Nº 2485/2486 - Fevereiro/Março de 2009
Crónicas Bibliográficas

História da Música Militar Portuguesa

 
 
Embora existente entre nós desde o Século XV, como o autor nos revela, não é conhecida uma obra que trate, de uma forma organizada, da história de Música Militar em Portugal.
 
Suprindo esta incompreensível lacuna, o TCor Art Pedro Marquês de Sousa apresenta-nos esta interessante “História da Música Militar Portuguesa” onde, desde os charameleiros de D. Manuel I até às Bandas Militares dos nossos dias se segue, com interesse, a evolução desta importante forma de cultura castrense.
 
Na realidade, não sendo já actual a sua antiga função de levantar o moral de tropas durante o combate, mantém-se a sua função cerimonial e protocolar inerente à Instituição Militar.
 
Este aspecto singular torna-a específica de uma cultura própria que tem de ser preservada e apoiada não só pelo seu efeito interno, mas também por ser veículo particularmente apreciado de visibilidade das Forças Armadas.
 
O que a Música Militar fez pela Cultura Musical do País está bem documentado neste livro que, só por isso, já seria importante.
 
Partilhamos da opinião de que é do maior interesse publicar o acervo das músicas militares portuguesas, bem como as biografias dos seus autores, donde poderiam resultar, talvez, interessantes e públicas manifestações musicais.
 
Se o autor quiser fazê-lo, estamos certos que terá o mesmo êxito da presente obra.
 
Edição cuidada da “Tribuna da História”.
 
 
Coronel Tir Manuel Carlos Teixeira do Rio Carvalho
Vogal da Direcção da Revista Militar
 
Coronel
Manuel Carlos Teixeira do Rio Carvalho
Gerar artigo em pdf
2009-07-01
0-0
1671
43
REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia