A Qualidade na Administração Pública - Uma necessidade urgente nos serviços públicos
Desde o início da década de 1990, que se verifica um enorme interesse em desenvolver a possibilidade de interacção entre os processos de comunicação e de implementação de técnicas de gestão pela qualidade total, no seio das organizações. Relativamente à Administração Pública, o Secretariado para a Modernização Administrativa é o organismo que mais se debruça sobre este tipo de questões, tendo vindo a desenvolver vários trabalhos no âmbito das relações que a Administração Pública mantêm para com o cidadão, nomeadamente na prestação de Serviços Públicos, com elevado nível de qualidade.
A qualidade é um termo mundialmente reconhecido, que sinteticamente se define como sendo a satisfação das necessidades explícitas e implícitas do cidadão, a custos adequados. Tornou-se num imperativo para todas as organizações públicas, pela necessidade de contenção orçamental, pelo maior nível de exigências do cidadão, pela referência que o Estado assume face à Sociedade e pela diversidade de bens e serviços que presta à comunidade.
Neste sentido, a razão da realização deste artigo prende-se como facto de que a implementação constante de programas e sistemas de qualidade, facilita todo o processo de relacionamento existente entre a Administração Pública e o cidadão, com destaque, para o Serviço Público prestado pelas Forças Armadas, nomeadamente o Exército.
Com a aplicação de critérios de qualidade nos serviços de protecção territorial terrestre, exercido pelo Exército, obtêm-se princípios de acção e uma nova filosofia de gestão, que permite alcançar maior eficácia e eficiência, na prestação deste serviço, que contempla um cariz especifico, diferente dos demais serviços públicos prestados por outros organismos públicos, ou seja, a defesa e protecção dos cidadãos nacionais face a agressões e ameaças externas ou em missões de apoio à paz.
Em geral, uma Administração Pública prestadora de serviços com elevado nível de qualidade dará origem, a toda uma desburocratização de processos e procedimentos, bem como aumentará a própria motivação dos colaboradores públicos, traduzindo consequentemente uma satisfação geral de todos os cidadãos.