Nº 2542 - Novembro de 2013
EDITORIAL
General
José Luiz Pinto Ramalho

Este número da Revista é dedicado aos V Encontros 2013, realizado em parceria com a Universidade de Lisboa e que contou com um leque alargado de conferencistas, civis e militares, que trataram o Tema “O Estado, Instituições e Sociedade”; o evento teve lugar no Centro de História da Faculdade de Letras, em 9 de maio de 2013.

A Direção da Revista agradece a todos os Conferencistas a sua disponibilidade para facultarem os textos das suas intervenções, assim como a revisão das transcrições obtidas a partir das gravações efetuadas durante as sessões; só assim foi possível realizar a edição da Revista que é, nesta data, apresentada.

As diversas intervenções e os debates suscitados pelas mesmas confirmam o interesse e oportunidade do Tema escolhido, e são um estímulo para se prosseguir com esta iniciativa no próximo ano; a Assembleia Geral terá oportunidade de se pronunciar sobre o formato da sua realização e sobre o Tema a ser proposto.

Consideramos que a realização dos Encontros serve vários objetivos importantes para a atividade editorial da Revista Militar: constituem uma oportunidade para se tratarem, com especialistas, temas actuais e importantes; permitem juntar visões diferenciadas, civis e militares; são uma oportunidade para um encontro de gerações de militares; e dão visibilidade à Revista junto da opinião pública.

A Revista tem vindo a fazer um grande esforço, no sentido de motivar os seus Sócios a escreverem artigos sobre Temas da atualidade, quer sobre a realidade atual da Instituição Militar quer do nosso país, no quadro dos estatutos que regem a nossa atividade editorial, pois só assim teremos uma revista capaz de ser estimulante, quer para o universo militar quer para a opinião pública em geral.

De uma maneira informal, suficientemente flexível, a nossa Revista, para além do editorial, das notícias e das recensões de livros que nos são enviados, apresenta já hoje, em cada edição, três grandes blocos de artigos: os que tratam temas da atualidade, os que abordam aspetos técnicos militares ou temas específicos e, por último, artigos de índole histórica; pensamos que esta estrutura é adequada, mas, uma vez mais, é necessária a colaboração dos Sócios.

Para além dos artigos enviados pelos Sócios, a Revista tem vindo a aceitar e publicar outros, remetidos por entidades militares e civis, desde que respeitem o estatuto editorial da Revista e se encaixem no critério atrás explanado. Este é também um assunto sobre o qual a Assembleia Geral se poderá pronunciar. Como outros assuntos para aquela Assembleia, teremos a participação da Revista nas Comemorações da I GM, com uma edição dedicada às campanhas em África, durante aquele período, e a eventual admissão de novos Sócios, para além do que já atrás se referiu.

Gerar artigo em pdf
2014-03-20
919-920
840
7
Avatar image

General

José Luiz Pinto Ramalho

Nasceu em Sintra, em 21 de Abril de 1947, e entrou na Academia Militar em 6 de Outubro de 1964. 

Em 17 de Dezembro de 2011, terminou o seu mandato de 3+2 anos como Chefe do Estado-Maior do Exército, passando à situação de Reserva.

Em 21 Abril de 2012 passou à situação de reforma.

Atualmente exerce as funções de presidente da Direção da Revista Militar.

REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia