Estado Português da Índia. Eventos da década de cinquenta anterior à invasão do Estado pelas Forças Armadas da União Indiana em 18 de Dezembro de 1961 - REMEMORAÇÃO PESSOAL.
O período que se seguiu ao termo da Segunda Guerra Mundial foi crucial para a estabilidade do então considerado Império Português quando a generalidade dos Povos ainda sob domínio mais ou menos ancestral de países europeus, em especial os que, como a União Indiana, tinham dado larga contribuição ao conflito e à vitória dos Aliados, começaram a exigir a libertação desse domínio.
Embora desde sempre considerado parcela muito aparte da nossa estrutura “imperial”, também o Estado Português da Índia viria a ser afectado por tais exigências, os proclamados “Ventos da História”, neste caso soprados pelo líder do pacifismo e da resolução das questões internacionais pela via do diálogo, o Pandita Nehru.
O conflito sucessivamente diplomático e político, primeiro, e estratégico e táctico militar, a seguir, que por essa razão se estabeleceu a partir de 1947 entre a União Indiana e Portugal, viria a culminar, como é conhecido, com a invasão e a ocupação do território do Estado pelas Forças Armadas da União em Dezembro de 1961.
São eventos dos anos cinquenta daquele conturbado período, em rememoração pessoal, que se relatam no contexto do artigo.