Nº 2581/2582 - Fevereiro/Março 2017
Crónicas Militares
Coronel
Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva

O Deputy Supreme Allied Commander Europe visitou as Forças Armadas Portuguesas

As Forças Armadas Portuguesas receberam, em 24 de janeiro de 2017, o Deputy Supreme Allied Commander Europe (DSACEUR), General Sir Adrian Bradshaw. Do programa oficial da visita salientou-se a realização das honras militares regulamentares e uma cerimónia de homenagem aos mortos em campanha, junto ao Monumento aos Combatentes, em Belém, uma audiência com o General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e visitas ao Centro de Ciberdefesa das Forças Armadas e ao NRP Alvares Cabral, na Base Naval do Alfeite.

 

Visita de uma delegação do Estado-Maior General das Forças Armadas ao Mali

No passado dia 26 de janeiro de 2017, deslocou-se ao teatro de operações do Mali uma equipa de três militares do Estado-Maior General das Forças Armadas, chefiada pelo Cor PilAv Eugénio José Correia da Rocha (Chefe do Centro de Operações Conjunto), com o objetivo de se inteirar das condições na missão. Da agenda constou uma visita ao Camp BIFROST e ao Mission Headquarters/ Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali (MHQ/MINUSMA) e, no âmbito da European Union Training Mission in Mali (EUTM Mali), uma visita ao Estado-Maior das Forças Armadas do Mali, um encontro com o Diretor do Centre Interarmées de Doctrine (Colonel Major Sitapha Traore), terminando com uma visita ao MHQ/EUTM Mali.

 

Regresso a Lisboa da Fragata Vasco da Gama, após ter participado na operação TRITON

A Fragata Vasco da Gama terminou, no dia 27 de janeiro de 2017, a sua participação na operação TRITON, que decorreu no Mediterrâneo central, a sul e leste da Itália, no âmbito da Agência Frontex. A operação, visou contribuir para a redução do fluxo de migração irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia e combater o crime transfronteiriço.

Nos quase dois meses em que participou na operação, o navio realizou um total de 998 horas de patrulha, percorreu 10800 milhas, detetou duas embarcações “suspeitas” e questionou oito navios mercantes, uma embarcação de recreio e duas embarcações de pesca.

 

Visita do Chefe de Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares à Somália

Em 1 e 2 de fevereiro de 2017, o Chefe de Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares (CEM CCOM), Vice-almirante Fernando Manuel de Macedo Pires da Cunha, realizou uma deslocação de acompanhamento à Missão de Treino da União Europeia na Somália (EUTM-S) e ao Contingente Português projetado neste teatro de operações.

O CEM CCOM foi recebido pelo Mission Commander (Mcdr), Brigadeiro General Maurizio Morena que, na oportunidade, fez o ponto de situação da Missão e apresentou as atividades de treino em curso bem como as iniciativas previstas para o curto e médio-prazo. A visita incluiu um brífingue pelo Chief of Staff sobre a estrutura da missão e aspetos operacionais e logístico-administrativos da operação, e a deslocação às principais áreas do International Campus, nomeadamente as acomodações, o bunker, as instalações médicas Role 1 e 2, o gabinete dos trainers e o Mission Headquarters, a fim de conhecer as capacidades do campo e avaliar as condições de trabalho e habitabilidade no local.

 

O Presidente da República visitou a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal

No dia 15 de fevereiro de 2017, por ocasião do 95.º aniversário da Indústria aeronáutica em Portugal, o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca.

 

Reunião de Ministros da Defesa da OTAN, em Bruxelas

Decorreu, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2017, a Reunião dos Ministros da Defesa dos vinte e oito países da OTAN. No final da reunião, o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor José Alberto Azeredo Lopes, informou que Portugal investe atualmente cerca de 1,4% do PIB, de acordo com os critérios OTAN para a Defesa. O Ministro da Defesa Nacional afirmou ainda que a Europa tem de reforçar o seu esforço para poder responder de forma mais adequada aos desafios que nos dizem diretamente respeito, sobretudo num momento crítico da nossa vida coletiva. Para o Ministro da Defesa Nacional, é importante não só analisar quanto se investe, mas como se investe, tendo referido a este respeito que “hoje existe uma melhor utilização das verbas alocadas à Defesa. Portugal, dentro da NATO, União Europeia e de outras organizações como a ONU, participa em mais de 15 operações em missões militares fora do nosso país. Se considerarmos a dimensão portuguesa, é algo muito relevante”.

Num momento em que a Aliança começa a implementar as medidas acordadas na Cimeira de Varsóvia sobre a cooperação OTAN-UE, o Ministro da Defesa Nacional assegura que “o reforço da União Europeia no âmbito da Defesa se traduz necessariamente no reforço da NATO”. A aliança sai mais robusta, uma vez que se pode concentrar mais efetivamente nas suas missões.

Durante a reunião do Conselho do Atlântico Norte, os Ministros da Defesa acordaram na criação de um ‘hub’ para o Sul, no qual cerca de 100 pessoas reunirão informação sobre o potencial das ameaças provenientes do Médio Oriente e do Norte de África. Os vinte e oito aliados aprovaram um plano para a Ciberdefesa e um plano para implementar o ciberespaço como domínio operacional. Os Ministros da Defesa decidiram ainda aumentar a presença naval no Mar Negro para reconhecimento, treino e exercícios. Foram igualmente abordados os investimentos ao nível de defesa, os quatro batalhões multinacionais e a melhor forma como combater as ameaças híbridas e ataques cibernéticos.

 

O Presidente da República visitou o Comando Naval

No dia 17 de fevereiro de 2017, o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o Comando Naval, instalado na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, tendo inaugurado o Novo Simulador Tático da Marinha.

 

Assinatura de protocolo de colaboração na área da Biossegurança

Decorreu na Academia Militar (AM), no dia 17 de fevereiro de 2017, a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica, representado pelo Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação da AM, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e o Instituto Nacional Investigação Agrária e Veterinária, na área da Biossegurança. O protocolo tem por finalidade reforçar os mecanismos de cooperação já existentes, no âmbito da Rede Laboratorial Portuguesa de Biossegurança, tendo em vista a participação conjunta em atividades de carácter técnico-científico e de investigação.

 

Assinatura do contrato de construção de dois salva-vidas para reforço marítimo

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, presidiu, no dia 21 de fevereiro de 2017, à cerimónia de assinatura do contrato de construção de duas lanchas salva-vidas, classe ‘Vigilante II’, entre a Marinha, a Autoridade Marítima Nacional e a Arsenal do Alfeite. O contrato de construção ascende a 3 milhões de euros e prevê a entrega das duas lanchas em 2018; a primeira no início e a segunda no final do próximo ano. Em novembro de 2016, a Marinha, a Autoridade Marítima Nacional e a Arsenal do Alfeite haviam assinado um ‘Memorando de Entendimento’ para aquisição de quatro embarcações salva-vidas ‘L150-SV’ que permitirá o reforço das capacidades de salvamento e socorro marítimos.

Gerar artigo em pdf
2017-11-13
261-264
22
22
REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia