No final do mês de maio, teve lugar na Assembleia da República uma Conferência subordinada ao Tema “As Forças Armadas e as Missões de Interesse Público”. (...)
Compreendendo-se a NATO como a pedra angular do modelo de Segurança Cooperativa para as Nações que a integram, é consensual que a Organização atravessa um período em que alguns domínios da sua existência são colocados em causa.
Sobre o domínio coletivo da Organização, o autor desenvolve alguns considerandos, lembrando também o papel que Portugal pode desempenhar no futuro.
Percorrendo as várias etapas que levaram à sua constituição, o autor procura definir a data fundacional do Exército Português, através de uma reflexão crítica sobre as suas origens.
Através de uma perseverante pesquisa e rica em fontes de informação, o autor conclui que a Neurocirurgia, enquanto especialidade médica autónoma, no Exército, existe desde a década de 1950, percorrendo a sua história nos diversos Hospitais Militares do continente e do ultramar.
Tendo como base o manual Lições de Balística, da autoria de Luiz António Vicente, capitão de Artilharia, ministrado na Escola Central de Sargentos, na década de 1940, o autor acredita que a publicação constitui um interessante elo de ligação entre o conhecimento militar e o conhecimento físico e matemático, permitindo ao leitor a familiarização de alguns conceitos fundamentais da Balística.
João Gouveia Monteiro
Academia de Marinha