Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa

2587/2588- Agosto/Setembro de 2017

Desafios da Conjuntura Estratégica Atual - Workshop – Lisboa, 30 de março de 2017

REDACÇÃO

A Revista Militar organizou, no dia 30 de março de 2017, nas instalações do Centro de Informação Geoespacial do Exército, o Workshop dedicado ao tema “Desafios da Conjuntura Estratégica Atual. Implicações para a Estratégia Nacional”, para o qual foram convidados várias personalidades civis e militares, apresentando-se nesta edição a súmula do debate das ideias e das opiniões dos participantes.

Abertura
General
José Luiz Pinto Ramalho

A primeira palavra é para agradecer a presença de todos. Muito obrigado por terem aceitado o Convite da Revista Militar para esta reflexão sobre a Conjuntura Estratégica Internacional Atual. Desta reflexão e em função do Debate, o Secretariado da Revista Militar irá procurar extrair e salientar eventuais implicações para a Estratégia Nacional; faremos depois uma Edição com as grandes linhas das intervenções e do debate. (...)

Súmula do debate das ideias e das opiniões dos participantes

REDACÇÃO

Súmula do debate das ideias e das opiniões dos participantes.

Que Futuro para a Indústria Europeia de Defesa?
Major-general
Augusto de Melo Correia

A retração nos gastos com a defesa nos países da UE, na última década, afetou, particularmente, o investimento em novas tecnologias, inovação, produtos e serviços de defesa.

O artigo sugere que, para a recuperação da economia e o desenvolvimento nacional, os países, tomando como exemplo o Reino Unido, que apostou num ambicioso programa de modernização das suas forças armadas, reforcem o investimento em investigação e desenvolvimento de defesa e na modernização das forças armadas.

Com a implementação do Plano de Ação Europeu de Defesa e respetivo Fundo Europeu de Defesa, foram criadas as condições de apoio a projetos cooperativos de investigação e tecnologias emergentes de defesa para implementação dos quatro programas dedicados ao desenvolvimento de capacidades militares no médio-longo prazo, identificados no Conselho Europeu de dezembro de 2013.

Forças Armadas Europeias Comuns. Motor militar interligando aspetos económicos, culturais e sociais
Coronel
António de Oliveira Pena

O autor centra o desenvolvimento do artigo em dois aspetos: o ser humano militar como arma dominante no séc. XXI, resultante da necessidade indispensável de alargamento do campo da segurança ao bem-estar das populações; e a construção da Segurança e Defesa da União Europeia, exigida para a consolidação da integração económica, política e cultural.

O conflito russo-ucraniano, o gás natural e a segurança energética na Europa
Tenente-coronel
Geraldo Afonso da Cunha

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia teve início em novembro de 2013, tendo como pivô a manifesta preferência de Viktor Yanukovych, então presidente da Ucrânia, em aprofundar relações econômicas com a Rússia, preterindo a União Europeia. Sabe-se que, em regra, todo confronto armado gera transtornos graves e de ordens diversas, infringindo, também, sofrimento e prejuízos de ordens e intensidades diversas às populações envolvidas e/ou que estejam juntas e/ou próximas ao teatro de operações e, quiçá, para toda a humanidade. Este artigo relata a pesquisa que teve como objetivo debater questões relativas à possibilidade de o referido conflito chegar a comprometer a segurança energética da Europa, nomeadamente em face da essencialidade do gás natural para a União Europeia e de gasodutos que transportam esse combustível cruzarem território ucraniano. A hipótese que norteou o estudo foi a de que uma possível paralisação do fornecimento de gás natural à UE contrariará interesses dos Estados-Membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte e poderá ter desdobramentos inimagináveis. O estudo foi realizado através de pesquisa teórico-bibliográfica e documental, fundada principalmente em textos disponibilizados na Internet.

Evocação do II Centenário da Morte do General Gomes Freire de Andrade

REDACÇÃO

Evocação do II Centenário da Morte do General Gomes Freire de Andrade

OS PÁRAS em África

Os PÁRAS em África, 1961-1974

John P. Cann

 

 

Major-general
Alexandre de Sousa Pinto
Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2593/2594 - Fevereiro/Março de 2018

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia