Nº 2488 - Maio 2009
Outros Assuntos de Actualidade
Capitão-de-mar-e-guerra
Armando José Dias Correia

Tomada de Posse do novo Presidente da Academia de Marinha

Após ter sido eleito, por unanimidade, no passado dia 16 de Março de 2009, tomou posse no dia 31 de Maio, o Conselho Académico da Academia de Marinha, presidido pelo Almirante Nuno Vieira Matias.
 
A cerimónia realizou-se na sala da Biblioteca da Academia de Marinha e foi presidida pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), teve a presença de altas hierarquias da Marinha, das Universidades, das várias Academias, da Revista Militar e ainda de outras instituições culturais, além de muitos académicos e convidados.
 
Depois da assinatura individual do termo de posse, usou da palavra o Presidente da Academia de Marinha, que agradeceu a presença do Almirante CEMA e restantes personalidades presentes e evocou a figura e obra do Vice-Almirante Sacchetti e da sua morte inesperada, quando ainda na presidência da Academia de Marinha. Acrescentou que pedia a todos os académicos que “não abrandem o esforço, que continuem a subida, para que possamos levar, cada vez com mais intensidade, ao seio da sociedade portuguesa a mensagem da utilidade da nossa Academia”. Referiu-se e comentou ainda o esforço e a necessidade de envolver a nossa sociedade na reavaliação do verdadeiro significado actual dos Oceanos e respectivas costas no campo científico, económico, político e cultural, exortando os membros da Academia de Marinha a um esforço de esclarecimento principalmente nos professores e na juventude.
 
Após isto, o Almirante CEMA tomou a palavra e após ter saudado o novo Presidente da Academia de Marinha e restantes titulares do Conselho Académico, referiu-se ao infeliz desaparecimento do Vice-Almirante Ferraz Sacchetti a quem dedicou uma série de comentários elogiosos. Seguidamente incitou os académicos a com renovado vigor intelectual prosseguirem nos seus trabalhos e estudos agora sob a égide do Almirante Vieira Matias, cujo “ímpeto realizador, perseverança e dinamismo” são bem conhecidos aliás aliados ao seu valor científico e à sua acção continuada a favor das potencialidades do mar e do hipercluster económico.
 
Capitão-de-Fragata Armando Dias Correia
Vogal da Direcção da Revista Militar
Gerar artigo em pdf
2009-09-28
0-0
1609
12
REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia