A Revista Militar, com a presente Edição, associa-se à homenagem do Brigadeiro Sebastião José de Arriaga, nos 250 anos da data do seu nascimento, Oficial distinto do Exército e da Arma de Artilharia.
Com os textos apresentados, procura-se tornar claro e completar o conhecimento do Brigadeiro Sebastião José de Arriaga, do seu ambiente familiar, do seu desempenho como militar, como participante activo da Guerra Peninsular, o desenvolvimento da sua carreira militar e o epílogo da mesma por doença, como Governador da Torre de São Julião da Barra.
Militar ilustre, detentor de uma brilhante carreira militar, com esta efeméride, torna-se assim, com a presente Edição da Revista Militar, mais conhecido e justamente reconhecido o seu desempenho, completando-se de forma exaustiva, com os textos apresentados e demais referências bibliográficas, o retrato da sua personalidade, como homem e como militar.
A Direção
-------------------------<>-------------------------
1. Brigadeiro Sebastião José de Arriaga (1774-1826): a vida de um Digno Filho de Portugal
Major-general Rui Moura
Sebastião José de Arriaga (1774-1826) foi o mais distinto e galardoado oficial de artilharia da Guerra Peninsular (1809-1814).
Como comandante de uma brigada volante de artilharia, do Regimento de Artilharia n.º 1, esteve presente nas principais ações de combate, entre 1810 (Linhas de Torres) e 1814 (Toulouse), tendo estado igualmente presente, em 1808, na Batalha do Vimeiro e, em 1809, em operações na fronteira do Alentejo e Beira Baixa.. [...]