Assuntos estratégicos de Segurança e Defesa
Pessoa coletiva com estatuto de utilidade pública

2645/2646 - Junho/Julho de 2022

Editorial
General
José Luiz Pinto Ramalho

Depois da conquista de Lysychansk pelos russos, concretizou-se o controlo do Distrito de Luhansk, passando o objetivo operacional a ser o distrito de Donetsk. Nesta data, as forças separatistas pró-russas já controlam cerca de 60% do território do distrito, com excepção das cidades de Slovyansk, Kramatorsk e Bakhmut. A concretizar-se esta ocupação, os objetivos naturais para uma ação ofensiva consequente apontam para uma linha apoiada no Rio Deniepre, de norte para sul, controlando as cidades de Kremenchuc, Dnipro e Zaporizhzhia. (...)

Os desafios da Defesa Europeia num novo contexto de Segurança. Uma perspetiva do Sul
General
Luis Valença Pinto

Esta intervenção tem como propósito elaborar sobre os desafios do Sul no quadro da Defesa Europeia no atual contexto de Segurança da Europa. Ou seja, atento a esse quadro geral, desenvolver uma perspetiva que incida em particular sobre os desafios que, provenientes do Sul, se colocam no presente à Segurança e Defesa do nosso continente e sobre o modo de lhes responder positivamente. (...)

Globalização e Governação Mundial. O diagnóstico de Santo Agostinho
Embaixador
António Manuel de Mendonça Martins da Cruz

A Organização Mundial de Saúde (OMS), agência especializada das Nações Unidas, declarou em Março de 2020 que o vírus COVID-19 conduzira a uma pandemia global.

A dinâmica da globalização levou a que este fenómeno se refletisse de forma rápida na opinião pública mundial. Que se sentiu afectada e de certo modo consciente dos riscos. (...)

Invasão da Ucrânia – Guerra Aérea
Tenente-general PilAv
Alfredo Pereira da Cruz

A invasão da Ucrânia, na visão estratégica da Rússia, era suposta estar concluída em três a quatro dias, contudo, vai no seu quarto mês sem um fim à vista. A situação é complexa, a Rússia, após a incapacidade da tomada de Kiev, supostamente o seu “End State”, efetuou uma mudança do objetivo estratégico, para um objetivo mais limitado, na tentativa de tomada de posse da região de Dombas, incluindo as províncias de Donetsk e Luhansk. (...)

NATO 2022: Um Conceito Estratégico marcado pela Guerra na Ucrânia
Major-general
João Jorge Botelho Vieira Borges

No passado dia 29 de junho de 2022, foi aprovado na Cimeira da NATO em Madrid, um novo Conceito Estratégico, “num tempo critico para a segurança, a paz e a estabilidade internacional”. (...)

Nota da Direção

Revista Militar

Nota da Direção

A Strategic Compass for Security and Defence

REDACÇÃO

A Strategic Compass for Security and Defence

For a European Union that protects its citizens, values and interests andcontributes to international peace and security

NATO 2022 Strategic Concept

REDACÇÃO

NATO 2022 Strategic Concept

Capa da Revista

Última revista publicada:

Nº 2663 - Dezembro de 2023

Avatar image
Capa da Revista

Assinaturas anuais

REVISTA MILITAR @ 2024
by CMG Armando Dias Correia