mais de oito anos. No Estado-Maior do Exército, foi adjunto e chefe da Repartição de Organização e Métodos da Divisão de Operações, durante cerca de cinco anos e delegado da Artilharia Anti-Aérea na NATO.
Na AM foi Professor, Coordenador de Grupo Disciplinar, Chefe de Departamento e Vice-Presidente (e fundador) do Centro de Investigação da AM.
Comandou o Regimento de AAA n.º 1 (Queluz), entre 2006 e 2008, e depois foi assessor de estudos e diretor de edições no IDN. Entre 2011 e 2014, foi Adjunto do Diretor de Ensino e Chefe do Departamento na AM, e secretário dos órgãos da reforma do ESM.
Como Major-general, foi 2º Comandante e Diretor de Ensino da Academia Militar, entre 2014 e 2016, em acumulação com funções docentes e de investigação.
Foi Comandante da Academia Militar, entre maio de 2016 e julho de 2020, altura em que foi membro do Conselho Diretivo do IUM e do CESM. Foi Presidente do Conselho da Arma de Artilharia, entre 2017 e 2019.
É conferencista e autor de várias obras (26 livros e cerca de 140 artigos) nas áreas da Estratégia, História Militar e Segurança e Defesa.
É sócio efetivo (desde 2001) e vogal efetivo (desde 2003) da Direção da Revista Militar, sócio efetivo da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro do CE da Revista Nação e Defesa. Foi Presidente da CE da Revista de Artilharia (2017 a 2020).
É membro do GT do Conceito Estratégico de Defesa Nacional e Professor Regente da Unidade Curricular “Crises e Conflitos Armados” do Doutoramento em Ciências Militares, no Instituto Universitário Militar.
Foi agraciado com várias condecorações, de que se destaca a “Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis”, seis medalhas de prata de serviços distintos e a Medalha Municipal de Mérito e Dedicação, Grau Ouro, concedida pela Câmara Municipal da Amadora.
Desde 23 de julho de 2020, desempenha as funções de Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar.