Nº 2556 - Janeiro de 2015
Crónicas Bibliográficas - Uma História da Maçonaria em Portugal

Uma História da Maçonaria em Portugal

Prof. Doutor António Ventura

O investigador Prof. Doutor António Ventura, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e colaborador da Revista Militar, foi distinguido com o «Prémio de História Moderna e Contemporânea de Portugal – 2014», atribuído pela Academia Portuguesa de História, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, pela publicação da obra Uma Históia da Maçonaria em Portugal (1727-1986).

Neste volume, com cerca de 900 páginas, o autor remete-nos, entre outros aspetos, para mais de 2.500 referências de personalidades muito diversificadas da vida nacional, entre as quais se constata a participação de muitos militares de diferentes patentes, naquela “organização secreta”.

A obra que é apoiada numa vasta bibliografia constituída por fontes manuscritas (em que se incluem documentos do Arquivo Geral da Marinha e do Arquivo Históico Militar), fontes impressas (publicações maçónicas, periódicas e não periódicas, e obras antimaçónicas) e um conjunto de títulos de referência e estudos monográficos de reconhecidos autores, no domínio da história da Maçonaria, “percorre” cronologicamente mais de dois séculos e meio, de vários períodos históricos, integrando factos da segunda metade do reinado de D. João V até à adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia. No dizer do seu autor, “o livro não é uma história exaustiva da Maçonaria em Portugal, mas sim um contributo para uma melhor compreensão da vida dessa organização entre nós durante quase trezentos anos. As balizas temporais justificam-se, a primeira – 1727 – pelo início da Maçonaria em Portugal, ainda que sem a participação de portugueses. A útima – 1986 – constitui o momento em que se consumou a primeira cisão na Maçonaria Portuguesa depois de abril de 1974, multiplicando-se a partir de então, o aparecimento de novas Obediêcias.”

A Revista Militar felicita o Prof. Doutor AntónIo Ventura e o Círculo de Leitores pela publicação do livro e agradece o volume que foi ofertado para o acervo da Biblioteca.

Major-general Adelino de Matos Coelho
Diretor-Gerente da Revista Militar

Major-general
Adelino de Matos Coelho
Gerar artigo em pdf
2015-05-06
117-118
593
40
Avatar image

Major-general

Adelino de Matos Coelho

Habilitado com os Cursos de Infantaria, da Academia Militar, Geral de Comando e Estado-Maior e Superior de Comando e Direção, do Instituto de Altos Estudos Militares; possui outros Cursos de que se destacam o de Oficial de Informação Pública do Comando Aliado da Europa da OTAN (Bélgica), o Curso Militar de Direito Internacional dos Conflitos Armados, do Instituto de Direito Humanitário de Sanremo (Itália) e o Diploma de Pós-Graduação em Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades e Órgãos do Exército, nomeadamente, no Regimento de Infantaria de nº 3, em Beja, que comandou, e no Estado-Maior do Exército, onde desempenhou o cargo de Chefe da Divisão de Pessoal. Além disso, também desempenhou carg

REVISTA MILITAR @ 2017
by CMG Armando Dias Correia