Nº 2571 - Abril de 2016
Crónicas Militares
Coronel
Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva

Visita de uma delegação das Forças Armadas Turcas às Forças Armadas Portuguesas

No período de 2 a 5 de março de 2016, realizou-se a visita de uma Delegação das Forças Armadas Turcas às Forças Armadas Portuguesas. A delegação turca foi recebida pelo Adjunto para o Planeamento e Coordenação do EMGFA, Tenente-general Sílvio José Pimenta Sampaio, tendo a visita tido por finalidade reforçar a cooperação bilateral entre os dois países e assuntos da atualidade respeitantes à situação geoestratégica entre outros aspetos de interesse militar mútuo.

Das atividades do programa fizeram ainda parte visitas aos três ramos das Forças Armadas, tendo sido proporcionado: na Marinha, a visita ao Comando Naval; no Exército, a visita ao Comando das Forças Terrestres; e, na Força Aérea, a visita à Academia da Força Aérea e ao Museu do Ar.

 

A Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa e o NRP Vasco da Gama participaram nos Exercícios OBANGAME EXPRESS e SAHARAN EXPRESS

Decorreram no Golfo da Guiné, no período de 20 a 24 de março 2016, os exercícios OBANGAME EXPRESS (OE16) e SAHARAN EXPRESS (SE16), tendo neles a participado a ‘Esquadra 601’ da Força Aérea Portuguesa e o ‘NRP Vasco da Gama’.

O OE16 e o SE16 fazem parte da série de exercícios ‘Express’ que o United States Africa Command (AFRICOM) desenvolve e promove ao longo do ano, em várias regiões do continente africano, no âmbito da iniciativa americana de combate à proliferação de armas de destruição massiva.

Os exercícios visaram dotar a República de Cabo Verde e a República de São Tomé e Príncipe de capacidades para conduzir operações navais nas suas regiões de influência,

Durante o exercício na área de operações atribuída ao navio foram realizadas várias interações de treino e formação, com equipas de abordagem e vistoria das Forças Armadas da República Democrática do Congo e da República de Angola. Os cenários e eventos de suporte ao exercício basearam-se no combate ao narcotráfico, pesca ilegal e não reportada, imigração clandestina e contra a proliferação de materiais de destruição massiva, exercitando-se ainda os procedimentos de articulação operacional entre os meios no mar e o Centro de Operações Marítimas em Luanda e em Banana (RDC).

 

Empresas Portuguesas apresentaram produtos à OTAN

No dia 23 de março de 2016, o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes, participou no Dia da Indústria Portuguesa, na Agência de Compras e Apoio da OTAN (Portuguese Industry Day at NSPA), que reuniu 64 empresas e 94 empresários portugueses na sede da agência responsável pelas aquisições da OTAN e dos países da Aliança, em Capellen, no Luxemburgo.

O Dia da Indústria Portuguesa na Agência de Compras e Apoio da OTAN é uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em coordenação com a Delegação Permanente de Portugal junto da OTAN.

No discurso de abertura do encontro, o Ministro da Defesa Nacional reconheceu o passo importante dado pelos empresários portugueses ao participarem nesta iniciativa, o que lhes “poderá permitir conhecer potenciais clientes e tornarem-se fornecedores da OTAN e dos países da Aliança”.

No decorrer do discurso, o Ministro da Defesa Nacional afirmou ainda “que o Governo português está ciente dos desafios que os empresários portugueses enfrentam e garantiu que estes “podem contar com o Ministério da Defesa para os apoiar neste empreendimento”, e que o “Ministério da Defesa não age apenas como investidor e consumidor, mas também como regulador e força-motora da indústria de defesa” (…) “Enquanto força motora, procura promover uma política de investimento público apropriada e criar condições equitativas para todos os atores envolvidos”, e que enquanto regulador, “cabe-lhe ainda facilitar a internacionalização das empresas, procurando remover as barreiras burocráticas e administrativas”.

O total de contratos celebrados pelas empresas portuguesas na NSPA atingiu os 33,81 milhões de euros, em 2015, o que confere a Portugal a 10.ª posição enquanto fornecedor desta agência da OTAN entre os 28 países da Aliança.

Com a participação recorde de 64 empresas no evento, espera-se que este volume de negócios não só aumente como também envolva uma crescente diversidade de empresas nacionais e setores de atividade.

 

A Fragata ‘NRP Vasco da Gama’ visitou Angola

Após participar no exercício OBANGAME/SAHARAN EXPRESS 2016, a fragata ‘NRP Vasco da Gama’ visitou os portos de Luanda (23 a 27 de março de 2016) e do Lobito (29 a 31 de março de 2016), em Angola.

Esta visita visa apoiar os projetos em curso no domínio da cooperação técnico-militar, potenciando as capacidades de defesa e segurança marítima, e as relações de amizade e confiança entre os dois países.

A fragata ‘Vasco da Gama’ é comandada pelo capitão-de-fragata Neves Rodrigues, tem embarcados 185 militares, incluindo uma secção de fuzileiros com equipas de abordagem, uma equipa de mergulhadores de combate, e uma equipa médica para treino e assistência humanitária. Tem ainda embarcados vários militares convidados de marinhas amigas e aliadas.

 

2º Batalhão de Infantaria Paraquedista partiu para missão no Kosovo

O primeiro grupo de 54 militares do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista partiu, no dia 31 de março do corrente ano, da Base Aérea Nº 6, no Montijo, para o Teatro de Operações do Kosovo, com vista a iniciar o processo de rotação dos efetivos que atualmente constituem a Força Nacional Destacada (FND) que integra a Kosovo Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) da KFOR (Kosovo Force).

O 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista é comandado pelo Tenente-Coronel Francisco Manuel de Almeida Sousa, substituirá no Teatro de Operações o 2º Batalhão de Infantaria Mecanizada, com missão prevista entre abril e outubro de 2016.

A cerimónia de despedida da Força contou com a presença do Ministro da Defesa, Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes, e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro.

Gerar artigo em pdf
2016-06-16
363-366
94
8
REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia