Nº 2591 - Dezembro de 2017
Crónicas Militares
Coronel
Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva

O Presidente da República presidiu à abertura doAno Letivo da Academia Militar

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à Abertura Solene do Ano Letivo 2017/2018 da Academia Militar (AM), no dia 8 de novembro de 2017.

À chegada ao Campus da Amadora da AM, o Presidente da República foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico Rovisco Duarte, e pelo Comandante da AM, Major-general João Vieira Borges, tendo depois sido prestadas Honras Militares pela Guarda de Honra. A cerimónia decorreu no auditório Marquês de Sá da Bandeira e iniciou-se com a entoação do Hino da Academia Militar e a entrada do Cortejo Académico.

Seguiu-se uma intervenção pelo Comandante da Academia Militar e a lição inaugural sobre o tema “Estratégia da Coesão”, proferida pelo Coronel Nuno Lemos Pires. Após a entrega dos prémios escolares, o Presidente da República, usou da palavra.

 

O Presidente da República nas Comemorações doArmistício da Grande Guerra

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu, no dia 11 de novembro de 2017, no Monumento aos Combatentes do Ultramar, no Forte do Bom Sucesso, em Lisboa, à Cerimónia Evocativa do Centenário da Grande Guerra e Comemorativa do 99.º Aniversário do respetivo Armistício, ao 96.º Aniversário da Liga dos Combatentes e ao 43.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar.

As cerimónias contaram com a participação de um Batalhão misto a três companhias, dos três ramos das Forças Armadas e da corveta N.R.P. “Jacinto Cândido”, que efetuou um salva de 21 tiros.

As alocuções foram proferidas pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, e pelo Presidente da República, após terem sido prestadas as honras militares aos mortos caídos em defesa da Pátria, incluindo o sobrevoo por aeronaves F16 da Força Aérea.

 

Exercício ZARCO 2017

O Comando Operacional da Madeira realizou o Exercício Zarco 17, no período de 13 a 17 de novembro de 2017, tendo como temática “A Cooperação das Forças Armadas com as Forças e Serviços de Segurança, no âmbito das ameaças e/ou agressões transnacionais”.

Precedendo o exercício, realizou-se um Seminário, no dia 12 de outubro de 2017, onde foi discutida esta temática, tendo como intervenientes representantes das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança, destacando-se a presença da Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, Dr.ª Helena Fazenda.

Posteriormente e pela primeira vez, no dia 2 de novembro de 2017, com a presença do Comandante Operacional da Madeira, teve lugar uma reunião do Gabinete Coordenador de Segurança da Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de debater o cenário do Exercício Zarco 17 e respetivas preocupações de segurança.

 

Portugal e Espanha ratificaram Acordo de Cooperação

Portugal e Espanha ratificaram o Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa. A cerimónia da ratificação decorreu no âmbito da Reunião dos Estados-Maiores Peninsulares (EEMMPP), principal fórum do relacionamento ao nível militar entre Portugal e Espanha, que teve lugar em Madrid, entre 14 e 16 de novembro de 2017. Estas reuniões ocorrem uma vez por ano, desde 1954, alternadamente em Portugal e em Espanha.

As Delegações Portuguesa e Espanhola foram chefiadas, respetivamente, pelo Major-general Tiago Maria Ramos Chaves de Almeida e Vasconcelos, Adjunto para o Planeamento e Coordenação do Estado-Maior General das Forças Armadas, e pelo Almirante D. Francisco Javier González-Huix Fernández, Jefe de Estado Mayor Conjunto (JEMACON).

 

O Presidente da República visitou a Brigada Mecanizada

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, visitou, no Campo Militar de Santa Margarida, a Brigada Mecanizada (BrigMec), no dia 15 de novembro de 2017, tendo sido recebido com honras militares à entrada do Campo. Após assistir a um briefing, foi visitar o Grupo de Cavalaria onde, após uma breve apresentação das Capacidades do Carro de Combate Leopard II que o equipam, efetuou um pequeno passeio num deles.

 

A fragata portuguesa N.R.P. “D. Francisco de Almeida” integrada na Força Naval Permanente da OTAN

A fragata portuguesa N.R.P. “D. Francisco de Almeida”, integrada na Força Naval Permanente da OTAN (SNMG1), largou, no dia 21 de novembro de 2017, para o mar, desde o porto de Brest, na França, para operar e desenvolver a interoperabilidade com as Marinhas Francesa e Inglesa, em específico com esta última, em colaboração com o seu centro de treino (Flag Officer Sea Training – FOST). Durante este período, a SNMG1 estará presente no Oceano Atlântico, por forma a garantir uma maior segurança marítima na zona.

 

O Presidente da República visita Estação de Radar N.º3

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, efetuou, no dia 21 de novembro de 2017, uma visita à Estação de Radar N.º 3 (ER3), em Montejunto.

O Presidente da República foi recebido com Honras Militares, tendo depois assistido a um briefing sobre o desempenho desta Unidade da Força Aérea.

 

O Primeiro-ministro visitou o Exército

O Primeiro-ministro, Dr. António Costa, visitou o Exército, na Escola das Armas, em Mafra, no dia 22 novembro de 2017, fazendo-se acompanhar pelo Ministro da Defesa Nacional, Prof. Doutor Azeredo Lopes e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico Rovisco Duarte.

Do programa da visita releva-se a apresentação efetuada sobre o Exército, na qual foi dada a conhecer a realidade do ramo, os principais projetos e perspetiva futura.

O programa da visita incluiu também uma exposição estática dos principais sistemas de armas e equipamentos do Exército, nomeadamente, as valências de emprego dual de meios que consubstanciam o apoio militar de emergência e terminou com uma demonstração de capacidades no Centro de Formação e Treino de Combate em Áreas Edificadas.

No final da visita, dirigindo-se aos presentes, o Primeiro-ministro realçou o importante papel que o Exército desempenha na política externa do Estado e no Apoio Militar de Emergência, deixando uma palavra de incentivo a todos aqueles que diariamente, servindo o Exército, elevam o nome de Portugal.

 

O Presidente da República na Escola de Tecnologias Navais da Marinha

Na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu, no dia 27 de novembro de 2017, a vários exercícios de simulação de catástrofes e a um briefing sobre a formação profissional ali ministrada. O Chefe de Estado visitou ainda os Departamentos de Propulsão e Energia e de Administração e Logística.

 

A ONU reconhece o desempenho operacional do Contingente Português na República Centro-Africana

O Brigadeiro-general Simbuliani Boston, ao serviço da Organização das Nações Unidas, na Missão Multidimensional Integrada de Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA), felicitou, no dia 28 de novembro de 2017, o contingente português que se encontra neste teatro de operações, pelo desempenho e resultados atingidos no âmbito de operação militar designada “DAMAKONGO”.

A operação em causa consistiu em libertar as cidades de Bocaranga e Bang, com o objetivo de proteger as populações civis destas cidades dos conflitos e da influência dos grupos armados que operavam na região.

O reconhecimento do excecional desempenho na operação “DAMAKONGO”, como é sublinhado pelo Brigadeiro-general Simbuliani, Comandante do Setor Sudoeste da MINUSCA, na sua carta de louvor, constitui, sem dúvida, motivo de grande satisfação e de orgulho, não só para os 160 capacetes azuis que compõem o contingente nacional (157 do Exército e 3 da Força Aérea), mas também para as Forças Armadas Portuguesas.

Gerar artigo em pdf
2018-06-05
1091-1094
39
39
REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia