Nº 2571 - Abril de 2016
Pessoa coletiva com estatuto de utilidade pública
Crónicas Militares
Coronel
Nuno Miguel Pascoal Dias Pereira da Silva

Visita de uma delegação das Forças Armadas Turcas às Forças Armadas Portuguesas

No período de 2 a 5 de março de 2016, realizou-se a visita de uma Delegação das Forças Armadas Turcas às Forças Armadas Portuguesas. A delegação turca foi recebida pelo Adjunto para o Planeamento e Coordenação do EMGFA, Tenente-general Sílvio José Pimenta Sampaio, tendo a visita tido por finalidade reforçar a cooperação bilateral entre os dois países e assuntos da atualidade respeitantes à situação geoestratégica entre outros aspetos de interesse militar mútuo.

Das atividades do programa fizeram ainda parte visitas aos três ramos das Forças Armadas, tendo sido proporcionado: na Marinha, a visita ao Comando Naval; no Exército, a visita ao Comando das Forças Terrestres; e, na Força Aérea, a visita à Academia da Força Aérea e ao Museu do Ar.

 

A Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa e o NRP Vasco da Gama participaram nos Exercícios OBANGAME EXPRESS e SAHARAN EXPRESS

Decorreram no Golfo da Guiné, no período de 20 a 24 de março 2016, os exercícios OBANGAME EXPRESS (OE16) e SAHARAN EXPRESS (SE16), tendo neles a participado a ‘Esquadra 601’ da Força Aérea Portuguesa e o ‘NRP Vasco da Gama’.

O OE16 e o SE16 fazem parte da série de exercícios ‘Express’ que o United States Africa Command (AFRICOM) desenvolve e promove ao longo do ano, em várias regiões do continente africano, no âmbito da iniciativa americana de combate à proliferação de armas de destruição massiva.

Os exercícios visaram dotar a República de Cabo Verde e a República de São Tomé e Príncipe de capacidades para conduzir operações navais nas suas regiões de influência,

Durante o exercício na área de operações atribuída ao navio foram realizadas várias interações de treino e formação, com equipas de abordagem e vistoria das Forças Armadas da República Democrática do Congo e da República de Angola. Os cenários e eventos de suporte ao exercício basearam-se no combate ao narcotráfico, pesca ilegal e não reportada, imigração clandestina e contra a proliferação de materiais de destruição massiva, exercitando-se ainda os procedimentos de articulação operacional entre os meios no mar e o Centro de Operações Marítimas em Luanda e em Banana (RDC).

 

Empresas Portuguesas apresentaram produtos à OTAN

No dia 23 de março de 2016, o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes, participou no Dia da Indústria Portuguesa, na Agência de Compras e Apoio da OTAN (Portuguese Industry Day at NSPA), que reuniu 64 empresas e 94 empresários portugueses na sede da agência responsável pelas aquisições da OTAN e dos países da Aliança, em Capellen, no Luxemburgo.

O Dia da Indústria Portuguesa na Agência de Compras e Apoio da OTAN é uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em coordenação com a Delegação Permanente de Portugal junto da OTAN.

No discurso de abertura do encontro, o Ministro da Defesa Nacional reconheceu o passo importante dado pelos empresários portugueses ao participarem nesta iniciativa, o que lhes “poderá permitir conhecer potenciais clientes e tornarem-se fornecedores da OTAN e dos países da Aliança”.

No decorrer do discurso, o Ministro da Defesa Nacional afirmou ainda “que o Governo português está ciente dos desafios que os empresários portugueses enfrentam e garantiu que estes “podem contar com o Ministério da Defesa para os apoiar neste empreendimento”, e que o “Ministério da Defesa não age apenas como investidor e consumidor, mas também como regulador e força-motora da indústria de defesa” (…) “Enquanto força motora, procura promover uma política de investimento público apropriada e criar condições equitativas para todos os atores envolvidos”, e que enquanto regulador, “cabe-lhe ainda facilitar a internacionalização das empresas, procurando remover as barreiras burocráticas e administrativas”.

O total de contratos celebrados pelas empresas portuguesas na NSPA atingiu os 33,81 milhões de euros, em 2015, o que confere a Portugal a 10.ª posição enquanto fornecedor desta agência da OTAN entre os 28 países da Aliança.

Com a participação recorde de 64 empresas no evento, espera-se que este volume de negócios não só aumente como também envolva uma crescente diversidade de empresas nacionais e setores de atividade.

 

A Fragata ‘NRP Vasco da Gama’ visitou Angola

Após participar no exercício OBANGAME/SAHARAN EXPRESS 2016, a fragata ‘NRP Vasco da Gama’ visitou os portos de Luanda (23 a 27 de março de 2016) e do Lobito (29 a 31 de março de 2016), em Angola.

Esta visita visa apoiar os projetos em curso no domínio da cooperação técnico-militar, potenciando as capacidades de defesa e segurança marítima, e as relações de amizade e confiança entre os dois países.

A fragata ‘Vasco da Gama’ é comandada pelo capitão-de-fragata Neves Rodrigues, tem embarcados 185 militares, incluindo uma secção de fuzileiros com equipas de abordagem, uma equipa de mergulhadores de combate, e uma equipa médica para treino e assistência humanitária. Tem ainda embarcados vários militares convidados de marinhas amigas e aliadas.

 

2º Batalhão de Infantaria Paraquedista partiu para missão no Kosovo

O primeiro grupo de 54 militares do 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista partiu, no dia 31 de março do corrente ano, da Base Aérea Nº 6, no Montijo, para o Teatro de Operações do Kosovo, com vista a iniciar o processo de rotação dos efetivos que atualmente constituem a Força Nacional Destacada (FND) que integra a Kosovo Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) da KFOR (Kosovo Force).

O 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista é comandado pelo Tenente-Coronel Francisco Manuel de Almeida Sousa, substituirá no Teatro de Operações o 2º Batalhão de Infantaria Mecanizada, com missão prevista entre abril e outubro de 2016.

A cerimónia de despedida da Força contou com a presença do Ministro da Defesa, Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes, e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro.

Gerar artigo em pdf
2016-06-16
363-366
336
5
REVISTA MILITAR @ 2023
by CMG Armando Dias Correia