Nº 2533/2534 - Fevereiro/Março de 2013
Da História Militar e da Estratégia

Da História Militar e da Estratégia: Estudos de Homenagem, ao General Loureiro dos Santos

 

No quadro das cerimónias realizadas em 4 de março de 2013, relacionadas com a inauguração de Centros de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD), foi apresentado o livro intitulado Da História Militar e da Estratégia: Estudos de Homenagem ao General Loureiro dos Santos. Este livro pretende homenagear o distinto General que é, simultaneamente, um ilustre historiador militar e um insigne estratega, em cujas obras é patente a longa experiência que possui e os vastos conhecimentos no domínio da História e dos contextos internacionais, sendo hoje de consulta obrigatória para qualquer interessado nestas áreas científicas.

A obra conta com a colaboração de dezoito militares do Exército, de diferentes postos, com ligações consolidadas ao estudo e reflexão histórica e estratégica: General Artur Pina Monteiro*, General António Barrento*, General José Luís Pinto Ramalho**, Tenente-general Alexandre de Sousa Pinto*, Major-general Rodrigues Viana*, Major-general Antunes Calçada, Coronel Américo José Henriques, Coronel Fernando Pinto Simões, Coronel Tirocinado João Vieira Borges*, Tenente-coronel Nuno Lemos Pires*, Tenente-coronel Luís Machado Barroso, Tenente-coronel Francisco Proença Garcia*, Tenente-coronel Abílio Pires Lousada*, Tenente-coronel Alexandre Carriço*, Major Luís Carlos Falcão Escorrega, Major Carlos Dias Afonso, Capitão de Artilharia Paulo Rodrigues, Sargento-ajudante Jorge Silva Rocha.

Os seus textos vão da recordação memorialística, à descrição de batalhas históricas, ao estudo da segurança internacional, passando pela análise da obra e do pensamento do General Loureiro dos Santos.

O Comando do Exército apoiou a iniciativa desta obra, coordenada pelos Tenentes-coronéis Francisco Proença Garcia e Abílio Pires Lousada, a qual, além de lógica e oportuna, é sobretudo, uma justa homenagem, dada a intervenção e reconhecida notoriedade e credibilidade pública do General Loureiro dos Santos.

A Revista Militar agradece o exemplar da obra em título, destinada ao acervo bibliográfico e felicita as iniciativas relacionadas com a criação do CEISDTAD e com a homenagem ao General Loureiro dos Santos, levadas a cabo no concelho de Sabrosa.

 

Major-general Adelino de Matos Coelho

Diretor-Gerente da Revista Militar

Major-general
Adelino de Matos Coelho
Gerar artigo em pdf
2013-06-09
244-245
1650
27
Avatar image

Major-general

Adelino de Matos Coelho

Habilitado com os Cursos de Infantaria, da Academia Militar, Geral de Comando e Estado-Maior e Superior de Comando e Direção, do Instituto de Altos Estudos Militares; possui outros Cursos de que se destacam o de Oficial de Informação Pública do Comando Aliado da Europa da OTAN (Bélgica), o Curso Militar de Direito Internacional dos Conflitos Armados, do Instituto de Direito Humanitário de Sanremo (Itália) e o Diploma de Pós-Graduação em Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades e Órgãos do Exército, nomeadamente, no Regimento de Infantaria de nº 3, em Beja, que comandou, e no Estado-Maior do Exército, onde desempenhou o cargo de Chefe da Divisão de Pessoal. Além disso, também desempenhou carg

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia