A Guerra Peninsular tem vindo a ser relembrada nestes anos do bicentenário. Para Portugal ela representa um período muito difícil, mas em que conseguimos, com o apoio da Inglaterra e depois da Espanha, afastar os exércitos napoleónicos da península. Para a instituição militar ela apresenta uma série de acontecimentos que merecem a nossa reflexão e que poderão ser utilizados na formação dos nossos quadros. Da vasta panóplia de casos, que a história militar nos faculta, o artigo lembra alguns deles.
Graças às reservas de combustíveis fósseis que possui, ao controlo sobre as vias de transporte dos mesmos, e ao aumento dos seus preços nos últimos tempos, a Rússia ressurgiu como grande potência no xadrez geopolítico mundial.
Neste artigo, o autor começa por caracterizar a variável estratégica ameaça, interpretando de seguida as percepções que os cidadãos têm em relação às mesmas, em Portugal e Espanha. Estas percepções são depois comparadas com a “realidade institucional e teórica”, materializada nos ciclos de planeamento estratégico dos dois países ibéricos. No final, as considerações finais incluem o levantamento de prospectivas de âmbito estrutural para a Segurança e Defesa, no sentido de Portugal e Espanha poderem fazer face às novas ameaças e riscos, com novos desafios mais integrados e realistas, que incluem “Conceitos Estratégicos de Segurança e Defesa”, “Ministérios da Segurança e Defesa”, “Institutos de Segurança e Defesa”, novos “Instrumentos de Coordenação Bilateral e Multilateral” e uma nova “Cultura da Segurança e Defesa”.
"O Rio Rovuma, o segundo maior de Moçambique, foi ignorado durante séculos, como entidade geográfica, sendo considerado somente como obstáculo à travessia das caravanas comerciais. Até mesmo o próprio senhor Livingstone não o chegou a conhecer bem, embora se ufanasse de o ter percorrido desde a foz até muitas milhas para o interior. Tal nunca foi provado.
O seu troço mais ignorado, foi percorrido em 1960, por militares portugueses, em serviço no Niassa, deixando o relatório precioso que, neste artigo é actualizado com o auxílio do “Google”, e dos “croquis” que o acompanham."