Nº 2461/2462 - Fevereiro/Março de 2007
IN MEMORIAM - VALM Coelho da Fonseca

Vice-Almirante Fernando Simões Coelho da Fonseca

(1926-2006)

 
O Vice-Almirante Fernando Simões Coelho da Fonseca nasceu a 13 de Fevereiro de 1926 e morreu a 5 de Junho de 2006 em Lisboa. Fez a sua carreira na Armada, onde ingressou em 1944 e atingiu o posto de Vice-Almirante em Janeiro de 1983. Foi admitido como Sócio Efectivo da Empresa da Revista Militar em 18 de Dezembro de 1980.
 
Percorreu um longo caminho de formação escolar, técnica e científica no país, onde cursou na Faculdade de Ciências, na Escola Naval e no Instituto Superior Naval de Guerra. No Estrangeiro obteve formação em “Información y Seguridad” no Curso de Estado-Maior da Escuela de Guerra Naval de Madrid e frequentou o “Top Management Seminar”, leccionado pelo “US Army Logistics Management Center”.
 
Foram diversas as comissões e cargos que exerceu em vários navios da Força Naval da Metrópole, nos Avisos “João de Lisboa” e “Afonso de Albuquerque”, bem como no navio hidrográfico “Almirante Lacerda”.
 
Foi Chefe de Gabinete do Governador-Geral do Estado da Índia. Foi Oficial do Estado-Maior da Armada e Chefe da Divisão de Logística do Estado-Maior General das Forças Armadas. Também exerceu importantes funções no domínio da hidrografia em Moçambique. Com efeito, foi oficial, depois, Chefe de Brigada de Terra e, por fim, Chefe da Missão Hidrográfica de Moçambique. Foi professor do Instituto Superior Naval de Guerra e vogal do Conselho Superior da Armada.
 
Integrou vários grupos de trabalho inter-ramos para a reestruturação das Forças Armadas.
 
No âmbito das relações com a NATO foi representante português no “Board of Directors” da NATO Maintenance and Supply Organization - NAMSO e Vice-Presidente da Comissão de Infraestruturas NATO - COMIN.
 
Foi professor do Instituto de Altos Estudos Militares, do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea e Assessor do Instituto de Defesa Nacional.
 
Presidiu à Comissão Internacional para o Estudo do Aproveitamento do Leito do Mar (CEALM).
 
Para além deste relevante curriculum militar, o Vice-Almirante Fernando Fonseca presidiu à Sociedade de Geografia de Lisboa entre 1975 a 1978, período em que foi fundamental a sua acção calma e firme, paciente, mas clarividente, para conduzir os destinos desta instituição que comemorou o 1º centenário sob a sua égide. Aí colaborou e presidiu à Secção de Geografia dos Oceanos e à Comissão de Relações Internacionais, às quais dedicou muito do seu tempo e saber. Foi Presidente Honorário da Sociedade de Geografia de Lisboa.
 
Também foi Membro do Conselho Directivo do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais de Lisboa, bem como do Internacional Institute for Strategic Studies de Londres.
 
A Empresa da Revista Militar apresenta à família do Vice-Almirante Fernando Simões Coelho da Fonseca as mais sentidas condolências pelo seu falecimento.

Revista Militar
Gerar artigo em pdf
2007-05-18
0-0
3771
16
REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia