Nº 2491/2192 - Agosto/Setembro de 2009
Editorial - Os Setenta Anos da Révue de Défense Nationale
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Os Setenta Anos da Révue de Défense Nationale
 
Em Maio passado completou setenta anos a Révue de Défense Nationale, órgão de grande difusão de assuntos da defesa de França, com quem a Revista Militar mantém estreitas relações desde o início da sua publicação e onde tem recolhido importantes ensinamentos.
 
A Révue, aparecida em Maio de 1939 quando sinais de guerra se sentiam na Europa, interrompeu a sua publicação logo em Setembro desse ano. Reapareceu com o final da guerra, em Julho de 1945. Retomando a sua linha editorial, cuja finalidade “seria chamar a atenção para os grandes problemas que, a título diverso, interessam à defesa nacional e que solicitam a participação de todas as actividades do Império”, o General Alfred Juin, escrevendo naquele número, reafirmava “a universalidade da defesa e a necessidade de caldear ideias que possam servir às construções do futuro”.
 
Nas suas páginas escreveram “os quatro Generais do Apocalipse”, Ailleret, Beaufre, Galois e Poirier, e também o chefe da orquestra, o General de Gaulle. Também um dos grandes actores no debate estratégico, Raymond Aron, deixou a sua marca com artigos que ainda merecem reflexão. Todos os que em Portugal se interessavam pelas questões da defesa e pelas interrogações da estratégia esperavam ansiosamente o próximo número.
 
A Révue acrescenta agora ao seu título inicial de Défense Nationale mais Sécurité Collective. São os tempos do ambiente estratégico que se vive, em que a segurança colectiva constitui uma responsabilidade de todos sem esquecer que a defesa é responsabilidade das pátrias.
 
Queremos deixar nestas páginas da Revista Militar a nossa homenagem à Revue de Défense Nationale, saudando a nossa congénere e desejando que nos continue a proporcionar páginas de reflexão para as questões da defesa e do seu instrumento principal que são as Forças Armadas.
 
_____________
 
*      Presidente da Direcção da Revista Militar.
 
Gerar artigo em pdf
2010-02-19
929-0
1386
8
Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Falecido em 17 de outubro de 2014.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia