Nº 2547 - Abril de 2014
Crónicas Militares Nacionais
Coronel
Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva

Visita da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional à Academia da Força Aérea

 

A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu, no dia 12 de março de 2014, a visita da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional (SEADN), Drª. Berta Cabral, que foi recebida pelo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro, e pelo comandante da AFA, Major-general Joaquim Borrego.

A visita começou pelos Laboratórios de Ciências e Tecnologia, onde os alunos têm aulas de Ciências e Tecnologias. De seguida, foi visitado o Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA), onde são desenvolvidas as plataformas Aéreas Não-Tripuladas (UAV), no âmbito do projeto PITVANT, com uma breve explicação sobre as capacidades operacionais destes sistemas.

De realçar a visita ao Centro de Atividades Aéreas onde está instalado o simulador do Chipmunk, instrumento fundamental na formação dos alunos de pilotagem aeronáutica da Academia da Força Aérea.

A visita culminou com a receção da SEADN, pelos alunos, na sala de alunos, onde foi entregue uma oferta alusiva ao evento.

 

Visita da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional à Academia Militar

 

A Academia Militar (AM) recebeu, no passado dia 14 de março de 2014, a visita da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional (SEADN), Dr.ª Berta Cabral.

A sessão de trabalho, que contou igualmente com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, foi organizada em dois momentos: o primeiro, decorreu pela manhã nas instalações da Sede, em Lisboa, e o segundo, já ao início da tarde, no Aquartelamento da Academia Militar na Amadora, local onde viria a terminar.

Nas instalações da Sede da AM, após a apresentação de cumprimentos, na Sala do Conselho Académico, foram conduzidos dois brífingues de trabalho: o primeiro, pelo respetivo Comandante, Tenente-general José António Carneiro Rodrigues da Costa, com o objetivo de dar a conhecer aspetos relacionados com a natureza, missão e organização da Academia Militar; o segundo, conduzido pelo Coronel Tirocinado Corte-Real Andrade, no âmbito da área específica do Centro de Investigação da Academia Militar, onde foi apresentado o ponto de situação dos diversos projetos de investigação em curso.

A SEADN teve ainda a oportunidade de conhecer o inestimável património histórico e cultural do Palácio da Bemposta, edifício de Comando da AM, bem como tomar contacto com todas as infraestruturas que compõem a AM, especialmente as desportivas, de internato e de ensino.

 

 

Visita da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional à Escola Naval

 

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional (SEADN), Dr.ª Berta Cabral, visitou a Escola Naval (EN), no dia 19 de Março de 2014, tendo sido recebida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, e pelo Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Bastos Ribeiro, o qual fez a apresentação da EN.

A SEADN, no discurso que proferiu, afirmou que “(…) as sinergias e o governo comum no futuro Instituto Universitário Militar permitirão às Escolas de Ensino Superior Militar (EESM) ganharem a dimensão e a escala que precisam para afirmarem como instituições de ensino superior de referência”. Considerou ainda essenciais que “os projetos de investigação que estão a decorrer em todas as academias militares, incluindo a Escola Naval, são projetos importantes para as Forças Armadas mas também para indústria (…) as parcerias entre as academias a as empresas desta área são essenciais para podermos desenvolver capacidade científica e aplicá-la às necessidades da comunidade em geral (…)”.

 A SEADN realçou ainda “a importância da Escola Naval para o futuro da Marinha e da Autoridade Marítima, tendo em vista a extensão da plataforma continental e multidisciplinaridade e complementaridade que terá de existir entre os Ramos das Forças Armadas”.

 

 

Designação do novo Secretário-geral da OTAN

 

No dia 28 de Março de 2014, o Conselho do Atlântico Norte (NAC) designou o Senhor Jens Stoltenberg (ex-Primeiro-ministro da Noruega) para as funções de Secretário-geral da NATO e Presidente do NAC, substituindo no cargo o Senhor Anders Fogh Rasmussen.

O Senhor Stoltenberg assumirá estas novas funções no dia 1 de outubro de 2014, data em que o atual Secretário-geral expirará o seu mandato, após cinco anos e dois meses liderando a Aliança Atlântica.

 

 

Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço

 

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a Academia Militar, está a realizar, no ano académico 2013/2014, a primeira edição do Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço (I CGCiber 2014).

A criação do Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço, tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com situações de crise no ciberespaço e os seus objetivos enfatizam a partilha do conhecimento, desenvolvimento de capacidades analíticas, cultura estratégica e o estudo e a investigação científica nos domínios da Segurança e Defesa do Ciberespaço.

O Curso tem uma estrutura modular, cada uma com a duração de um dia (seis horas), subordinados aos seguintes temas: “Perspetiva Global do Ciberespaço”, “Economia, Tecnologia e Segurança”, “Cibersegurança”, “Ciberdefesa” e “Exercício de Decisão Estratégica”.

Gerar artigo em pdf
2014-08-08
343-345
887
14
REVISTA MILITAR @ 2019
by CMG Armando Dias Correia