Nº 2543 - Dezembro de 2013
Crónicas Bibliográficas - Uma Longa Caminhada - Adelino Coelho, 80 Anos

Mais do que um livro de memórias, é o testemunho de um beirão de boa cepa que atravessa, com muita vontade e assinalável brilho, os desafios que lhe são colocados. Em todo o percurso profissional intensamente vivenciado pelo autor, emerge, como constante, uma forte matriz de valores balizadora dos rumos que a ventura oferece e o esforço traça. Na narrativa que nos é oferecida, esses valores surgem-nos como inculcados pelo chão que o criou, desenvolvidos pela Instituição que o envolveu e caldeados no ambiente de amor e amizade que soube e quis cultivar.

Tão simples e tranquilo quanto é permitido a quem não teme porque nada deve, o Tenente-general Adelino Rodrigues Coelho convida as testemunhas do seu passado a penetrarem na intimidade das suas ricas vivências de experimentado militar e devotado cidadão. Desafia, assim, a, com ele, serem revisitadas situações experimentadas ao longo de todo um muito rico, exigente e diversificado período da nossa História, num trajecto que, passando por Angola, Moçambique e, particularmente, por Timor, traduz bem o esforço de uma geração que serviu, com elevado sentido do dever, tudo quanto a Pátria lhe exigiu.

A leitura do “Longo Caminho de Adelino Coelho” é, pois, muito interessante porque, para além de proporcionar um mais profundo conhecimento do autor, faculta uma muito oportuna reflexão sobre a dura simplicidade da carreira das armas, cuja total disponibilidade constitui a razão de ser da condição militar.

A Revista Militar, orgulhosa deste seu consócio, agradece-lhe mais este contributo.

 

Tenente-general João Carlos de Azevedo de Araújo Geraldes

Vogal Efetivo da Direção Revista Militar

Tenente-general
João Carlos de Azevedo de Araújo Geraldes
Gerar artigo em pdf
2014-04-14
1124-1125
841
92
REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia