Nº 2577 - Outubro de 2016
Fortificar o Nilo

Fortificar o Nilo

Eduardo Ferreira

 

 

O livro sobre a fortificação do Nilo é, como todas as publicações desta natureza, fruto de uma investigação aturada feita em arquivos e bibliotecas em que, na Egiptologia, a História Militar é um tema pouco observado.

As fortalezas construídas na Baixa Núbia pelos Faraós da XII dinastia do Império permitiram ao Antigo Egipto controlar a fronteira entre este e o Kuch.

Os diferentes tipos de fortaleza construídos estão, pelas características de cada uma, interligados, complementando-se entre si.

As fortalezas foram construídas e localizadas tendo em consideração o tipo de terreno e as necessidades de defesa do território e o apoio logístico das campanhas militares.

As fortificações egípcias foram a base do domínio e o centro do comando militar, político, administrativo e comercial de toda a Baixa Núbia. A riqueza bibliográfica e os mapas gráficos e plantas sobre as fortalezas, constantes do livro reforçam o interesse sobre o tema tratado.

Revista Militar felicita o historiador Eduardo Ferreira pela publicação deste livro agradecendo o volume que lhe foi ofertado para o acervo.

Coronel
Alfeu Raúl Maia da Silva Forte
Gerar artigo em pdf
2017-05-08
982-982
46
46
Avatar image

Coronel

Alfeu Raúl Maia da Silva Forte

Diretor-Administrador da Revista Militar.

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia