Nº 2520 - Janeiro de 2012
Crónicas Bibliográficas
O Islamismo Radical e o Combate às suas Ameaças: Da Dawa à Jihad
 
 
 
A actualidade do fenómeno do terrorismo desafia especialistas de áreas muito diferenciadas, desde a sociologia, a estratégia, o direito internacional, as técnicas utilizadas pelos diferentes grupos, ao direito criminal dos Estados, não descartando os aspectos de cariz religioso.
 
A obra em título, publicada pela Editora Diário de Bordo, é resultante de uma muito bem estruturada dissertação de mestrado defendida pelo Dr. Francisco Gonçalves, na Universidade Católica Portuguesa e constitui uma abordagem muito pragmática ao fenómeno, com uma justificada escolha da terminologia utilizada para o conceito de “islamismo radical”, reportando ao leitor uma síntese muito cuidada sobre as “ideologias” dos grupos que adoptam a Dawa ou a Jihad.
 
Em face das estratégias utilizadas no terreno, a ameaça dos grupos radicais no espaço europeu e a descrição dos passos do processo de radicalização justificam plenamente o conceito das medidas de contenção sobre as quais o autor discorre. Ficaria incompleto o nosso comentário e constituiria uma injustiça para o autor se não fosse dado relevo à excelente bibliografia e à referenciação das fontes em que apoiou o seu trabalho.
 
A Revista Militar felicita a oportunidade desta publicação, que será uma referência para os estudiosos, e agradece o volume ofertado pelo autor.
 
 
Major-general Adelino de Matos Coelho

Director-Gerente da Revista Militar

Tenente-general
Adelino Rodrigues Coelho
Gerar artigo em pdf
2012-10-21
0-0
1306
25
REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia