Nº 2543 - Dezembro de 2013
Crónicas Militares Nacionais
Coronel
Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva

Presidente da República visitou as OGMA no 95º aniversário da indústria aeronáutica portuguesa

 

No dia 22 de novembro, o Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, visitou as Oficinas Gerais de Material Aeronáutica, em Alverca, por ocasião do seu 95º aniversário.

Após uma apresentação da atividade da empresa, o Presidente da República percorreu vários hangares das oficinas onde se realiza a manutenção e de fabrico de alguns componentes para aeronaves.

 

 

Exercício “Lusitano 2013”

 

O Exercício “Lusitano 2013”, decorreu no arquipélago da Madeira, de 18 a 27 de novembro de 2013, envolvendo meios dos três ramos das Forças Armadas, com o objetivo de estudar uma catástrofe natural e uma crise de segurança na região.

O exercício integrou mil militares, sendo o seu planeamento e comando da responsabilidade do CEMGFA, através do seu Comando Operacional Conjunto, envolvendo outros departamentos do Estado, designadamente, o Ministério da Defesa Nacional e o Serviço Regional de Proteção Civil.

Na visita que efetuou ao exercício, o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, proferiu um discurso, de que salientamos as seguintes partes: “As Forças Armadas estão com total capacidade operacional para poderem intervir em cenários desta natureza”; a realização dum exercício desta natureza era muito importante por mostrar “a capacidade das Forças Armadas para responder a situações de natureza excecional, nomeadamente, através da intervenção da Força de Reação Imediata“; e, ainda, que “quando é necessário intervir num cenário real, é por força de muito treino (…) que as Forças Armadas conseguem e que dão tranquilidade e segurança aos portugueses”.

Neste exercício participaram, com o estatuto de observadores, membros das Forças Armadas da França, Itália, Marrocos, Líbia e Mauritânia, convidados no âmbito da presidência portuguesa da ‘Iniciativa 5+5 Defesa’.

 

 

Alunos do Uganda recebem apoio de militares portugueses

 

A equipa portuguesa do 6º INTAKE da European Union Training Mission-Somalia (EUTM-Somalia), deslocou-se, no dia 13 de novembro, à Escola Primária de Kaicumu, na região de Bihanga, no Uganda, com o objetivo de apoiar a comunidade escolar residente.

Os militares portugueses entregaram material escolar diverso e ainda um apoio financeiro de 450.000 xelins ugandeses, cerca de 150 euros. O donativo foi angariado pela equipa portuguesa, aquando das comemorações do Dia do Exército Português, no Bihanga Training Center, no Uganda.

Esta ação solidária teve como objetivo apoiar as infraestruturas escolares e contribuir para o aperfeiçoamento das condições de aprendizagem de aproximadamente cento e quarenta alunos, entre os 3 os 11 anos de idade.

 

 

IN MEMORIAM – 1Sargento João Paulo Roma Pereira

 

Uma escolta militar do 7º Contingente Nacional da ISAF, comandada pelo Coronel Vitor Manuel Meireles dos Santos, deslocou-se a Cabul para a realização de uma cerimónia de homenagem ao 1Sargento ‘CMD’ João Paulo Roma Pereira que, a 18 de novembro de 2005 perdeu a vida no cumprimento do dever.

A homenagem constou na deposição de uma coroa de flores e de uma oração no local, tendo sido precedida de uma celebração eucarística, em Kaia.

 

Exercício de Ciberdefesa do Exército, “CIBERPERSEU 2013”

 

Realizou-se, entre os dias 5 e 7 de novembro de 2013, o Exercício de Ciberdefesa do Exército, “CIBERPERSEU 2013”, que visou exercitar e avaliar a capacidade de resposta do Exército face à ocorrência de ciberataques de âmbito nacional ou internacional que, afetando as Comunicações e Sistemas de Informação (CSI), que suportam o Comando e Controlo (C2) do Exército, podem por em causa a obtenção da Superioridade de Informação das Forças Terrestres.

O exercício serviu, ainda, para a condução de ações de treino especializado, de teste e validação de procedimentos operacionais e técnicos, a desenvolver por parte dos utilizadores da rede e da infraestrutura de resposta e mitigação de incidentes de segurança informática, contribuindo assim para a consolidação da edificação da capacidade de Ciberdefesa no Exército.

Destaca-se a participação, na qualidade de jogadores ou de observadores, de uma quantidade muito significativa de instituições, organismos e empresas do Estado e da sociedade civil, que aproveitaram o Exercício para testar os seus processos internos.

 

 

Centro de Investigação da Academia da Força Aérea presente no ‘Festival IN’

 

O Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA) esteve presente, de 14 a 17 de novembro de 2013, no primeiro Festival Internacional de Inovação e Criatividade organizado em Portugal, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

O “stand” do Centro foi visitado por cerca de 56000 visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer os seus projetos de investigação em curso, nomeadamente, os três sistemas aéreos não-tripulados (UAV,) o ANTEX, ALFA e ALFA-EXTENDED, concebidos, construídos, instrumentados e testados pelos seus alunos.

Gerar artigo em pdf
2014-04-14
1115-1117
1074
19
REVISTA MILITAR @ 2018
by CMG Armando Dias Correia