Nº 2481 - Outubro de 2008
IN MEMORIAM
Major-General Hélio Augusto Esteves Felgas
 
No passado dia 23 de Junho deixou-nos o Major-General Hélio Augusto Esteves Felgas, que tinha nascido no dia 20 de Agosto de 1920 e era Sócio Efectivo da Empresa da Revista Militar desde 16 de Dezembro de 1947, o que o tornava o decano da nossa Empresa.
 
Oficial de Infantaria, cujo Curso concluiu na Escola do Exército em 1941, ao longo de uma carreira militar no serviço activo de 41 anos a Nota de Assentos do Major-General Hélio Felgas reflecte uma vida dedicada ao pensamento e à acção, revelando qualidades excepcionais na sua formação contínua, na transmissão dos conhecimentos adquiridos, na acção de comando e de combatente como Oficial do Exército.
 
Ao seu Curso de Infantaria, juntou os Cursos de Promoção a Capitão (EPI), de Oficial Superior e de Altos Comandos (IAEM) e os Cursos de Altos Estudos Coloniais (Escola Superior Colonial), Curso de Língua Inglesa e o Curso de Língua Russa, formação que a par do seu interesse pelas questões do Ultramar Português e ao facto de ter servido nas ex-Províncias da Guiné, Timor, Moçambique e Angola (onde desempenhou funções de Governador de Distrito), o qualificaram para transmitir os seus conhecimentos em diversas obras e artigos publicados e ser Professor Catedrático da 25ª Cadeira (Estudos Ultramarinos) da Escola do Exército.
 
Colaborador assíduo da Revista Militar, de 1947 a 1989 nela publicou cerca de 85 artigos e comentários, cobrindo diversos assuntos com predomínio para os assuntos do Ultramar, tendo recebido os prémios Angola e Moçambique conferidos pela Empresa e sido agraciado com graus da Ordem de Santiago da Espada e do Infante D. Henrique.
 
Tendo prestado serviço em diversas Unidades da sua Arma, na Guarda Fiscal, no Estado-Maior do Exército e no Gabinete do Ministro do Exército, foi em operações militares, no Teatro de Operações da Guiné, no Comando de Batalhão e de Agrupamento, que as suas qualidades de comando e de combatente o distinguiram, sendo essas qualidades reconhecidas com as medalhas de ouro de Serviços Distintos com Palma, Cruz de Guerra (1ª e 3ª classes) e o grau de Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
 
O Major-General Hélio Felgas foi um dedicado Sócio Efectivo da Revista Militar, de que seguia as actividades e com quem frequentemente contactava, já que a sua doença o impedia de nos visitar. Prestamos aqui homenagem a essa dedicação, saber, cultura e portuguesismo e evocamos a sua figura com saudade.
 
À Família enlutada a Revista Militar apresenta as sentidas condolências.
 
Gabriel Augusto do Espírito Santo
General do Exército, Presidente da Direcção da Revista Militar
 
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Gerar artigo em pdf
2009-02-05
0-0
2314
55
Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Falecido em 17 de outubro de 2014.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia