Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Avatar image

Tenente-coronel

Luís Manuel Brás Bernardino

Tenente-coronel de Infantaria Luís Manuel Brás Bernardino. Habilitado com o Curso de Estado-Maior. Mestre em Estratégia e Doutorado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP). Sócio efetivo da Revista Militar. Atualmente, desempenha funções como Professor e Investigador no Departamento de Estudos Pós-Graduados do Instituto Universitário Militar (IUM) em Lisboa. 

Última atualização em 2015-10-23

Luís Manuel Brás Bernardino é Tenente-Coronel de Infantaria desde 1 de janeiro de 2013. É licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar na Arma de Infantaria e serviu em diversas unidades e estabelecimentos militares, onde se destaca: o Regimento de Infantaria 3, Centro de Instrução de Quadros, Escola Prática de Infantaria, Estado-Maior do Exército, Gabinete de S.Exa. O General Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Escola das Armas e a Academia Militar.  

Possui o Curso de Estado-Maior (2005-2007) e detém uma Pós-Graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). É Mestre em Estratégia (2007) e Doutorado em História dos Factos Sociais na especialidade de Relações Internacionais (2012), ambas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL).  

Luís Bernardino é sócio efetivo e membro da Direção da “Revista Militar”, membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), investigador Doutorado no Centro de Estudos Internacionais no Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) e investigador no Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (CIDIUM). Participa regularmente em conferências nacionais e internacionais sobre a temática da segurança e defesa em África e tem mais de 100 artigos escritos em revistas científicas e não-científicas de Portugal, Espanha, Hungria, Brasil, Angola, Macau e África do Sul. É autor ou co-autor de oito livros dedicados à temática da segurança e defesa. 

Atualmente, é Professor no Departamento de Estudos Pós-Graduados do Instituto Universitário Militar (IUM) em Lisboa. 

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2633/2634 - Junho/Julho de 2021

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2021
by CMG Armando Dias Correia