Nº 2424 - Janeiro de 2004
Crónicas III - Crónicas Bibliográficas

Imprensa Militar Portuguesa

Catálogo da Biblioteca do Exército

 
Esta obra, coordenada pelo Sócio Efectivo da Revista Militar, Coronel Alberto Ribeiro Soares, este Catálogo, refere-se ao acervo documental da Biblioteca do Exército onde se conserva a quase totalidade do espólio da memória colectiva das campanhas de África e da Índia.
 
O Catálogo tem 222 páginas, refere 1047 jornais, apresenta 82 figuras, sendo a sua consulta facilitada por quatro Índices. A forma como se organizam os índices, para além de facilitar a procura de determinada publicação e local (unidade - órgão) onde se trabalhou, “(...) é como receber um passaporte de viagem para percorrer todos aqueles lugares onde estivemos (Índice Geográfico) (...) permite fazer um percurso ao longo da História (Índice Cronológico), (...) faz-nos recordar toda uma vida militar, plena de bons e maus momentos (Índice Onomástico) e o Índice dos títulos em publicação, com referências de edição até 31 de Dezembro de 2002, (...) funciona de auto-estrada, que nos leva, de imediato, ao título da publicação pretendida.
 
O livro integra-se num projecto de investigação pensado, planeado, organizado e dirigido pelo Coronel Ribeiro Soares, director da Biblioteca do Exército desde 1994 e Director-Gerente do Executivo da Direcção da Revista Militar, aquando da gestação e início da obra. No sentido de avaliar o empenho e a persistência do autor, nomeadamente na obtenção de apoio financeiro, refere-se que o Projecto no seu início teve o apoio do Ministério da Defesa Nacional, mas foi concluído com a contribuição individual e antecipada, através do pagamento prévio de um/mais exemplares do livro, de amigos e/ou camaradas de armas do coordenador.
 
O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Silva Viegas (Sócio Efectivo da Revista), faz a Nota de Abertura, donde se salienta, “Ao lançar-se no estudo da Imprensa Militar em Portugal, o Coronel Ribeiro Soares assumiu uma enorme e complexa responsabilidade, apresentando agora o primeiro fruto do seu labor.
 
No Prefácio, escrito pelo Prof Doutor José Tengarrinha, destacamos a parte final. “O movimento da Imprensa Militar acompanha esta viragem no sentido da modernização, configurando o que poderá designar-se como o seu ‘primeiro período áureo’, que tem também como um dos factos mais significativos o primeiro grande impulso na Revista Militar que, vindo até aos nossos dias, é o mais importante periódico da sua história e o mais antigo do mundo em publicação contínua.
 
A Direcção da Empresa da Revista Militar agradece o exemplar destinado à sua Biblioteca, saúda a “EUROPRESS, Editores e Distribuidores de Publicações, Lda.” pelo cuidado da edição e felicita, calorosamente, o Coronel Ribeiro Soares por mais este trabalho para a correcta e atempada divulgação da Imprensa Militar.
 
Coronel António Pena
Director-Gerente do Executivo da Direcção
 
Coronel
António de Oliveira Pena
Gerar artigo em pdf
2009-06-05
0-0
1475
6
REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia