Nº 2436 - Janeiro de 2005
2ª Assembleia Geral Ordinária de 2004
Coronel
António de Oliveira Pena

No dia 15 de Dezembro realizou se no salão da Revista de Artilharia a Assembleia Geral da Empresa da Revista Militar, como já é tradicional precedida de Almoço de Confraternização na Messe de Oficiais de Santa Clara. Para além da eleição de Sócios Efectivos e dos Corpos Gerentes para 2005, no âmbito “Situação geral da Empresa e da Revista” analisou se, em prolongado e participado debate, o documento elaborado pela Direcção da Revista: “Reflexões sobre a Empresa e que poderão ser discutidas em Assembleia Geral a realizar em 15 de Dezembro de 2004”.

Antes da Ordem do Dia o Excelentíssimo Tenente General Bettencourt Rodrigues, Sócio Honorário e Efectivo, expressou votos de confiança na Direcção e no conjunto dos Órgãos Sociais da Empresa e destacou, como muito positiva, a forma como decorreram as sessões relacionadas com as come¬morações do Centenário do Nascimento do General Câmara Pina, fazendo questão de salientar que a iniciativa partiu da Revista Militar.

O trabalho “Reflexões sobre a Empresa (...)”, com data de 08 de Novembro e enviado aos Sócios Efectivos junto da Convocatória para a Assembleia Geral, estava organizado em quatro áreas: Actividade cultural da Empresa; Direcção e outros Corpos Sociais da Empresa; Sócios da Empresa; Actividade redactorial e penetração da Revista no público.


Ao longo da tarde o debate sobre tão alargado âmbito produziu orientações para actuação imediata da Direcção, face à apresentação de propostas para decisão na Assembleia Geral de Março e forneceu pistas de actuação para se estudarem a curto prazo os assuntos considerados de menor prioridade.

No respeitante ao imediato a Direcção foi solicitada para preparar propostas de alte¬ração dos Estatutos e Regulamento Interno tendo em vista a possibilidade de Oficiais da Guarda Nacional Republicana serem eleitos Sócios Efectivos da Empresa da Revista Militar e alteração do período de mandato dos Corpos Gerentes para dois ou três anos.

Ainda com prioridade, mas no que respeita à actividade cultural da Empresa, a Assembleia considerou importante trabalhar o tema Ensino Supe¬rior Militar na forma de Número Especial da Revista, ou outra, e realizar um debate mais alargado, talvez seminário ou fórum, orientado para valores e vivências da Instituição Militar face à Nação.

Antes de encerrada a Assembleia Geral foi expresso o voto de pesar pelo falecimento, ocorrido em 31 de Agosto, do Sócio Efectivo nº 217 (eleito em 1979/12/17) Capitão de Mar e Guerra Virgílio de Carvalho.


António de Oliveira Pena
Coronel, Director Gerente do Executivo da Direcção

 

 

Gerar artigo em pdf
2005-12-08
0-0
2066
17
REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia