Nº 2501/2502 - Junho/Julho 2010
Nota da Direcção
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo

Doutoramento do Tenente-coronel

Paulo Fernando Viegas Nunes

 
No dia 7 de Maio de 2010, na Universidade Complutense de Madrid, o Tenente-coronel de Transmissões Paulo Fernando Viegas Nunes, Sócio Efectivo da Revista Militar (1998), realizou as provas de doutoramento em Ciências da Informação com a tese doutoral intitulada “Análise da Conflitualidade da Informação na Sociedade em Rede: Um enquadramento para a Concepção e Implementação de um Modelo de Estratégia da Informação Nacional ”.
 
Estas provas têm aspectos de inovação por atribuírem o grau de Doctor Europeo que exige cumulativamente as seguintes condições: tese informada por dois doutores estrangeiros; o doutorando tem de realizar investigação ou frequentar acções de formação em universidade estrangeira durante pelo menos três meses (validação conseguida com base nas actividades de investigação desenvolvidas na Academia Militar); integrar o júri da defesa da tese um doutor estrangeiro; tese escrita e defendida numa ou mais línguas oficiais europeias, requerendo resumo alargado em castelhano (a tese foi escrita em português e defendida em castelhano).
 
Nos relatórios de tese doutoral preparados pelo Prof. Doutor António Grilo do Instituto Superior Técnico e pelo Tenente-coronel, Doutor, Proença Garcia (também Sócio Efectivo da Revista Militar), como Professor Agregado da Universidade Católica Portuguesa, consta, “No tratamento do tema, o autor denota a maturidade conceptual e a sistematização de ideias necessárias à construção de uma análise consistente dos desafios e ameaças associados aos riscos sociais que caracterizam a Sociedade em Rede e o próprio Ciberespaço (…)”.
 
A Direcção da Revista Militar apresenta as felicitações ao Tenente-coronel Paulo Nunes, exprimindo a satisfação de o ter como Sócio Efectivo, sendo este doutoramento complemento importante da sua carreira militar e excelente contributo para valorizar o pensamento estratégico nacional e o ambiente cultural da Revista Militar e do Exército.
 
General Gabriel Augusto do Espírito Santo
Presidente da Direcção da Revista Militar

 

 
Gerar artigo em pdf
2011-03-31
0-0
2268
42
Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Falecido em 17 de outubro de 2014.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia