Nº 2497/2498 - Fevereiro/Março de 2010
Crónicas - Crónicas Bibliográficas

As Guerras que já aí estão e as que nos esperam se os Políticos não mudarem

 
Na sequência de uma Série iniciada com o tema “Reflexões sobre Estratégia”, o nosso Sócio Efectivo, General José Alberto Loureiro dos Santos, publicou agora o VI título: AS GUERRAS QUE JÁ AÍ ESTÃO E AS QUE NOS ESPERAM SE OS POLÍTICOS NÃO MUDAREM (Publicações Europa-América).
 
A estrutura da obra cobre assuntos diversificados e que são analisados, com a profundidade a que o Autor já nos habituou, sob a óptica da mudança. Partes da Obra, como O MUNDO EM TRANSIÇÃO, A EUROPA EM TRANSIÇÃO, PORTUGAL EM TRANSIÇÃO e OLHARES SOBRE PORTUGAL EM TRANSIÇÃO, constituem reflexões sobre temas em debate nas sociedades internacional e nacional. E constituem orientações, de alguma forma pedagógicas, para a abordagem das preocupações expostas no contexto estratégico actual e no tempo estratégico que corre aceleradamente.
 
Outras partes da Obra constituem reflexões sobre a conflitualidade actual no globo e os conflitos que a dominam. De certo modo são intervenções públicas do Autor sobre temas que interessam a opinião pública e que o General Loureiro dos Santos tem tratado em órgãos de informação, conferências e outras formas de intervenção. E que constituem, para a História, documentação importante. Porque reflectem como em Portugal, e no tempo que vivemos, alguém com capacidade de análise olhava esses problemas. E para quem se debruça sobre a segurança, uma síntese orientadora para a análise de factores que a afectam.
 
A Revista Militar felicita o Autor por esta Obra e sente-se mais uma vez ilustrada e honrada por poder contá-lo entre os seus Sócios Efectivos.
General Gabriel Augusto do Espírito Santo
Presidente da Direcção da Revista Militar
 

 

A Modelação e Simulação das Operações Aéreas Militares

 
Através de uma vasta e intensa experiência de direcção de projectos de modulação e simulação na área da Defesa, o autor revela-nos os diversos cambiantes em que se podem manifestar dificuldades de comunicação, em completo entendimento, entre utilizadores, por um lado, e a concepção, desenho e construção de sistemas, por outro.
 
Num conseguido esforço de contribuir para a minimização de inconvenientes detectáveis no imprescindível diálogo interdisciplinar em que intervêm investigadores e operacionais, esta obra, essencialmente fundamentada no desenvolvimento de sistemas de simulação em operações aéreas militares, foi, por isso, concebida e desenvolvida com o intuito de criar fundamentadas pontes de entendimento entre as comunidades intervenientes em projectos de investigação aplicada neste domínio.
 
O autor, Tenente-general António de Jesus Bispo, está particularmente qualificado para poder, com assinalável êxito neste seu livro, atingir a finalidade a que se propõe, já que integra, no seu vasto curricula, as duas vertentes cuja mútua inteligibilidade procura potenciar - a do investigador estudioso e a do operacional, enquanto experimentado combatente que foi como piloto-aviador.
 
Sob o título “A modelação e a Simulação das Operações Aéreas Militares” a obra foi articulada em três partes e quatro anexos, sustentada numa vasta, actual e muito especializada bibliografia. Na primeira parte, através de uma sintética apresentação da teoria dos sistemas e, dos conceitos que enformam e das técnicas utilizadas na modelação e na simulação, coloca em realce as potencialidades abertas à representação, estudo, reprodução e conduta de operações militares. A segunda parte é dedicada à fundamentação teórica da concepção da modelação e simulação, como forma de representação e funcionamento de sistemas reais. Na terceira e última parte, a mais extensa, objectiva-se na descrição daquilo que é designado como “moldura experimental” que tem como referência de partida a caracterização geral do sistema real de forças aéreas. Nesta parte, vamos encontrar, então, os elementos de informação para um posterior uso na construção de um sistema estruturado de modulação e simulação do comportamento de sistemas de forças aéreas, em síntese, um quadro experimental para o desenvolvimento dos modelos pertinentes para os quais, após uma primeira indicação dos elementos do sistema, irá sendo, progressivamente, precisada a estrutura de dados necessários para a modelação e simulação. O resultado operacional final corresponderá “à avaliação da eficácia e da atrição resultante da confrontação entre dois sistemas de forças aéreas: saber quantos alvos foram atingidos e com que grau de sucesso, que resultados da confrontação entre unidades e que danos ou perturbações provocados por acção do opositor, que grau de sobrevivência em ambiente hostil”, uma simulação de campanhas aéreas a partir de um dado cenário previamente construído e de um conjunto de componentes ou modelos básicos, hierarquicamente organizado, o que pressupõe a utilização de um sistema de informação geográfica para suporte da simulação.
 
Por ver, assim, enriquecido com este interessantíssimo testemunho o acervo da sua biblioteca, a Revista Militar agradece ao seu Vice-Presidente da Assembleia-Geral e autor da Obra que, gentilmente quis oferecer.
 
Tenente-general João Carlos de Azevedo de Araújo Geraldes
Vogal Efectivo da Direcção da Revista Militar
 
 

 

 

 

Tenente-general
João Carlos de Azevedo de Araújo Geraldes
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Gerar artigo em pdf
2010-07-23
0-0
1691
17
Avatar image

Tenente-general

João Carlos de Azevedo de Araújo Geraldes

Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Desempenhou na sua carreira funções de Comando, Instruç&a

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia