O almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal a 14 de Outubro de 1957. Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974. É atualmente o Almirante Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
O almirante António Silva Ribeiro é sócio da Revista Militar.
Síntese curricular
O Almirante António Silva Ribeiro exerce o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, desde o dia 1 de março de 2018. Anteriormente, como oficial general, desempenhou as funções de Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Superintendente do Material, Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Subchefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.
Complementarmente à sua carreira militar, o Almirante António Silva Ribeiro é um académico especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Política e História. Atualmente leciona e supervisiona investigações em algumas das principais Universidades e Centros de Investigação de Portugal. Tem uma extensa obra publicada e é orador habitual em conferências sobre Assuntos Militares e Políticos, Relações Internacionais e Estratégia.
Carreira Militar
Como oficial superior desempenhou os cargos: Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; coordenador da Área de Ensino de Estratégia e professor de Estratégia e Planeamento Estratégico do Instituto Superior Naval de Guerra; Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos; Comandante do N.R.P. Almeida Carvalho; Diretor de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares; Assessor no Instituto de Defesa Nacional; Chefe da Secção de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; Adjunto do Chefe do Departamento de Estudos Estratégicos e Militares da Direção-geral da Política de Defesa Nacional; e Comandante do N.R.P. Andrómeda. Como oficial subalterno desempenhou o cargo de Chefe de Serviço de Navegação do N.R.P. João Belo. No Instituto Hidrográfico foi: Adjunto do Chefe da Divisão de Dinâmica de Costas e Estuários; Chefe da Secção de Publicações Náuticas; Adjunto do Diretor Técnico para a cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; Chefe do Núcleo de Estudos Técnico-Navais; Representante na Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e Aproveitamentos Hidráulicos. Foi, ainda, Imediato do N.R.P. Save e Adjunto do Chefe do Serviço de Navegação do N.R.P. São Gabriel.
Carreira Académica
Na carreira académica é professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, com agregação em Estratégia. Também é professor militar da Escola Naval. Foi, ainda, professor coordenador do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração. O seu principal tema de investigação é o planeamento estratégico, embora se interesse por estratégia marítima, estratégia militar, política internacional, sociologia militar, história militar, história marítima e história da hidrografia. Tem publicados dezasseis livros, três dos quais no estrangeiro. Dos livros publicados, dois dissertam a teoria da estratégia, cinco versam o planeamento estratégico aplicado ao Estado, à defesa nacional, à segurança nacional e à Marinha, um debate o terrorismo (em parceria) e oito abordam temas de história militar, história marítima e história da hidrografia. Proferiu mais de 130 conferências e tem mais de 300 artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
Filiações
O Almirante António Silva Ribeiro é membro de diversas organizações: Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica de Marinha; Academia de Marinha; Centro de Estudos do Mar; Liga dos Combatentes; Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo; Centro Português de Geopolítica; Comissão Portuguesa de História Militar; Revista Militar; Revista Nação e Defesa; Revista Segurança e Defesa; Clube Militar Naval; Clube Náutico de Oficiais e Cadetes da Armada; Grupo de Amigos de Olivença; Revista de Relações Internacionais; e Revista de Ciências Militares.
Prémios e condecorações
Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam: Grande Oficial da Ordem de Avis; Medalha de Serviços Distintos grau Ouro; 6 Medalhas de Serviços Distintos grau Prata; Medalha de Mérito Militar, 1ª e 2ª classe; Medalha de Cruz Naval, 2ª e 3ª classe; Medalha Naval de Vasco da Gama; Medalha de Comportamento Exemplar, graus Ouro e Prata; Medalha de Prestígio e Carreira atribuída pela Câmara Municipal de Pombal, grau Ouro; Comendador da Ordem de Mérito Naval (Brasil); Medalha de Mérito Tamandaré (Brasil); Oficial da Ordem do Mérito (França); Medalha da Defesa Nacional de França, grau Ouro; Ordem de Timor-Leste, 2ª classe. É Cidadão Honorário de Gulfport (Mississipi-EUA) e possui a Medalha de 1992 da Revista Militar, pela elevada contribuição prestada para o prestígio e projeção daquela instituição.
O Almirante António Silva Ribeiro recebeu os seguintes prémios culturais: Almirante Barroso 1995 e 1996 dos Anais do Clube Militar Naval; Almirante Pereira Crespo 1999 da Revista da Armada; Almirante Augusto Osório 2000 dos Anais do Clube Militar Naval; Comandante Joaquim Costa 2001 da Revista da Armada e Defesa Nacional 2004 do Ministro da Defesa Nacional.
Qualificações académicas
Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de guarda-marinha em outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia. Possui o Doutoramento em Ciência Política, com agregação em Estratégia, e o Mestrado em Estratégia. Possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.
Informação pessoal
O almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal, a 14 de Outubro de 1957. É casado e tem dois filhos adultos. Vive no Seixal.