Nº 2529 - Outubro de 2012
Crónicas Bibliográficas
O Exército Aliado Anglo-Português na Guerra Peninsular.
As Divisões do Exército Anglo-Português e as Brigadas Independentes Portuguesas
 (1808-1814)
 
 
 
Ao longo da história mundial assistimos à evolução da organização militar e da forma de articulação das grandes unidades militares para a batalha. Aspeto que teve reflexos ao nível da estratégia militar, influenciava a conduta operacional da guerra e se refletia nas táticas e técnicas empregues no campo de batalha. A evolução das Divisões e Brigadas constituem exemplos do supracitado, que João Torres Centeno aborda detalhadamente ao longo do início do século XVIII numa perspetiva anglo-portuguesa e francesa.
 
Na obra em epígrafe, ao longo do período observado (1808-1814), o autor compila metodologicamente, analisa e descreve com rigor os principais comandantes militares e incidências político-militares relativas ao contexto histórico em apreço. Neste âmbito, a abordagem científica, cronológica, muito completa e meticulosamente acompanhada de vasta documentação, surge como um testemunho fundamental para quem estuda estas temáticas, possibilitando ao leitor uma perspetiva abrangente e completa sobre os principais atores, a organização militar e incidências do Exército Aliado Anglo-Português no início do século XVIII, contribuindo para um melhor conhecimento sobre a história militar neste período.
 
Em face da obra ora apresentada, a editora Tribuna da História e o autor estão de parabéns, na certeza que deram mais um prestimoso contributo para o conhecimento científico da história militar moderna. Realce ainda para as elaboradas e bem organizadas biografias e ainda a vasta bibliografia apresentada, que constituem uma referência obrigatória para a melhor compreendermos o “Exército Aliado Anglo-Português na Guerra Peninsular”.
 
A Revista Militar agradece o volume gentilmente oferecido e felicita o autor e a editora pela consistência científica e oportunidade da publicação, certo que tal como refere o Major-general Rui Moura no prefácio da obra, esta será uma referência para os historiadores, académicos e militares.
 
 
Major Luis Manuel Brás Bernardino
Sócio Efetivo da Revista Militar
Tenente-coronel
Luís Manuel Brás Bernardino
Gerar artigo em pdf
2013-01-27
989-990
1404
21
Avatar image

Tenente-coronel

Luís Manuel Brás Bernardino

Habilitado com o Curso de Estado-Maior. Pós-Graduado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, Mestre em Estratégia (ISCSP-UTL) e Doutorado em História dos Factos Sociais na especialidade de Relações Internacionais (ISCSP-UTL).

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia