Nº 2437/2438 - Fevereiro/Março de 2005
CRÓNICAS IV - Crónicas Bibliográficas
 

Fortificações Portuguesas no Brasil

 
Apareceu recentemente nos escaparates das nossas livrarias uma obra, sobre o património cultural da Lusofonia, que há muito se espe­rava: Fortificações Portuguesas no Brasil, da autoria do Major-General Arnaldo Medeiros Ferreira, editada por Edições ELO e Círculo de Leitores.
 
Trata-se de uma obra que vem enriquecer a bibliografia portuguesa e a historiografia nacional, por motivos particulares. Em primeiro lugar pela estatura intelectual do Autor, que soube transmitir para o seu livro “aquilo de mais interesse”, servindo-se de conhecimentos profundos de Estratégia e História Militares, comprovados como Professor destas matérias nos dois Estabelecimentos de Ensino Militar cimeiros do Exército: o Instituto de Altos Estudos Militares e a Academia Militar. Conhecimentos reconhecidos quando foi nomeado Director do Serviço Histórico do Exercito. Em segundo lugar, como se depreende da obra, trata-se de um relato daquilo “que foi claramente visto” pelo autor, percorrendo, fotografando e analisando o que nos relata. E também, e talvez seja aquilo que maior importância cientifica tem para os vindouros, a articulação da obra, verdadeira reposição do sentido estratégico que presidiu à construção do Brasil, “nação irmã de Portugal do outro lado do Atlântico que nos une”.
 
É uma obra feita com um sentimento profundo, como diz o Autor no seu Prefácio, “para quem este meu livro possa constituir herança e testemunho de amor por um património valioso de um glorioso passado histórico comum aos dois países… e venha a servir como referência nas relações entre as futuras gerações brasileiras e portuguesas”.
 
Assim o entende a Revista Militar, que agradece ao Autor, e nosso muito estimado Camarada de Armas, a honra que nos concedeu ao enviá-lo à nossa Redacção, felicitando-o pela grandeza da sua Obra, a juntar à nobreza de carácter reconhecida por todos que com ele Serviram.
 
Gabriel Augusto do Espírito Santo
General, Presidente da Direcção da Revista Militar
 
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Gerar artigo em pdf
2006-10-14
0-0
2250
11
Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Falecido em 17 de outubro de 2014.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia