Nº 2608 - Maio de 2019
Nota da Direção

REDACÇÃO

Em 30 de maio de 2018, faleceu o Tenente-general José Lopes Alves, Sócio efetivo da Revista Militar (desde 1967), Presidente do Conselho Fiscal (1987 a 1990), Presidente da Direção (1991 a 2000) e Sócio Honorário (a partir de 2012). Em consequência do nefasto acontecimento, a edição da Revista de junho-julho, seguinte, publicou um In memoriam, da autoria do Sócio efetivo Tenente-general José Rodrigues Tavares Pimentel, no qual consta o brilhante currículo daquele oficial general.

Na Assembleia-Geral da Revista Militar, de 6 de dezembro de 2018, foi aprovada por unanimidade uma proposta do Sócio efetivo Tenente-general Abel Cabral Couto, no sentido de ser recordada a figura do Tenente-general José Lopes Alves, destacando-se a sua dedicação à Revista, consagrada com a sua eleição como Sócio honorário, por unanimidade, em 6 de janeiro de 2012, “pelos serviços relevantes que prestou, merecedores desta distinção”.

Neste mês, em que se cumpre um ano sobre a data do falecimento do Tenente-general José Lopes Alves, a Revista Militar publica um artigo, da autoria do Coronel António de Oliveira Pena, em que este Sócio efetivo nos apresenta alguns aspetos da sua biografia, num contributo para o melhor conhecimento e em homenagem daquela personalidade, no âmbito da Revista Militar desde a publicação do seu primeiro artigo, ainda e apenas como seu colaborador, em outubro de 1961.

Na “reflexão sobre uma década da Revista”, com que se despediu, na Assembleia de 15 de dezembro de 2000, para além da atividade editorial, o Tenente-general José Lopes Alves sintetizou a sua Presidência:

1991  – Participação no VII Colóquio da Imprensa Militar, organizado pela Revista da Marinha.

1992  – Participação nos colóquios e reflexões sobre “Defesa Nacional e Forças Armadas” e sobre o “Relacionamento da Assembleia da República com a Imprensa Militar”, organizados pela Comissão Parlamentar de Defesa da mesma Assembleia.

         – Participação no VIII Colóquio da Imprensa Militar, organizado pela Revista “Pela Lei e Pela Grei”.

1993  – Organização e realização do IX Colóquio da Imprensa Militar e difusão das suas conclusões às entidades intervenientes.

         – Participação no Seminário sobre a “Imprensa Militar e as Forças Armadas”, organizado no Instituto de Altos Estudos Militares.

1994  – Organização e realização, no Instituto de Defesa Nacional, do Seminário sobre a “Situação das Forças Armadas portuguesas”.

1996 a 1999 – Planeamento, organização e realização da “Comemoração do 150.º Aniversário da Empresa e da Revista”, com destaque para os anos de 1998 e 1999 em que se verificaram diversas actividades comemorativas, entre as quais a publicação do Número Especial relativo à “Presença portuguesa no Oriente”, a realização do 1.º Congresso Internacional de Imprensa Militar, a inauguração pela Câmara Municipal de Lisboa do “Largo Revista Militar – Fundada em 1848” e o lançamento dos I, II, III e IV volumes dos “Índices da Revista”.

2000  – Organização, em 30 de março, da 1.ª Assembleia Geral de 2000, na qual, em Sessão Solene, se procedeu à “Evocação do Sócio Efetivo Almirante Sarmento Rodrigues no 1.º Centenário do seu Nascimento” e à Rememoração do Achamento do Brasil no seu 5.º Centenário.

1999 e 2000 – Início dos trabalhos de planeamento e organização da “Comissão Internacional de Imprensa Militar” e, se for eventualmente assim considerado, de “comissão portuguesa de Imprensa Militar” correspondente.

 

Não é de mais sublinhar a atenção dedicada e a dinâmica incutida pela Direção da Revista Militar, sob a presidência do Tenente-general Lopes Alves, com destaque para as Comemorações do 150.º Aniversário da Revista, no biénio de 1998-1999, cujo Programa decorreu como ele próprio idealizou, “com dignidade, de forma simples, com determinação, dedicação, ponderação e entusiasmo, contribuindo para a sã continuidade da Revista e sua projeção nacional e internacional que há muito lhe era reconhecida”. Neste contexto, a Revista Militar foi declarada de Utilidade Pública, em 10 de março de 1992, e Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo, em 1999.

Entre as várias obras publicadas, nomeadamente sobre assuntos de segurança e defesa, estratégia, geopolítica e geoestratégia, o Tenente-general José Lopes Alves elaborou um vasto conjunto de artigos que foram publicados na Revista Militar, de cuja bibliografia se dá nota neste número.

Gerar artigo em pdf
2019-11-06
565-566
81
80
REVISTA MILITAR @ 2020
by CMG Armando Dias Correia