Nº 2424 - Janeiro de 2004
2424 - Janeiro de 2004
Editorial - Votos de um Bom 2004!
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Iniciamos mais um ano de vida da nossa Revista e é propósito da Direcção, eleita em Assembleia Geral da Empresa no passado dia 11 de Dezembro, manter-se fiel ao seu objectivo principal, que é divulgar e discutir os assuntos que importam à segurança e defesa da Nação e à Instituição Militar. [...]
A Entrada de Portugal na Grande Guerra
Capitão
Pedro Luís Raposo Ferreira da Silva
A primeira guerra tem sobre Portugal reflexos que excedem largamente o campo militar e se inscrevem sobre a própria sociedade global: da evolução económica aos movimentos sociais, da recomposição das ideologias ao próprio destino político do regime democrático. A sua memória foi perpe­tuada até aos dias de hoje através do discurso oficial. Esse discurso relembra Naulila e La Lys, perpetuando e reactualizando a genealogia heróica portu­guesa. Quase um século depois, cabe-nos equacionar, hoje, as razões da entrada de Portugal na “Grande Guerra”.
 
A Importância do Ultramar para a Economia Nacional
Tenente-coronel PilAv
João José Brandão Ferreira
O artigo pretende traçar as principais etapas do desconhecimento económico nacional desde meados do século XIX até à Descolonização, os seus constrangimentos e objectivos. Dentro deste todo é finalidade sobressair o que se passou nos territórios ultramarinos e seu entrosamento com o que se passava na “Metrópole” e como tudo se conjugava na economia global do espaço português.
 
Ao longo do trabalho explicita-se, ainda, a influência que alguns factores da vida internacional tiveram no âmbito versado.
Uma Incursão na Dinâmica Militar no Estreito de Taiwan:Factores de Hardware e Software
Tenente-coronel
Manuel Alexandre Garrinhas Carriço
A diatribe político-diplomática entre Pequim e Taipé sobre o estatuto internacional da ilha consubstancia-se como um dos mais persistentes e perigosos potenciais conflitos no Leste asiático. O simbolismo de Taiwan para a China é relevante, materializando um conjunto de atitudes e memórias bastante intrincadas na psiche colectiva dos chineses. A conjugação de factores histó­ricos como a imperiosidade da unidade territorial nacional - à luz da qual o governo sempre foi caucionado - e um “nacionalismo afirmativo” como um dos instrumentos destinados a combater o “século da humilhação e do domínio das potências estrangeiras” prefiguram-se como alguns dos alicerces em que a China se apoia com vista à reabilitação do seu papel como potência central nos assuntos internacionais. Paralelamente, Taiwan significa igualmente o último grande escolho e um bastião nacionalista do Kuomintang no caminho da reunificação nacional delineada pelo Partido Comunista, prefigurando um sentimento de missão inacabada e de vitória por alcançar face ao adversário.
 
O presente trabalho é um excerto de um estudo mais extenso e profundo elaborado pelo autor sobre os possíveis cenários de uma intervenção militar de Pequim sobre Taiwan e as respectivas probabilidades de êxito, e que foi apresentado parcelarmente na Pós-Graduação em Estudos sobre a China Moderna, realizada no ISCSP em 2001. No caso presente, limitar-nos-emos a proceder a uma aferição limitada de hardware e software militar de ambos os lados, efectuando simultaneamente uma incursão prospectiva sobre as respectivas dinâmicas de aquisição de armamento.
Crónicas I - Notícias do Mundo Militar
Coronel
Carlos Gomes Bessa
  • Enunciação de vários fracassos da Europa em consequência da sua posição anti-americana liderada pela França na luta desenvolvida pelos Estados Unidos contra o Iraque.
  • Análise sumária do fiasco da Cimeira de Bruxelas e das criticas dos próprios franceses sobre as responsabilidades da França em relação a ele.
  • Perspectivas das mudanças no Iraque em favor dos americanos após a captura de Saddam Hussein e das dificuldades que eles ainda terão de enfrentar antes da entrega do governo aos iraquianos.
Crónicas II - Crónicas Militares Nacionais
Tenente-coronel
Miguel Silva Machado
  • GNR no Iraque;
  • Novo Conceito Operacional em Timor-Leste;
  • Seminário de Operações Especiais no IAEM;
  • Terminou a operação “Concórdia”;
  • Novo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.
Crónicas III - Crónicas Bibliográficas
  • Imprensa Militar Portuguesa - Catálogo da Biblioteca do Exército
Coronel
António de Oliveira Pena
Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2609/2610 - Junho/Julho de 2019

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia