Nº 2650 - Novembro de 2022
Pessoa coletiva com estatuto de utilidade pública
Nota de Abertura

Direção da Revista Militar

Bicentenário da Independência do Brasil

7 de setembro de 2022

 

A Revista Militar (RM) dedica à efeméride o presente número temático que tem a colaboração da Biblioteca do Exército, na sequência da realização do Ciclo de Conferências Os Exércitos e a Independência do Brasil – 2021 a 2023, que decorreu em 22 de novembro de 2021, na Direção de História e Cultura Militar, em Lisboa, coordenado pelas Bibliotecas dos Exércitos de Portugal e do Brasil, no qual participaram o Prof. Doutor Sérgio Veludo Coelho, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e o Tenente-coronel QCO Wagner Alcides de Souza, da Diretoria do Património Histórico e Cultural do Exército do Brasil, que apresentaram as comunicações “Do Exército do Reino de Portugal ao Exército do Reino do Brasil – continuidades e rupturas” e “O desejo irrealizável – O Império Luso-Brasileiro”, respetivamente.

As comunicações deram origem aos artigos que se publicam nesta edição da RM, a que se juntam os artigos “A engenharia militar lusitana e a grandeza do Brasil” e “Uniformes dos Regimentos do Reino e Conquistas”, do General Marcio Tadeu Bettega Bergo, Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, e do Prof. Doutor Pedro Soares Branco, diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, respetivamente, que aceitaram os convites para colaborarem nesta edição evocativa.

Na oportunidade, a par de uma Bibliografia da RM, no âmbito da independência do Brasil, são republicadas quatro crónicas internas alusivas à construção e à inauguração da estátua de D. Pedro IV, localizada na Praça do Rossio, em Lisboa:

– [“Colocação da primeira pedra para a estátua de D. Pedro IV”] (1852);

– “Memória a D. Pedro IV no Rossio de Lisboa” (1864);

– “Sobre o mesmo assunto” (1864);

– “Inauguração da estátua de D. Pedro IV” (1870).

A Direção da RM agradece o apoio do Exército Português, através da Direção de História e Cultura Militar e da Biblioteca do Exército, bem como da Comissão Portuguesa de História Militar para publicação deste número temático. Fica aqui também uma nota de reconhecimento aos autores pelos contributos das excelentes colaborações.

Gerar artigo em pdf
2023-02-28
873-874
106
29
REVISTA MILITAR @ 2024
by CMG Armando Dias Correia