Nº 2591 - Dezembro de 2017

2591 - Dezembro de 2017
Editorial
General
José Luiz Pinto Ramalho

Com esta edição de dezembro completa-se o ano Editorial da Revista Militar de 2017, sendo igualmente a oportunidade para a Direção desejar a todos os Sócios, Assinantes e Colaboradores da nossa Revista, votos de Boas Festas e de que o Ano de 2018 seja, no domínio da Paz e da Segurança Internacional, mais previsível e que possibilite um maior desenvolvimento económico e social, indiscutíveis fatores impulsionadores da estabilidade internacional e da justiça social. (...)

Guerras de 4ª geração
Comodoro
Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro

É consensual que se vive, atualmente, um período de profunda revolução na forma de conduzir a guerra. Por isso, as designadas guerras de 4ª geração possuem características muito peculiares, ao evoluírem dos meios ou táticas militares para uma forma de guerra, cujo principal atributo é a insurreição.

Para fazer face a esta peculiaridade, o autor defende que deve ser adotado um esforço concertado por parte de todos os atores – estatais e não estatais – com competências nesta matéria e, principalmente, da existência de forças aramadas equilibradas, versáteis e flexíveis.

Aumento da dimensão da Plataforma Continental Atlântica
Coronel
Francisco José de Carvalho Cosme
Tenente
João Pedro Silva Vieira Gomes
Exercício de diagnóstico e avaliação dos factores de natureza interna e externa que actuam sobre a estratégia de realização deste objectivo nacional

Este artigo subordina-se ao tema da extensão da plataforma continental atlântica portuguesa, em particular à identificação, diagnóstico e avaliação dos factores de natureza interna e externa que, em algum grau, actuam ou influenciam a estratégia para atingir aquele objectivo, definido pela política nacional.

Todo este processo decorre num ambiente de multipolaridade, multilateralismo, crescente interdependência complexa entre todos os fenómenos, actores e factores, endógenos e exógenos, e “alienação de parcelas de soberania a favor do desenvolvimento de estruturas internacionais comuns” (Sacchetti, 202: 175).

Este exercício de análise ou pensamento estratégico procura concluir se, face ao manancial de potencialidades e oportunidades latentes, todavia perante o enorme pântano de constrangimentos materializado por vulnerabilidades e ameaças, Portugal poderá levar a bom porto a realização do objectivo em apreço.

O Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves: Quando ainda se tentava manter o país coeso
Tenente-coronel PilAv
João José Brandão Ferreira

A criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves teve como fundamentos as ameaças exteriores e as novas realidades geopolíticas resultantes do Congresso de Viena, de forma a permitir a unidade da Nação – multirracial e pluricontinental – e a estabilidade política e social. Não foi, no entanto, tido em consideração que o novo polo de poder, criado no Rio de Janeiro, se haveria de revelar decisivo para a independência daquele território...

Um português vítima do Holocausto: Inácio Augusto Anta (1906-1945)
Tenente-coronel
Pedro Marquês de Sousa

O artigo evoca a figura de um português – Inácio Augusto Anta, ex-aluno da Escola de Oficiais do Exército – que, depois de combater na guerra civil espanhola, ao lado dos republicanos, e de participar na resistência francesa contra os alemães, morreu no campo de concentração de Sachsenhusen, na Alemanha, em 1945, vítima do Holocausto nazi.

Crónicas Militares
Coronel
Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva
  • O Presidente da República presidiu à abertura do Ano Letivo da Academia Militar
  • O Presidente da República nas Comemorações do Armistício da Grande Guerra
  • Exercício ZARCO 2017
  • Portugal e Espanha ratificaram Acordo de Cooperação
  • O Presidente da República visitou a Brigada Mecanizada
  • A fragata portuguesa N.R.P. “D. Francisco de Almeida” integrada na Força Naval Permanente da OTAN
  • O Presidente da República visita Estação de Radar N.º 3
  • O Primeiro-ministro visitou o Exército
  • O Presidente da República na Escola de Tecnologias Navais da Marinha
  • ONU reconhece o desempenho operacional do Contingente Português na República Centro-Africana
Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2669/2670 - Junho/Julho de 2024

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2024
by CMG Armando Dias Correia