Nº 2589 - Outubro de 2017
Crónicas Bibliográficas

Ourique – O Lugar Controverso

 

O Prof. Doutor Jorge de Alarcão publicou, em 2015, um ensaio, de cariz didático, em que retoma a batalha de Ourique, com o objetivo de «mostrar, contra a tendência maioritária, que talvez a batalha se não tenha travado no Baixo Alentejo»; sendo evidente a impossibilidade de ultrapassar a “questão das fontes que não esclarecem o lugar onde se travou a «batalha» – Ouric, Oric, Uric, Aulic, Haulich ou Aurich –, o autor aduz algumas razões no sentido de explicar “Ourique perto de Leiria”.

Porém, apesar de “sustentar que há argumentos fortes contra a localização da batalha no Baixo Alentejo e restaurar (ou retomar) a hipótese de o combate se ter travado no Campo de Ourique perto de Leiria”, Jorge de Alarcão “não conclui que este último seja o local exato sem contradição que se possa pôr” e termina como começa, afirmando que “a localização da batalha de Ourique é uma das questões mais incertas da nossa História.”

 

A Revista Militar felicita o autor pela publicação deste opúsculo e agradece, à Livraria Figueirinhas, o exemplar ofertado para a Biblioteca.

 

Major-general Adelino de Matos Coelho

Diretor-Gerente da Revista Militar

Major-general
Adelino de Matos Coelho
Gerar artigo em pdf
2018-01-18
865-865
82
82
Avatar image

Major-general

Adelino de Matos Coelho

Habilitado com os Cursos de Infantaria, da Academia Militar, Geral de Comando e Estado-Maior e Superior de Comando e Direção, do Instituto de Altos Estudos Militares; possui outros Cursos de que se destacam o de Oficial de Informação Pública do Comando Aliado da Europa da OTAN (Bélgica), o Curso Militar de Direito Internacional dos Conflitos Armados, do Instituto de Direito Humanitário de Sanremo (Itália) e o Diploma de Pós-Graduação em Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades e Órgãos do Exército, nomeadamente, no Regimento de Infantaria de nº 3, em Beja, que comandou, e no Estado-Maior do Exército, onde desempenhou o cargo de Chefe da Divisão de Pessoal. Além disso, também desempenhou carg

REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia