Nº 2518 - Novembro de 2011
Crónicas Militares Nacionais
Tenente-coronel
Miguel Silva Machado
Dia do Exército em Bragança
 
O Exército Português comemorou no período de 21 a 23 de Outubro de 2011, um conjunto de actividades centradas na cidade de Bragança destinadas a assinalar o seu dia festivo. Em 24 de Outubro, em Coimbra realizou-se na Igreja de Santa Cruz, a cerimónia de Evocação e Homenagem ao Patrono do Exército, D. Afonso Henriques. Este evento consistiu na colocação da Espada e deposição de coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques pelo General Pinto Ramalho, Chefe do Estado-Maior do Exército, seguido de missa celebrada por D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança.
 
Em Bragança o ponto alto das comemorações teve lugar a 23 de Outubro, na Avenida Sá Carneiro, onde o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco presidiu a uma cerimónia militar. Nesta ocasião usaram da palavra o CEME e o MDN.
 
 
 
Força Aérea e Exército efectuam missão humanitária na Líbia
 
Em 27 de Outubro último um C-130 da Força Aérea deslocou-se a Tripoli para embarcar com destino a Portugal 20 pessoas feridas nos combates a fim de serem tratadas no Hospital da Força Aérea e do Exército.
 
Com a aeronave deslocaram-se à Líbia três equipas médicas, duas da Força Aérea e uma do Exército, para efectuar o processo de triagem no local antes do embarque, facto que só foi possível terminar a 30 de Outubro.
 
O período previsto de tratamento e internamento dos feridos será de 30 dias, pelo que, após este período, será garantido a estes cidadãos o seu repatriamento.
 
 
*      Tenente­-coronel SG Pára­-quedista. Secretário da Assembleia­-Geral da Revista Militar.
Gerar artigo em pdf
2012-07-09
0-0
1012
3
REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia