Nº 2471 - Dezembro de 2007
CRÓNICAS II - Crónicas Bibliográficas
 

GENERAIS ROMANOS

Os homens que construíram o Império Romano
Adrian Goldsworthy
(Tradução de Carlos Fabião)
A Esfera dos Livros, Lisboa
 
A Editora “A Esfera dos Livros”, que já nos vai habituando a edições de interesse para a História, enviou à Revista Militar a obra de que aqui fazemos referência e que agradecemos.
 
No panorama editorial português, onde não abundam obras sobre a História da Roma Antiga, este livro constitui um relato sobre a forma como Roma construiu o seu Império, como a força militar das Legiões era concebida e utilizada pelo poder e quais os Homens a quem se confiava essa força.
 
Os Generais Romanos, sendo homens a quem a cidade reconhecia qualidades para lhes entregar a força militar, não tinham escola especial. As suas qualidades limitaram-se a saber comandar.
 
O livro relata-nos os feitos desses Generais de uma forma erudita e elegante e constitui leitura fácil e atraente.
 
General Gabriel Augusto do Espírito Santo
Sócio Efectivo e Presidente da Direcção da Revista Militar
 
 
 
 
 

Armamento do Exército Português

Volume II - Armamento de Artilharia Antiaérea
Coronel de Artilharia João Vieira Borges
 
Como resultado de um projecto de investigação realizado na Academia Militar e integrado na colecção “Armamento do Exército Português” apresenta-nos o Coronel Vieira Borges, com o rigor a que nos habituou o volume “Armamento de Artilharia Antiaérea”.
 
Trata-se de um livro técnico que tem como invulgar característica uma leitura fácil e agradável, quer pela forma como está organizado, quer pela cópia de pormenores de vária índole que contém.
 
A síntese histórica da AA, desde os seus primórdios no nosso Exército, passando pelo momento alto da defesa de Lisboa durante a 2ª Grande Guerra, até à “apagada e vil tristeza” dos nossos dias (opinião nossa) é um trabalho notável e do maior interesse.
 
As fichas técnicas de todo o material utilizado no nosso Exército, quer de bocas-de-fogo, quer de sistemas de detecção e controle de tiro, permitem consulta fácil a quem se interessa por estes assuntos.
 
De referir por ser, ao que julgamos, inédito, o capítulo dedicado aos “antiaéreos” portugueses que tomaram parte na Guerra Civil de Espanha. Aí, mercê de um excelente trabalho de pesquisa histórica, podemos conhecer alguns dos membros da Missão Militar Portuguesa de Observação em Espanha (MMPOE) que se integraram em unidades da Legião Estrangeira ou no Exército Franquista e que, a par de excelente conduta lhes granjeou uma experiência de manuseamento e emprego táctico de novos materiais, o que transmitiram em rigorosos relatórios de grande utilidade para a evolução, então em curso, da Artilharia Antiaérea Portuguesa.
 
Edição cuidada da “Editorial Prefácio”.
 
Coronel Tir Manuel Carlos Teixeira do Rio Carvalho
Vogal da Direcção da Revista Militar
 
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Coronel
Manuel Carlos Teixeira do Rio Carvalho
Gerar artigo em pdf
2008-03-21
0-0
2149
27
Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Falecido em 17 de outubro de 2014.

Avatar image

Coronel

Manuel Carlos Teixeira do Rio Carvalho

Falecido em 22 de setembro de 2014.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia