História da Música Militar Portuguesa
Embora existente entre nós desde o Século XV, como o autor nos revela, não é conhecida uma obra que trate, de uma forma organizada, da história de Música Militar em Portugal.
Suprindo esta incompreensível lacuna, o TCor Art Pedro Marquês de Sousa apresenta-nos esta interessante “História da Música Militar Portuguesa” onde, desde os charameleiros de D. Manuel I até às Bandas Militares dos nossos dias se segue, com interesse, a evolução desta importante forma de cultura castrense.
Na realidade, não sendo já actual a sua antiga função de levantar o moral de tropas durante o combate, mantém-se a sua função cerimonial e protocolar inerente à Instituição Militar.
Este aspecto singular torna-a específica de uma cultura própria que tem de ser preservada e apoiada não só pelo seu efeito interno, mas também por ser veículo particularmente apreciado de visibilidade das Forças Armadas.
O que a Música Militar fez pela Cultura Musical do País está bem documentado neste livro que, só por isso, já seria importante.
Partilhamos da opinião de que é do maior interesse publicar o acervo das músicas militares portuguesas, bem como as biografias dos seus autores, donde poderiam resultar, talvez, interessantes e públicas manifestações musicais.
Se o autor quiser fazê-lo, estamos certos que terá o mesmo êxito da presente obra.
Edição cuidada da “Tribuna da História”.
Coronel Tir Manuel Carlos Teixeira do Rio Carvalho
Vogal da Direcção da Revista Militar