Nº 2507 - Dezembro de 2010
Crónicas Bibliográficas

“A Luta Política em Portugal nos Finais do Antigo Regime, Vol II”

 
 
 
Neste II Volume da sua Obra “A Luta Política em Portugal nos Finais do Antigo Regime”, o Doutor Manuel Amaral dá-nos a conhecer alguns dos aspectos da crítica que se estabeleceu em Portugal em volta da Reforma Militar de 1802 e que se preparava para ser implementada em 1803, quando a Europa estava em guerra e Napoleão se preparava para reiterar a sua invasão de Portugal.
 
O príncipe regente D. João, em 1804, pede a alguns oficiais do Exército para apresentarem as suas críticas à reforma proposta que tinha sido impedida na sua implementação devido a um mal-estar nascido na aristocracia e em alguns sectores do Exército e que tinham culminado com os motins de Campo de Ourique, em 1802, tendo como protagonista Gomes Freire de Andrade. Como resultado do pedido surgem dois ensaios, um de D. Pedro de Almeida Portugal, marquês de Alorna, intitulado Censura do Plano Militar e um outro de Gomes Freire de Andrade, intitulado Ensaio sobre o Método de Organizar em Portugal o Exército, relativo à População, Agricultura e Defesa do País. O Autor inclui ainda na Obra um texto de 1799, da autoria do marquês de Alorna, sobre As Reflexões sobre o Sistema Económico do Exército.
 
A Obra agora apresentada pelo Doutor Manuel Amaral, em mais uma edição cuidada da Tribuna da História, tem grande interesse para a história das instituições militares de Portugal. Numa época de grandes transformações nos instrumentos militares que acarretavam custos elevados para os erários públicos procurava-se manter a organização militar que vinha da Restauração e na organização da força militar terrestre do Reino nos seus três escalões. Exército de Linha, Milícias e Ordenanças. Que alguns pensavam prejudicar o desenvolvimento do País e outros consideravam favorecer os custos. É um debate interessante do qual, pela primeira vez, vemos reunidos num volume os prós e contras.
 
A Revista Militar felicita o Doutor Manuel Amaral por mais este importante contributo para a historiografia militar portuguesa e agradece á Tribuna da História o envio de mais esta obra para a sua Biblioteca.
General Gabriel Augusto do Espírito Santo
Presidente da Direcção da Revista Militar
 
 

NUNO ÁLVARES PEREIRA

Jaime Nogueira Pinto
 
 
 
Editora: A Esfera Dos Livros
 
O Excelentíssimo Senhor Doutor Jaime Nogueira Pinto teve a gentileza de oferecer à Biblioteca da Revista Militar mais uma obra de sua autoria intitulada Nuno Álvares Pereira, publicada no ano em que o Herói e Santo foi canonizado pela Igreja de Roma.
Num conjunto de obras publicadas sob essa figura de pró da História de Portugal, esta será, talvez, a que melhor retrata o herói da consolidação da independência nacional no contexto da sua época e do mundo da Europa de então e do Portugal ameaço na sua continuidade de Reino independente.
 
O Dr. Jaime Nogueira Pinto, com saber e muita arte, escreveu um texto erudito e agradável, num estilo agradável e preciso, o que só os artistas conseguem.
 
Desejamos felicitar o Dr. Jaime Nogueira Pinto, um amigo da Revista Militar, por mais esta sua obra que vem enriquecer a historiografia portuguesa e que consideramos um livro de texto para a educação do portuguesismo.
 
A Revista Militar agradece ao Autor, e à Editora, a oferta.
General Gabriel Augusto do Espírito Santo
Presidente da Direcção da Revista Militar
 
 
General
Gabriel Augusto do Espírito Santo
Gerar artigo em pdf
2011-11-12
0-0
1531
29
Avatar image

General

Gabriel Augusto do Espírito Santo

Nasceu em Bragança em 8 de Outubro de 1935.

É General do Exército, na situação de Reforma desde o ano 2000, depois de ter servido nas Forças Armadas Portuguesas durante 49 anos.

Além de Tirocínios e Estágios na sua Arma de origem possui os Cursos da Escola do Exército (Artilharia), Curso Complementar de Estado-Maior e Curso Superior de Comando e Direcção (Instituto de Altos Estudos Militares), Curso de Comando e Estado-Maior (Brasil) e o Curso do Colégio de Defesa Nato (Roma).

Falecido em 17 de outubro de 2014.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia