Nº 2539/2540 - Agosto/Setembro de 2013
Crónicas Bibliográficas : Viver Academia Militar

Viver Academia Militar

Um livro sobre a vivência e a História da Academia Militar não é apenas mais um livro… É um misto de emoções e de saudade para quem a viveu e um suspiro de elevo e de paixão para quem a conhece. Esta obra sobre a Academia Militar, editada pela Editora “By the Book”, sintetiza os 175 Anos da sua História e dá-nos a conhecer, numa perfusão de momentos superiormente retratados por António Homem Cardoso e pelas fotografias dos arquivos militares, vivências e personagens que materializam um fausto e glorioso passado, retratam um presente cheio de charme e de vida e nos elevam num futuro que importa, como refere o título da obra, “Viver Academia Militar”.

A obra em apreço, sob a superior coordenação do Coronel Tirocinado Vieira Borges e do Tenente-coronel Mendes Dias, conta com a colaboração do corpo de professores da Academia Militar, sendo prefaciada pelo Exmº Tenente-General Vítor Amaral Vieira, à data, Comandante da Academia Militar. As 170 páginas de uma encadernação rica e de formato nobre terminam com um posfácio do Tenente Bruno Almeida Carvalho que, em antítese, representa a visão atual de um cadete que vive hoje a Academia Militar do século XXI.

Do livro, importa destacar a forma muito metódica, organizada e bem estruturada como se dá a conhecer, num formato bilingue, os 175 anos de vida desta Instituição, nomeadamente as suas instalações, a formação ético-militar e nos recorda a vasta Galeria dos Antigos Comandantes, em pinturas e fotografias a cores que personificam a liderança desta Instituição Militar.

Aos autores e demais colaboradores, à Academia Militar e ao Exército Português, à Editora e a todos quantos tornaram possível esta realização, todos os milhares de Oficiais formados na Academia Militar da Corte, na Academia Real de Marinha, no Real Colégio dos Nobre, na Academia Real de Fortificações, Artilharia e Desenho, na Escola do Exército e mais recentemente, na Academia Militar, se sentem honrados e se congratulam pela oportuna e nobre iniciativa.

A todos quantos possibilitaram a edição desta obra, em especial à Academia Militar, a Direção da Revista Militar agradece a gentil oferta de um exemplar para a sua Biblioteca e endereça votos de muitas felicidades.

 

Major Luis Manuel Brás Bernardino

Sócio Efetivo da Revista Militar

Tenente-coronel
Luís Manuel Brás Bernardino
Gerar artigo em pdf
2014-01-22
781-782
1127
37
Avatar image

Tenente-coronel

Luís Manuel Brás Bernardino

Habilitado com o Curso de Estado-Maior. Pós-Graduado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, Mestre em Estratégia (ISCSP-UTL) e Doutorado em História dos Factos Sociais na especialidade de Relações Internacionais (ISCSP-UTL).

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia