Quando, em Agosto de 1914, rebentou o conflito que ficaria conhecido como a Grande Guerra, a Grã-Bretanha exerceu uma pressão diplomática sobre o Governo Português para que se mantivesse como não-beligerante; tal possibilitava-lhe a utilização dos portos portugueses para apoio e abastecimento dos seus navios.
Em Portugal, as opiniões dividiam-se e não havia consenso sobre a participação portuguesa. Defendiam alguns, os chamados não intervencionistas, a manutenção da neutralidade por o país e as Forças Armadas não estavam preparados militar e economicamente para um conflito de tal intensidade.
O grupo dos beligerantes ou intervencionistas, defendia a participação portuguesa no conflito, ao lado da Grã-Bretanha, como forma de cumprir a aliança Luso-Britânica, impor internacionalmente o regime republicano e, no final do conflito, ter assento nas negociações de paz, para garantir a soberania das Colónias, especialmente as que tinham fronteiras com os territórios alemães.
O Exército conseguiu, com o chamado milagre de Tancos, organizar um Corpo de Exército para actuar no teatro de operações da Europa, a Marinha teve muita dificuldade em preparar-se, porque, como já dizia o padre Fernando de Oliveira, no Século XVI, uma Armada não pode improvisar-se.
A Armada Portuguesa contava, em 1914, com um conjunto de unidades navais muitas heterogeneas, totalizando 25000 toneladas de deslocamento, que a rápida evolução dos armamentos navais, verificada nos primeiros anos do Século XX, tornara obsoletos[1].
Algumas das unidades de menor porte, utilizadas nas Estações Navais do Ultramar, tinham sido transferidas para a Marinha Colonial – criada em 1912 – e dependiam do Ministério das Colónias; apesar de guarnecidas por pessoal da Armada, actuavam sob as ordens dos Governadores dos territórios onde se encontravam.
Os navios estavam vocacionados para o combate de superfície, num período em que a ameaça submarina, a mina e o torpedo já representavam um novo e importante dado na guerra naval. A única unidade naval capaz de executar missões de guerra submarina era o Espadarte, um submersível encomendado ainda no tempo da monarquia e que entrou ao serviço em 1912. A sua eficácia operacional levou logo à encomenda de mais três unidades semelhantes, que seriam entregues em finais de 1917.
Os efectivos da Armada rondavam os 4000 homens (cerca de 300 oficiais e 3700 sargentos e praças)[2].
Um episódio estranho deste período foi o caso do contratorpedeiro Liz. Este navio encomendado a Itália pelo governo chinês, antes da guerra, foi posto à venda pelo estaleiro, já depois do início do conflito, por falta de pagamento do comprador.
Figura 1 – Contratorpedeiro Liz (1915). Foto do Museu de Marinha.
Portugal adquiriu-o, aumentou-o ao serviço da Armada, em 20 de Dezembro de 1914, e trouxe-o para Portugal. Passados poucos meses, o navio foi levado para Sesimbra onde foi entregue a uma guarnição britânica que o levou, baptizado como Arno. Foi abatido ao efectivo, oficialmente, em 23 de Maio de 1915.
A situação de neutralidade nunca foi assumida oficialmente pelo Governo Português, no início do conflito, afirmando apenas que se mantinha na expectativa.
Em África, e apesar da não-beligerância portuguesa, as forças militares alemãs hostilizavam as guarnições portuguesas nas fronteiras[3].
Foram tarefas da Armada, assumidas logo em 1914:
Um dos actos desempenhados pela Armada, neste conturbado período e que viria a ter significativas consequências, ocorreu a 14 de Maio de 1915, quando, sob o comando do capitão-de-fragata Leote do Rego e conjuntamente com forças do Exército, depôs o Governo Ditatorial do general Pimenta de Castro – opositor da entrada de Portugal no conflito – e restabeleceu o Regime Constitucional, subindo ao poder os partidários da intervenção portuguesa.
A 5 de Julho do mesmo ano seria criada a Divisão Naval de Defesa e Instrução, sob o comando de Leote do Rego, embarcado no cruzador Vasco da Gama, e constituída pelos cruzadores Almirante Reis e Adamastor, Contratorpedeiros Guadiana e Douro, Torpedeiros Nº 1 e Nº 2, submersível Espadarte e vapor Lidador.
Com a entrada formal de Portugal na Grande Guerra, a Armada foi chamada a assumir, para além das que já vinham sendo desempenhadas desde 1914, as seguintes tarefas:
COMBÓIOS | TONELAGEM | MILHAS | NAVIOS |
148 | 500.000 | 60000 | 18 |
Figura 2 – Escoltas efectuadas pela Armada Portuguesa.
Sendo esperado, pelo menos desde Maio de 1915, data da subida ao poder dos partidos intervencionistas ou guerristas, que Portugal participasse directamente no conflito, não houve qualquer esforço para reforçar os meios materiais e humanos da Marinha para enfrentar as novas ameaças da guerra naval: o submersível e a mina.
Figura 3 – Cruzador Couraçado Vasco da Gama. Aguarela de Fernando Lemos Gomes. Museu de Marinha.
Leote do Rego, comandante das Divisão Naval de Defesa e Instrução, após o Golpe Militar de Maio de 1915, apenas se preocupou em manter preparadas e aprontadas as grandes unidades navais de superfície – cruzadores e contratorpedeiros – que, desde 1914, vinham assegurando algumas escoltas aos Transportes de Tropas com destino a África.
Na realidade, quando Portugal entrou na Grande Guerra, a ameaça naval alemã estava limitada à guerra submarina e às minas, pois os corsários de superfície já tinham sido neutralizados e a Grande Esquadra estava retida na sua base do Mar do Norte.
Apesar dos êxitos da guerra submarina e das minas marítimas, desde 1914 – e que justificariam o pedido britânico de apresamento dos navios mercantes alemães –, nada estava feito em Portugal para enfrentar essas ameaças, quando, em 9 de Março de 1916, o Império Alemão declarou guerra à República Portuguesa.
Só em 29 de Fevereiro, o comandante Leote do Rego iniciara os preparativos para a protecção do porto de Lisboa e de outros portos nacionais; anteriormente, apenas o Mindelo (Cabo Verde) tinha sido dotado de uma estrutura de defesa: o Destacamento de Marinha Expedicionário a Cabo Verde e a montagem de várias peças de artilharia, logo em 1914.
A 27 de Março de 1916, foi determinada a subordinação da Direcção-Geral de Marinha e da Administração dos Serviços Fabris à Majoria-Geral da Armada, criando-se uma improvisada organização de tempo de guerra.
Em Abril do mesmo ano, foi criada a Superintendência do Serviço Naval de Defesa Marítima, cuja missão era a realização de estudos de preparação para a guerra e a elaboração dos programas de instrução de pessoal.
Um Decreto de Maio de 2016 determina a mobilização de vinte e sete navios e embarcações de comércio e de pesca para o serviço da Armada, além de um número indeterminado de embarcações de recreio.
Mas a mobilização destes navios era ‘um pau de dois bicos’ num país deficitário de meios marítimos – de comércio e de pesca; assim, a mobilização das embarcações de pesca fazia diminuir as capacidades de captura da frota nacional. E o mesmo se pode dizer da dos navios de comércio; mas, dos vinte e sete navios mobilizados, vinte e um eram arrastões e traineiras.
Para os guarnecer foram necessários meios humanos extraordinários que se foram buscar às actividades civis: marinha de comércio, pesca e membros dos clubes náuticos.
Vai aqui surgir ainda outro problema; com a requisição dos 72 navios alemães e austro-húngaros – duplicando a tonelagem do armamento nacional – não havia tripulantes em número suficiente para, de repente, guarnecer tantos navios, pelo que foi necessário proceder à sua formação acelerada; e a mobilização para a Armada ainda mais aumentou essa insuficiência.
Em 1914, havia 487 oficias da Armada em serviço efectivo, mas com a mobilização das Reservas e de Voluntários, conseguiram obter-se 750 oficiais. Quanto a Sargentos e Praças era oficial e publicamente reconhecida a carência de efectivos destas categorias.
Pelos motivos apontados, as tripulações dos navios ex-alemães entregues aos Transportes Marítimos do Estado, foram maioritariamente constituídas por pessoal sem experiência o que teria consequências quanto ao seu comportamento em situações de perigo, como foi o caso do vapor Barreiro, em que uma parte da tripulação em pânico correu para os salva-vidas logo que soaram os primeiros tiros contra o navio.
Para a integração dos voluntários, cuja incorporação se iniciou apenas em Agosto de 1916, foi criada a Secção de Auxiliares da Defesa Marítima (ADM), utilizados maioritariamente nas guarnições dos navios mobilizados para a Defesa Marítima dos Portos e a escolta de navios mercantes.
Numa tentativa para aumentar imediatamente o número de oficiais disponíveis, a Escola Naval deu por findos os 2º e 3º anos e os seus alunos incorporados imediatamente no quadro de oficiais.
Em Junho de 1916, são estabelecidos os cursos intensivos na Escola Naval e na Escola Auxiliar de Marinha, enquanto aumentava o recrutamento nas Escolas de Alunos Marinheiros.
O Arsenal da Marinha desenvolveu esforços para terminar as construções em curso – os contratorpedeiros Vouga e Tâmega e as canhoneiras Bengo e Mandovi – reparar as unidades existentes – nomeadamente, o contratorpedeiro Tejo – e pôr a navegar os navios apresados aos alemães e que tinham sido sabotados pelas tripulações.
Este esforço viria a ser dificultado pelo incêndio que, a 18 de Abril de 1916, deflagrou no Arsenal da Marinha e que destruiu parte das suas instalações fabris, nomeadamente, a Sala do Risco, e as instalações da Escola Naval e do Museu de Marinha. Além do valioso património do Museu, perderam-se os arquivos e o material escolar da Escola Naval, cujo funcionamento foi seriamente afectado por esta ocorrência que, segundo a imprensa da época, terá tido mão criminosa e, pelo período em que aconteceu, atribuída a sua responsabilidade a agentes alemães.
O Exército Português preparou, em Tancos, um Corpo de Exército, com cerca de 55.000 homens, para participar na luta em França. A deslocação do Corpo Expedicionário Português (CEP), seria feita quase totalmente por via marítima, uma vez que a neutralidade espanhola impedia o uso do transporte ferroviário através daquele país.
Apesar da disponibilidade dos navios mercantes apresados aos alemães, Portugal não contava com navios capazes de assegurar o transporte daquele contingente, tendo os britânicos colocado à disposição do Governo Português sete grandes navios de transporte – Bellerophon, City of Benares, Inventor, Bohemian, Rhesus, Flávia e Laomedon –- que, conjuntamente com os cruzadores auxiliares Pedro Nunes e Gil Eanes, o vapor francês Rome e o navio dos Transportes Marítimos do Estado Gil Vicente, assegurariam os transportes para Brest.
Figura 4 – Cruzador auxiliar Pedro Nunes. Aguarela de Fernando Lemos Gomes. Museu de Marinha.
O transporte do CEP foi iniciado em 30 de Janeiro de 1917 e terminaria, após 125 viagens, em 11 de Fevereiro de 1920, com o repatriamento dos seus últimos militares.
Os transportes eram habitualmente escoltados pelos contratorpedeiros Douro e Guadiana e por navios britânicos, mas, várias vezes, o Pedro Nunes, pela sua velocidade, efectuou viagens sem escolta; por esse motivo ficaria conhecido em Brest como o navio-fantasma.
Mas este transporte teve alguns problemas, pela falta de meios de transporte – os britânicos mandaram retirar os seus navios, no final de 1917 – e a falta de escoltas, que os britânicos também deixaram de disponibilizar. A situação obrigou a longas e demoradas trocas de notas diplomáticas para se conseguirem meios de transportar a totalidade do CEP para França. Maurício de Oliveira refere-se a este facto afirmando: “Todas estas dificuldades tinham derivado da falta de quatro contratorpedeiros! Os tais contratorpedeiros da série Douro que deveria ter sido continuada e que só o foi muito mais tarde! Por causa da falta de quatro contratorpedeiros, trocámos notas diplomáticas com a Inglaterra, demorámos a completamento do nosso Corpo de Exército e demonstrámos mais uma vez pobreza, a pobreza derivada da manifesta imprevidência! Tudo por causa de quatro contratorpedeiros! É triste!”
ANO | MÊS | DIA | NAVIO | PAÍS | PASSAGEIROS | DESTINO (DATA) | ESCOLTA |
1917 | Jan | 30 | Bellerophon | GB | 12 420 | Brest (02Fev1917) | |
City of Banares | |||||||
Inventor | |||||||
Bohemian | |||||||
1917 | Fev | 08 | Pedro Nunes | PT | 575 | Brest (21Fev1917) | CT 31(GB) |
1917 | Fev | 16 | Rhesus | GB | 6 610 | Brest (19, 20 e 21Fev1917) | Guadiana |
Flavia | |||||||
Lasmedon | |||||||
Gil Eanes | PT | ||||||
1917 | Fev | 23 | Bellerophon | GB | Brest (25 e 26Fev1917) | ||
City of Benares | |||||||
Inventor | |||||||
Bohemian | |||||||
1917 | Mar | 16 | Pedro Nunes | PT | Brest (19 e 21Mar1917) | ||
Rhesus | GB | ||||||
Flavia | |||||||
Lasmedon | |||||||
1917 | Mar | 23 | Bellerophon | Brest (26 e 27Mar1917) | |||
City of Benares | |||||||
Inventor | |||||||
Bohemian | |||||||
1917 | Abr | 15 | Pedro Nunes | PT | 8 269 | Brest (18Abr1917) | |
Rhesus | GB | ||||||
Flavia | |||||||
Lasmedon | |||||||
1917 | Abr | 22 | Bellerophon | Brest (25Abr1917) | |||
City of Benares | |||||||
Inventor | |||||||
Bohemian | |||||||
1917 | Mai | 16 | Gil Eanes | PT | 8 079 | Brest (19Mai1917) | CT 73(GB) |
Pedro Nunes | |||||||
Flavia | GB | ||||||
Lasmedon | |||||||
1917 | Mai | 27 | Bellerophon | Brest (30Mai1917) | |||
City of Benares | |||||||
Inventor | |||||||
Bohemian | |||||||
1917 | Jul | 14 | Bellerophon | 7 196 | Brest (17Jul1917) | ||
City of Benares | |||||||
Inventor | |||||||
Bohemian | |||||||
1917 | Jul | 25 | Bellerophon | Brest (28Jul1917) | |||
Inventor | |||||||
1917 | jul | 17 | Gil Eanes | PT | 210 + carga | Brest (20Jul1917) | Guadiana |
1917 | Ago | 08 | Bellerophon | GB | 7590 | Brest (11Ago1917) | |
Inventor | |||||||
1917 | Ago | 21 | Bellerophon | Brest (24Ago1917) | |||
Inventor | |||||||
1917 | Ago | 26 | Pedro Nunes | PT | Brest (30Ago1917) | ||
1917 | Set | 26 | Bellerophon | GB | 2 620 | Brest (29Set1917) | |
Inventor | |||||||
1917 | Out | 10 | Inventor | 2 084 | Brest (13Out1917) | Guadiana | |
Pedro Nunes | PT | ||||||
1917 | Nov | 17 | Pedro Nunes | PT | 792 | Brest (20Nov1917) | |
1918 | Jan | 09 | Gil Eanes | Brest (15Jan1918) | Guadiana | ||
1918 | Jan | 15 | Rome | FR | 526 | Brest (18Jan1918) | |
1918 | Fev | 14 | Pedro Nunes | PT | 1 836 | Brest (17Fev1918) | Douro |
Gil Vicente | |||||||
1918 | Abr | 26 | Pedro Nunes | Brest (29Abr1918) | Douro | ||
1918 | Jun | 07 | Pedro Nunes | Brest (10Jun1918) | Douro | ||
1918 | Set | 16 | Gil Eanes | Brest (19Set1918) | Augusto de Castilho | ||
1918 | Set | 28 | Pedro Nunes | St Nazaire (01Out1918) | Douro |
Figura 5 – Transportes de Tropas para França (1916-1919)[4].
Recordemos que estavam em construção no Arsenal da Marinha, desde 1914, dois contratorpedeiros, estava mais um em reparação, desde 1912, e vendêramos outro à Grã-Bretanha, em 1915.
No total, foram transportados para França, em 1917 e 1918, 59383 militares, 7783 cavalos, 1501 viaturas e 312 camiões.
No regresso, entre 1918 e 1920, foram transportados 49738 militares, 4250 cavalos, 1916 viaturas, utilizando-se os cruzadores auxiliares Pedro Nunes e Gil Eanes, e alguns navios dos Transportes Marítimos do Estado.
Durante o conflito chegou ainda a ponderar-se a ideia de enviar para França um Batalhão de Marinha, mas a falta de efectivos, nomeadamente oficiais, inviabilizou este projecto.
Em Maio de 1918, foram desembarcados no porto da Horta efectivos militares do Campo Entrincheirado de Lisboa para reforçar a defesa daquela ilha, onde tinha sido instalada uma Estação Meteorológica que enviava, através do cabo submarino, informações sobre o tempo no Atlântico Central.
As condições meteorológicas da costa portuguesa, com a sua habitual vaga de vento e as neblinas ou nevoeiros, davam vantagem aos submarinos alemães, que aqui conseguiram afundar alguns navios portugueses e aliados.
Figura 6 – Ataque ao lugre Douro. Aguarela de Stuart Carvalhais Revista Ilustração Portuguesa.
Mesmo antes da declaração de guerra, foram afundados por submarinos alemães o vapor Cisne, o lugre Douro e o iate Vasco da Gama.
Depois da declaração de guerra foram afundados, ao largo do cabo de São Vicente, ainda em 1916, os vapores Espinho (1 de Junho de 1916), e o lugre Brizela (9 de Dezembro de 1916); em 1917, foi a vez de mais trinta e quatro navios e embarcações serem afundados pelos alemães. Em 1918, realizaram-se mais dezanove ataques a navios portugueses ao largo da costa do continente.
A 17 de março de 1917, um mês depois de decretada pelos alemães a guerra submarina sem restrições, o UC-67 afundava a mais insignificante vítima portuguesa desta guerra; o caíque Primeira Flor de Abril, de 20 TAB foi afundado 15 milhas a Oeste do cabo da Roca; o mesmo submersível destruiu ainda, no mesmo local, os caíques Senhora do Rosário (22 TAB), Restaurador (25 TAB) e Santa Rita (27 TAB).
As dificuldades da Armada em garantir a segurança da navegação ao longo da costa portuguesa levaram à criação de uma base naval francesa, em Leixões, e à instalação de uma base da aviação naval, em Aveiro, para garantir a segurança da navegação entre o cabo Mondego e o Norte do cabo Finisterra. No Sul, as deficiências da Esquadrilha Fiscal do Algarve levaram os franceses e os britânicos a instalarem bases em Lagos e na Baleeira para patrulhar as aproximações ao cabo de São Vicente.
Apesar de todas as dificuldades, a Armada organizou, durante o conflito, um total de 148 comboios, representando cerca de 500.000 toneladas de carga transportada e mais de 60000 milhas percorridas, executados por dezoito navios da Armada, sem uma única perda, apesar de alguns encontros com os submersíveis inimigos; quatro, em 1917, e doze, em 1918.
Da Armada perderam-se, por acção da guerra submarina, o caça-minas Roberto Ivens e o patrulha de alto-mar Augusto de Castilho, como adiante referiremos.
ANO | MÊS | DIA | NAVIO | TAB | LOCAL |
1916 | Jun | 1 | Vapor Espinho |
| Cabo de São Vicente |
Dez | 9 | Lugre Brizela |
| Cabo de São Vicente | |
1917 | Mar | 17 | Caíque Primeira Flor de Abril | 20 | Cabo da Roca |
|
| 34 navios atacados e afundados | 4400 | Continente | |
1918 |
|
| 18 navios afundados | 5130 | |
1 navio danificado | 5556 | Aveiro |
Figura 7 – Navios Atacados na Costa Portuguesa.
A intervenção da Armada foi também relevante na defesa dos portos de Portugal continental, ilhas adjacentes e arquipélago de Cabo Verde[5].
No Continente, devem lembrar-se a defesa das barras dos portos de Lisboa e de Leixões, que incluíram patrulhamento naval e submarino e postos de vigilância em terra.
A Esquadrilha Fiscal da Costa, com sede em Faro, acumulou estas funções com a de fiscalização da pesca e a vigilância marítima, nomeadamente da baía de Lagos, onde estacionavam frequentemente navios de guerra britânicos.
ANO | MÊS | DIA | U | PORTO | RESULTADO |
1916 | Dez | 3 | U-83 | Baía do Funchal (Madeira) | Afundou o Surprise, o Kangoroo e o Dacia |
4 | U-47 | Baía do Mindelo (Cabo Verde) | Tentativa de ataque ao paquete Moçambique e às canhoneiras Beira e Ibo (sem resultado) | ||
1917 | Jul |
| U-155 | Ponta Delgada (Açores) | Bombardeamento da cidade de Ponta Delgada |
26 | UC-54 | Barra de Lisboa | Uma das minas deixadas, em 14Jul, atingiu o caça-minas Roberto Ivens (afundamento rápido) | ||
Nov | 2 | U-151 | Baía do Mindelo (Cabo Verde) | Torpedeamento com afundamento dos navios brasileiros Guahyba e Acary | |
7 | Tentativa de acostar ao navio holandês Kennemerland – detectado pela canhoneira Ibo, foi obrigado a deixar o porto em imersão | ||||
14 | Nova tentativa de entrar no porto – detectado pela canhoneira Ibo, retirou em imersão | ||||
Dez | 17 | U-155 | Funchal (Madeira) | Ataque à cidade do Funchal, sendo repelido pelos patrulhas Dekade e Mariano de Carvalho |
Figura 8 – Ataques aos Portos portugueses.
A defesa marítima do porto de Lisboa, desenvolvida, como já referimos, a partir de 1916, passou a ser constituída por duas esquadrilhas de patrulha e uma parelha de caça-minas.
Uma das esquadrilhas vigiava, a Norte, a área entre o cabo Raso e Cascais e a área a Sul, entre o cabo Espichel e o Bugio.
Na barra do porto de Lisboa e nas suas aproximações, os caça-minas Roberto Ivens, Azevedo Gomes e Hermenegildo Capelo procederam à árdua e perigosa missão de rocegar minas, mantendo aberto e seguro o mais importante porto nacional. Por várias vezes foram encontradas minas lançadas por submarinos inimigos.
Foram montadas duas barragens anti-submarinas, uma exterior e outra interior à linha de entre-torres[6], cujo funcionamento de abertura e fecho era garantido por embarcações de apoio.
Foram também instalados postos de vigilância no cabo da Roca, em Cascais (equipado com um projector) e no cabo Espichel; colocou-se um hidrofone ao largo de Cascais e baterias de artilharia, guarnecidas por pessoal de Marinha, entre o cabo Raso e Cascais, junto ao Bom Sucesso e em Porto Brandão.
Na tarde do dia 26 de Julho de 1917, o caça-minas Roberto Ivens embateu contra uma dessas minas e afundou-se, 6 milhas a Sudeste de Cascais; morreram neste incidente, para além do comandante do navio, primeiro-tenente Raul Alexandre Cascais, mais catorze militares, de uma guarnição de vinte e dois homens.
Das cerca de 100 minas largadas ao largo da barra do Tejo, foram rocegadas catorze e uma fez explodir e afundou o caça-minas Roberto Ivens. Outras cinquenta e cinco seriam levantadas no final do conflito com a colaboração da Royal Navy, que dispunha dos registos alemães com os lançamentos de minas em águas portuguesas. As restantes nunca foram encontradas.
A defesa do Porto de Leixões foi reforçada em 1917, quando ali se instalou uma base naval para navios franceses que passaram a patrulhar e a escoltar os navios mercantes até para além do cabo Finisterra, sendo auxiliados pelos hidroaviões da base instalada em São Jacinto.
Figura 9 – Caça-minas Roberto Ivens. Foto do Museu de Marinha
A Armada manteve a presença dos caça-minas Açor e Margarida Vitória que rocegavam o canal de navegação e apoiavam a segurança do porto, enquanto o Exército instalou baterias em Ródão, Lavadouros e no molhe Sul do porto.
A cidade do Funchal foi atacada, a 3 de Dezembro de 1916, pelo submarino alemão U-83, tendo sido afundados a canhoneira Surprise e o vapor Kangoroo, de nacionalidade francesa, e o vapor britânico Dacia. A reacção das baterias de terra fez afastar o inimigo.
Foram enviados para a Madeira três patrulhas e uma lancha armada, mas, a 17 de Dezembro de 1917, o cruzador-submarino U-155 voltou a bombar-ear a cidade provocando baixas na população civil, apesar da pronta reacção dos dois patrulhas Dekade I e Mariano de Carvalho que, ao largo da ponta do Garajau, abriram fogo, durante mais de duas horas, contra o inimigo; as baterias de terra não chegaram a fazer fogo. A defesa foi mais uma vez reforçada, enviando-se de Lisboa o caça-minas Celestino Soares.
A cidade de Ponta Delgada foi também atacada pelo submarino alemão U-155, em 4 de Julho de 1917, antes de ali ter sido instalada uma base naval americana para apoiar os comboios com transportes de tropas para a frente europeia e que, a caminho de Marselha, navegavam a Sul daquele arquipélago.
Neste conflito mundial, também no ar se desenrolou a acção da Marinha. A arma aérea era vital nas novas técnicas de guerra; a sua elevada velocidade e o seu alcance visual permitia-lhe detectar antecipadamente o inimigo, especialmente os submersíveis, pela facilidade com que os localizava em imersão e a possibilidade de os bombardear, antes deles se abrigarem em maiores profundidades, o que lhes dava elevada eficácia. Também na detecção de minas os meios aéreos se mostraram muito úteis, pelo que a Marinha Portuguesa se preparou e equipou com este tipo de arma.
Em 1916, adquiriram-se os primeiros três hidroaviões FBA (Franco-British-Aviation), mas, só em 28 de Setembro de 1917, foram criados e instalados na Doca do Bom Sucesso, em Lisboa, os serviços de Aeronáutica Naval. Até ao final do conflito foram adquiridos mais vinte e dois aparelhos (dezoito Donnet-Denhaut-8, dois Teller-3 e dois Georges-Levy-40), dos quais dez (oito DD8 e dois GL-40) nunca chegaram a ser utilizados. Chegou também a equacionar-se, em 1916, o envio de um destacamento aéreo para o Norte de Moçambique, mas a falta de material impediu a sua concretização.
Em São Jacinto foi instalado, em 1918, como já foi referido atrás, o Centro de Aviação Marítima de Aveiro, comandado por um oficial da Armada Francesa e com aparelhos daquela nacionalidade, tendo como adjuntos oficiais da Armada Portuguesa.
Figura 10 – Hidroavião Franco-British-Aviation. Museu de Marinha
Em 11 de Julho de 1918, unidades da Aeronáutica Naval detectaram um campo de minas entre o Cabo Raso e a barra do porto de Lisboa, que os caça-minas se encarregaram de levantar, e por várias vezes aqueles hidroaviões deram notícia de submarinos inimigos nas proximidades da entrada do Tejo.
A 23 de Agosto de 1918, um Tellier tripulado pelo primeiro-tenente Azeredo e Vasconcelos e um Donnet-Denault, com o primeiro-tenente Santos Moreira, largaram para o mar em busca de um submarino avistado do Cabo da Roca. Por avaria, o Donnet-Denault amarou e o tenente Vasconcelos, continuando as buscas sozinho, acabou por desaparecer.
Entretanto, em plena guerra, a Armada organizou a viagem, de La Spezia (Itália) para Lisboa, dos três novos submersíveis portugueses – Foca, Golfinho e Hidra – que tinham sido construídos nos estaleiros daquela cidade.
Escoltados pelo navio de salvação ‘Patrão Lopes’, os três submersíveis largaram de La Spezia, na madrugada de 15 de Dezembro de 1917, e depois de uma tormentosa viagem fundearam em Paço de Arcos, pelas 22h35 do dia 10 de Fevereiro de 1918.
ANO | MÊS | DIA | NAVIOS | LOCAL | RESULTADO | |
NOME | TIPO | |||||
1917 | Jul | 26 | Roberto Ivens | Caç min | Barra de Lisboa | Afundado por uma mina deixada pelo UC-54 |
Set | 30 | Minho | Reb | Fuseta (Algarve) | Atacou a tiro, com um navio mercante francês armado, um submersível, obrigando-o a mergulhar | |
Out | 13 | Bengo | Canh | Cabo Espichel | Atacada a torpedo por um submersível | |
Nov | 24 | Douro | Contr | Cabo Finisterra | Atacou um submersível | |
1918 | Jan |
| Gil Eanes | Cruz aux | Cabo Finisterra | Atacados a torpedo por um submersível |
Douro | Contr | |||||
Mar | 15 | Patrão Lopes | Nav ap | Gijon | Atacado a tiro por um submersível | |
23 | Augusto de Castilho | Patr | Madeira | Atacados por um submersível a navegar para a Madeira | ||
Luanda | Paq | |||||
Ago | 23 | Augusto de Castilho | Patr | Norte da Madeira | Atacou um submersível em viagem para o Funchal | |
Set | 1 | Pedro Nunes | Cruz aux | Norte da Madeira | Foram atacados, sem resultado, duas vezes em viagem da Horta para o Funchal | |
Tejo | Contr | |||||
4 | Desertas | Vap | Costa Nova | Atacado a tiro pelo U-22 quando encalhado | ||
5 | Bérrio | Reb | Barra de Lisboa | Atacaram o U-22 | ||
Baptista de Andrade | Patr | |||||
Out | 6 | Celestino Soares | Caç min | Norte da Madeira | Atacados, sem resultado, em viagem de Ponta Delgada para o Funchal | |
San Miguel | Paq | |||||
14 | Augusto de Castilho | Patr | Norte da Madeira | Atacados pelo submersível U-139, a navegar para os Açores; o Patr foi afundado | ||
San Miguel | Paq |
Figura 10 – Ataques de Submersíveis a Navios da Armada[7].
Figura 11 – Viagem dos submersíveis portugueses em 1917-18. Desenho de José Cabrita
O Augusto de Castilho era o arrastão de pesca a vapor Elite que fora requisitado pelo Governo Português, para serviço durante a guerra; seria classificado como patrulha de alto-mar e armado com uma peça de 65 mm e outra de 47 mm. Foi um dos navios portugueses que teve mais encontros com submarinos alemães, sendo, no último, afundado.
Chegou ao Funchal, em 11 de Outubro, procedente de Lisboa, escoltando o vapor Beira. A 13 do mesmo mês, o Augusto de Castilho recebeu instruções para escoltar o paquete San Miguel, da Empresa Insulana de Navegação, que transportava 206 passageiros e carga diversa com destino aos Açores.
Pelas 6 horas da manhã do dia 14 de Outubro de 1918, numa posição 180 milhas a Noroeste da ilha da Madeira, o submarino U-139, armado com duas peças de 150 mm, cujo alcance era muito superior às do Augusto Castilho, colocando-se entre o paquete e o submarino, permitiu, com a sua acção, que aquele se afastasse do local do combate.
Durante duas horas, travou-se um combate desigual entre o submarino alemão e pequeno navio português, que tentava evitar a perseguição ao navio mercante, e que conseguiu escapar.
Finalmente, com as munições esgotadas, o navio português pára e inicia-se o seu abandono pela guarnição, sob o fogo do inimigo. Depois de saqueado pelos alemães, o navio seria afundado por cargas explosivas que estes colocaram a bordo. Assim acabou o navio que escoltara vinte e dois navios, e percorrera 7020 milhas, em apenas vinte meses de serviço na Armada.
Figura 12 – Combate do Augusto de Castilho com o U-139. Quadro de F. Namura. Museu de Marinha
O paquete conseguiu escapar e viria a encontrar-se, a 30 milhas de Ponta Delgada, com a canhoneira Ibo que, alertada por rádio, dali saíra para o local do combate.
Os sobreviventes, alguns deles feridos, embarcaram no salva-vidas e no bote do navio, conseguindo percorrer as cerca de 200 milhas que os separavam da ilha de São Miguel e de Santa Maria.
Morreram neste combate, para além do comandante, 1º tenente Carvalho Araújo, um aspirante e cinco praças, ficando feridos mais vinte, de uma guarnição de trinta e oito homens.
O notável serviço desempenhado pela Marinha de Comércio durante a guerra tem de ser aqui referido; os seus navios, para além de conduzirem as forças militares para os teatros de operações, também transportaram passageiros e mercadorias, que representaram muitas horas de navegação e de perigo que nunca poderão ser esquecidos.
Desenvolvida a partir da década de 1880, com a criação da Empresa Nacional de Navegação e da Mala Real Portuguesa, a Marinha de Comércio portuguesa possuía, em Agosto de 1914, uma frota de 473 navios, representando 142.241,57 toneladas de arqueação bruta, dos quais 246 (cerca de metade) eram veleiros. Com mais de 1000 toneladas existiam apenas trinta e dois navios que representavam 81.549,47 toneladas de arqueação bruta (mais de metade do total).
ANO | MÊS | DIA | NAVIO | ATACANTE | BAIXAS | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOME | TON | TIPO | U | ACÇÃO | ÁREA | COORDENADAS |
| ||||
1915 | Abr | 3 | Douro |
| Vap |
|
|
|
|
|
|
Mai | 29 | Cysne |
| U-41 | T | Golfo da Biscaia |
|
|
| ||
? | ? | Vasco da Gama |
| Ia |
|
| Costa portuguesa |
|
|
| |
1916 | Abr | 3 | Douro | 249 | Lug | U-?? | Canh | Costa britânica |
|
|
|
Jun | 1 | Espinho | 740 | Vap | T | Costa do Algarve |
|
|
| ||
Nov | 16 | São Nicolau | 3697 | UC-26 | Canh | Canal da Mancha | 46º 20’ N | 03º 46’ W | 19 | ||
17 | Emília | 1159 | Ba | UC-20 | Canh | Las Palmas |
|
|
| ||
Dez | 9 | Brizella | 282 | Lug | U-38 | Canh din | 65 milhas W de Cascais |
|
|
| |
14 | Leça | 1911 | Vap | UC-18 | Canh |
| 46º 54’ N | 02º 38’ W |
| ||
17 | Cascais | 835 | Canh | Bordéus | 45º 53’ N | 01º 32’ W |
| ||||
? | ? | Constância |
| Pesq |
|
| Biscaia |
|
|
| |
? | ? | Beira Alta | 101 | Ch |
|
| Açores |
|
|
| |
1917 | Jan | 3 | Valadares 2º | 124 | U-79 | Canh | 12 milhas WNW das Berlengas |
|
|
| |
20 | Alice | 41,9 | Vap | U-?? | Canh din | Golfo da Biscaia |
|
|
| ||
22 | Minho | 179 | Lug | U-57 | Canh | 260 milhas W do Finisterra |
|
| 15 | ||
28 | Foz do Douro | 1677 | Vap | U-43 | Canh | 55 milhas W de La Corunha |
|
|
| ||
Fev | 16 | Rosa Doroteia |
| Esc | U-21 (?) |
| Costa W de Portugal |
|
|
| |
17 | Lima | 108 | Pa | U-21 | Canh | Junto ao cabo Espichel |
|
|
| ||
17 | Emília I | 25 | Can pesc | Canh | Costa W de Portugal |
|
|
| |||
18 | São José | 110 | Pa | U-21(?) | Canh |
|
|
| |||
Mar | 5 | Guadiana | 326 | Lug | UC-44 | Canh |
|
|
| ||
7 | República | 108 | Ia |
| B | Costa S de Espanha |
|
|
| ||
10 | Angola | 4297 | Vap | U-61 | T | 112 milhas W de Beshop Rock (Costa britânica) |
|
| 1 | ||
17 | Senhora do Rosário | 22 | Ca | UC-67 | B | 15 milhas W do Cabo da Roca |
|
|
| ||
17 | Santa Rita Segunda | 27 | B |
|
|
| |||||
17 | Primeira Flor de Abril | 20 | B |
|
|
| |||||
17 | Restaurador | 25 | B |
|
|
| |||||
22 | Rio Ave | 161 | Ia | U-?? | Canh | Viagem de Ponta Delgada - Lisboa |
|
|
| ||
23 | Argo | 1663 | Galera | U-46 | Canh din |
| 47º 46’ N | 10º 45’ W |
| ||
25 | ? |
| Emb pesc | U-? |
| Junto ao Cabo de São Vicente |
|
|
| ||
25 | ? |
| U-? |
| Junto ao Cabo de São Vicente |
|
|
| |||
29 | Porto Santo | 2800 | Vap | U-?? | T |
|
|
|
| ||
1917 | Abr | 7 | Caminha | 2763 | Vap | UC-71 |
| Embocadura de Gironda |
|
| 1 |
14 | Três Mastros | 163 | Esc mot | U-52 |
| A S do Cabo de Santa Maria |
|
|
| ||
16 | Sagres | 2986 | Vap | UC-37 | T | 16 milhas ao largo de Bizerta (Cap Blanc). |
|
| 136 | ||
19 | Senhora da Conceição | 217 | Esc | U-52 |
| S N do Cabo Finisterra |
|
|
| ||
Mai | 1 | Barreiro | 1738 | Vap | UC-69 | Canh torp | Golfo da Biscaia |
|
| 2 | |
14 | Tejo | 201 | Lug-pat | U-34 | Canh | Costa de Espanha | 38º 58’ N | 00º 18’ E |
| ||
Jun | 9 | Anfitrite | 179,46 | Lug | UC-48 | Canh din | 40 milhas do Cabo Prior |
|
|
| |
10 | Ligeiro | 285 | UC-53 |
| 40 milhas NW de Viana do Castelo |
|
|
| |||
10 | Santa Maria 2ª | 303 | Lug-esc |
| T | 6 milhas S das Berlengas |
|
|
| ||
15 | Espinho | 740 | Vap | U-39 |
|
| 37º 34’ N | 09º 06’ W |
| ||
24 | Cabo Verde | 2261 | UC-69 | T | Ao largo do Cabo Vilano (Corunha) |
|
|
| |||
Jul | 13 | Luanda | 141 | Escuna | UC-54 |
| 50 milhas W do Cabo da Roca |
|
|
| |
26 | Venturoso | 420 | Lug | UC-69 | T | A W de Vila do Conde |
|
|
| ||
26 | Berta | 200 | Ia |
| T | A W de Vila do Conde |
|
|
| ||
Ago | 8 | Berlenga | 3598 | Vap | UC-77 | T | A S de Ushant |
|
|
| |
17 | Açor | 182,82 | Pa | U-?? | D | Junto ao Cabo de São Vicente |
|
|
| ||
17 | Terra Nova | 303,18 | Lug | U-?? | T | 40 milhas W de Aveiro |
|
| 25 | ||
20 | Serra do Marão | 74 | Ia | UB-48 | Canh | Costa ocidental portuguesa |
|
|
| ||
20 | Serra do Pilar | 65 | Vap pesc |
| Canh | Costa ocidental portuguesa |
|
|
| ||
25 | Ovar | 1650 | Vap | U-93 | T |
| 46º 05’ N | 11º 17’ W | 15 | ||
Set | 7 | Casablanca | 31 | Ia | UB-49 |
| Ao largo de Larache |
|
|
| |
13 | Correio de Sines | 32 | UB-50 | B | Junto ao cabo de Sines |
|
|
| |||
13 | Gomizianes da Graça Odemira | 33 | D | 6 milhas N do Cabo de Sines |
|
|
| ||||
14 | Sado | 233 | Lug-pat |
|
| 15 milhas SW do Cabo de Sines |
|
|
| ||
28 | Alentejo | 4312 | Vap |
| Expl sab | Porto de Marselha |
|
|
| ||
Out | 2 | Viajante | 377 | Ba | U-151 |
|
| 35º 40’ N | 15º 10’W | 12 | |
2 | Trafaria | 1744 | Vap | U-89 | Canh |
| 45º 35’ N | 09º 53’ W | 4 | ||
9 | Maria Alice | 110,8 | Ch | U-?? |
| Costa ocidental portuguesa |
|
|
| ||
13 | Diu | 5556 | Vap | U-57 | T | 4 milhas S de Tuskar Rock (Irlanda) |
|
|
| ||
1917 | Nov | 13 | Machico | 6784 | Vap | U-?? | Canh |
| 29º 38’ N | 14º 00’ W |
|
13 | Aida | 106 | Ch | U-?? |
| Ao largo de Vila Nova de Milfontes |
|
|
| ||
23 | Trombetas | 235 | Lug | U-151 |
|
| 35º 30’ N | 20º 40’ W |
| ||
27 | Tungué | 8066 | Vap pas | UB-51 | T | 120 milhas de Port Said |
|
| 6 | ||
30 | Veloz | 138,48 | Ia | U-?? |
| 50 milhas de Vigo |
|
|
| ||
Dez | 3 | Henriques | 237 | Lug | U-?? |
|
| 59º 03’ N | 03º 20’ E | 6 | |
3 | Ondina | 647,53 | ? | M | Viagem México - Lisboa |
|
| 7 | |||
11 | Portuguesa | 107 | Ch | UB-55 |
| Ao largo do porto de Leixões |
|
|
| ||
11 | Virgeira | 25 | Emb pesc |
| Ao largo do porto de Leixões |
|
|
| |||
11 | Argus | 100 |
| Ao largo do porto de Leixões |
|
|
| ||||
13 | Ligeiro | 25 | Reb |
| Ao largo do porto de Leixões |
|
|
| |||
16 | Makololo |
| Lug | U-?? |
| Costa ocidental portuguesa |
|
|
| ||
17 | Açoriano | 312,22 | U-156 |
|
| 35º 10’ N | 18º 20’ W |
| |||
21 | Boa Vista | 3667 | Vap | U-89 | T |
| 46º 37’ N | 02º 33’ W | 2 | ||
23 | Ambaca | 2868,07 | Vap | U-?? | T | A 3 milhas do Cabo Torimana |
|
|
| ||
26 | Lídia | 302 | Lug | U-157 | D | Golfo da Biscaia |
|
|
| ||
1918 | Jan | 26 | Serra do Gerês | 257 | Vap pesc | U-152 | Canh din | Ao largo da Figueira da Foz |
|
|
|
26 | Germano | 236 | Canh din | 30 milhas W da Figueira da Foz |
|
|
| ||||
28 | Neptuno | 321 |
|
| A 140 milhas de Lisboa |
|
|
| |||
Fev | 17 | Estrela de Bissau | 129 |
| U-157 |
| Ao largo de Freetown, África Ocidental |
|
|
| |
23 | Humberto | 273,84 | Esc | U-35 | D | 10 milhas SE do Cabo Tortosa. |
|
|
| ||
Mar | 6 | Elector | 134 | Pa | U-152 |
| Ao largo do Rio do Ouro |
|
|
| |
25 | Rio Ave | 179 | Ia | U-155 | Canh | A 100 milhas de Porto Santo |
|
|
| ||
26 | Beira Alta | 101 | Ch | U-154 | B |
| 34º 10’ N | 14º 35’ W |
| ||
29 | Porto Santo | 2801,00 | Vap | UC-37 |
| Junto à ilha de Andimilos (Grécia) |
|
|
| ||
29 | Índia | 5990 | Vap pas | UB-57 | T | 5 milhas a NE de Owers LV |
|
|
| ||
Abr | 1 | Lusitano | 575,25 | Lug | U-155 |
| Ao largo dos Açores |
|
|
| |
10 | Aveiro | 2209 | Vap | UB-53 | T | Perto da Ilha de Malta | 36º 24’ N | 18º 06’ E |
| ||
23 | Restaurado | 136 | Ia | UB-105 |
| A 5 milhas da Ericeira |
|
|
| ||
23 | Leonor | 201 | Vap pesc | B | 45 milhas S da Costa do Algarve |
|
|
| |||
28 | Damão | 5668 | Vap | U-91 | T | 12 milhas W da ilha de Bardsey |
|
|
| ||
1918 | Jul | 8 | Horta | 3472 | Vap | UC-73 | T | Estreito da Sicília. Malta |
|
| 16 |
13 | Ponta Delgada | 3381 | UC-54 | T | A 50 milhas de Orão, Argélia |
|
| 7 | |||
14 | Maria José | 185 |
| UB-65 |
| A 25 milhas da ilha de Lundy. |
|
|
| ||
27 | Porto | 1128 | Ba | U-140 |
|
| 39º 18’ N | 60º 40’ W |
| ||
Ago | 3 | Vouga | 96 | Reb | U-43 |
| A NW da costa espanhola |
|
|
| |
20 | Magalhães Lima | 203,95 | Vap | U-22 |
| Costa do Algarve |
|
|
| ||
22 | Maria Luísa | 148 |
| U-22 |
| Costa ocidental portuguesa |
|
|
| ||
23 | Lisbonense | 200 |
| U-?? |
| A 40 milhas do Cabo Prior (Biscaia) |
|
|
| ||
24 | Graciosa | 2276 | Ga | U-90 | Canh |
| 59º 06’ N | 05º 00’ W |
| ||
27 | Glória | 120 | Ia | U-157 | Canh |
| 33º 24’ N | 16º 28’ W |
| ||
31 | Norte | 272 | Vap pesc | U-22 | D | A 30 milhas de Safi (Marrocos) |
|
|
| ||
31 | Gamo | 343 | Lug | U-155 | Canh |
| 46º 02’ N | 32º 32’ W | 5 | ||
Set | 1 | Libertador | 185 | Vap pesc | U-22 | B | Costa do Algarve |
|
|
| |
3 | Brava | 3184 | Vap | UB-125 | T |
| 50º 34’ N | 05º 06’ W | 17 | ||
4 | Desertas | 5556 | U-152 | Canh | Praia da Costa Nova (Ílhavo) |
|
|
| |||
4 | Vouga | 76 | Ia |
| Canh | Barra de Lisboa |
|
|
| ||
4 | Prateado | 23 |
| Canh | Barra de Lisboa |
|
|
| |||
4 | ? | 80 | Vel | U-22 | Canh | Costa ocidental portuguesa |
|
|
| ||
4 | Santa Maria | 48 | Lug | Canh | Ao largo de Peniche |
|
|
| |||
4 | ? | 300 | Ba | Canh | Ao largo de Lisboa |
|
|
| |||
4 | Vila Franca | 46 | Reb | Canh | Ao largo de Lisboa |
|
|
| |||
5 | Rio Mondego | 734 | Lug | U-53 | Canh | 40 milhas S de Lands End |
|
|
| ||
7 | Sofia | 162 | Pa | U-155 | Canh | Grandes Bancos da Terra Nova |
|
|
| ||
9 | Santa Maria | 2663 | Vap | U-?? |
| Costa portuguesa |
|
|
| ||
12 | Leixões | 3245 | U-155 | T | A 200 milhas da Terra Nova |
|
| 10 | |||
22 | Gaia | 278 | Lug | U-157 | Canh |
| 37º 13’ N | 23º 19’ W | 6 | ||
30 | Atlântico | 336 | UB-112 | Canh |
| 49º 50’ N | 06º 35’ W |
| |||
Out | 2 | Rio Cávado | 301 | U-139 | Canh | 290 milhas NW do Cabo Prior (Biscaia) |
|
|
| ||
7 | Madeira | 4792 | Vap | UB-105 | T | A 8 milhas de San Pietro (Sardenha) |
|
| 21 | ||
8 | Cazengo | 3009 | U-91 | T | Ao largo do Cabo Breton |
|
| 3 | |||
19 | Aida | 93 | Ch | U-43 | D | Na costa norte de Espanha |
|
|
| ||
1918 | Nov | 5 | Maria Emília | 1041,35 | Lug | U-?? |
| Ao largo das ilhas Bermudas |
|
|
|
? | ? | Esposende |
|
| B | Biscaia |
|
|
| ||
? | ? | Machado III | 18 | Trn |
|
| Cascais |
|
|
| |
? | ? | ? | Maria |
| Lug |
| B | Açores |
|
|
|
? | ? | Torres Vedras |
|
|
| Canh | Mediterrâneo |
|
|
|
Fgura 13 – Navios Mercantes Afundados (1914-1918)[8].
Existiam ainda, registados nos clubes e associações náuticas, 391 embarcações de recreio e desportivas, das quais apenas sessenta e cinco eram motorizadas.
Estes valores mostravam-se insuficientes para garantir as necessidades de abastecimento do país e as ligações entre os seus territórios insulares e ultramarinos.
O início da guerra surpreendeu no mar numerosos navios da marinha mercante alemã, levando-os a procurar abrigo em portos neutros para evitar que fossem apresados pela Royal Navy. Nos portos portugueses encontravam-se imobilizados, desde o início da guerra, setenta navios de comércio alemães e dois austro-húngaros, totalizando 250.000 toneladas.
A falta de navios mercantes para garantir a manutenção do comércio marítimo, não só pelas perdas provocadas pela acção da guerra submarina como ainda pela necessidade de mobilização de elevado número de navios para fins militares, levou o Governo Português a encarar a utilização daqueles navios para suprir as faltas, de tonelagem disponível para a navegação comercial nacional ou integrá-los na Armada.
A partir de 1915, o Governo Português tentou negociar com os armadores alemães o afretamento daqueles navios para suprirem as necessidades nacionais; não se tendo chegado a qualquer acordo – Portugal não dava garantias de não ceder os navios aos britânicos –, os navios seriam requisitados, no início de 1916, levando à Declaração de Guerra da Alemanha.
Muitos dos navios foram depois cedidos por Portugal à Grã-Bretanha, com bandeira e tripulações portuguesas; alguns foram depois fretados por esta à França e utilizados na perigosa Rota de Salónica, um percurso no Mediterrâneo entre Marselha e aquele porto grego, para abastecimento das forças aliadas que combatiam nos Dardanelos; a Rota de Salónica foi considerada, pelas marinhas aliadas, a rota mais perigosa daquela guerra pela frequência dos ataques dos submersíveis alemães e austríacos.
Figura 14 – Navios alemães no porto de Lisboa. Foto do Museu de Marinha
Aqui se perderam muitos navios e muitas vidas de portugueses, como foram, entre outros, os casos do Alentejo (4312 TAB), Caminha (7763 TAB), Cascais (835 TAB) e Diu (5585 TAB).
Alguns navios portugueses participaram também no transporte de tropas dos Estados Unidos da América para a Europa, quando aquela nação entrou no conflito.
O contributo da marinha mercante teve, como seria de esperar, custos materiais e humanos muito elevados; perderam-se 129 navios, sendo setenta e cinco navios de mais de 200 toneladas TAB, e cinquenta e quatro embarcações com menos de 200 toneladas TAB; perderam-se ainda, entre tripulantes e passageiros, 336 vidas humanas.
Em 1915, perderam-se três navios, mesmo antes da entrada na guerra, como já se disse. Depois perderam-se nove navios, em 1916, sessenta e cinco navios, em 1917, e cinquenta e dois navios, em 1918.
Dos navios perdidos, vinte e três – representando 79451 toneladas – eram antigos navios alemães apresados, dos quais quinze (52919 toneladas) estavam ao serviço da Grã-Bretanha e da França.
As perdas de guerra totalizaram 135706 toneladas TAB, cerca de 35% da tonelagem disponível (390117 toneladas), mas quase o valor (95%) da tonelagem nacional anterior à integração dos navios requisitados.
Por outras causas perderam-se ainda mais 40 navios e embarcações representando 23621 toneladas TAB.
Navios | Número | Tonelagem TAB | Obs |
Acções de Guerra | 129 | 135.706 | 62 a motor 64 veleiros 23 ex-alemães |
Até 100 toneladas TAB | 25 | 1310 | |
Entre 101 e 200 tons TAB | 28 | 4339 | |
Mais de 2.500 tons TAB | 24 | 95155 | |
Outras Perdas | 40 | 23621 |
|
Figura 15 – Navios Perdidos (1914-1918).
A Marinha de Pesca manteve, apesar dos perigos e da mobilização de alguns dos seus melhores navios e muitos dos seus homens, o abastecimento do país, incluindo a pesca longínqua na Terra Nova, para onde partiram, anualmente, quarenta navios dos portos de Lisboa (14) Figueira da Foz (10), Aveiro (4), Porto (9), Viana do Castelo (2) e Ponta Delgada (1); apenas no ano de 1917 não partiram navios portugueses para aquela região.
A Marinha de Recreio teve muitas das suas embarcações e dos seus recursos humanos mobilizadas para o serviço da Armada.
Da acção da Marinha de Comércio merecem ser citados os casos do Machico, do Sagres, do Alentejo, do Horta e do Moçambique.
O Machico, ex-alemão Belmar, de 6118 TAB navegava a Norte das Canárias quando, pelas 09h00 do dia 13 de Novembro, foi atacado por um submersível.
Utilizando toda a potência possível da máquina, o navio conseguiu colocar-se fora do alcance das peças do submersível e foi abrigar-se entre as ilhas do Arquipélago das Canárias, evitando a sua destruição; chegaria a Lisboa, pelas 11h00 do dia 19 de Novembro.
Por esta acção, o capitão Dionísio, o segundo-piloto Henrique Ciríaco Gouveia e o primeiro-maquinista António Linho e Sousa, foram agraciados com a medalha da Torre e Espada.
O vapor Sagres, ex-alemão Taygetos, de 2966 toneladas e 42 tripulantes, pertencia aos Transportes Marítimos do Estado e foi um dos quarenta e dois navios disponibilizados ao Governo Britânico; este, por sua vez, cedeu-o ao Governo Francês que o artilhou com algumas peças de tiro rápido e classificou como cruzador auxiliar de 1ª classe.
Figura 16 – Vapor Machico. Foto da revista Ilustração Portuguesa
Depois de várias viagens na Rota de Salónica e ter sofrido alguns ataques nos comboios em que ia integrado, o navio foi torpedeado pelo UC-37 ao largo do Cap Blanc, na Tunísia, quando a caminho de Bizerta, tendo falecido 36 tripulantes e 100 soldados franceses que iam a bordo, em 16 de Abril de 1917. Salvaram-se apenas 6 tripulantes e 9 militares.
O Alentejo, ex-alemão Uckermark, de 4312 toneladas, foi também utilizado na Rota de Salónica. Quando carregava, em Marselha, material de guerra, especialmente granadas de artilharia, com destino àquela cidade, deflagrou um incêndio a bordo que não foi possível debelar. Numa acção corajosa o comandante foi encalhar o navio em local onde não colocava em perigo os restantes navios no porto. Mais tarde concluiu-se que a carga fora sabotada pelos estivadores – prisioneiros de guerra alemães – para provocar o incêndio.
O seu comandante viria a ser agraciado com a Ordem Militar da Torre e Espada pelo seu corajoso comportamento.
O Horta, ex-alemão Schaumburg, de 3472 toneladas, dos Transportes Marítimos do Estado, foi também utilizado no transporte de material entre Marselha e Salónica; sofreu oito ataques de submersíveis alemães e austríacos e teve duas tentativas de sabotagem por parte dos prisioneiros de guerra alemães utilizados na estiva e que lhe provocaram incêndios a bordo. Viria a ser atingido por um torpedo disparado pelo UC-73, a 9 de Agosto de 1918, que provocou o seu afundamento e a morte de seis tripulantes.
O paquete Moçambique, da Empresa Nacional de Navegação, largou de Lourenço Marques, a 25 de Setembro, com cerca de 1085 pessoas a bordo (952 passageiros e 133 tripulantes), tendo ocorrido a bordo um surto de pneumónica que vitimou 191 passageiros e dois tripulantes; o navio viajou, sem escalas, da cidade do Cabo até Lisboa, onde chegou a 20 de Outubro, ficando de quarentena, em São José de Ribamar. Pela sua enorme coragem e profissionalismo, o capitão Alberto Herberts foi agraciado com a medalha da Ordem Militar da Torre e Espada.
Figura 17 – Paquete Moçambique. Foto do Museu de Marinha
No final da Guerra, a Armada e o Governo da República tinham imensa esperança que se pudessem obter, como compensação de guerra, alguns navios da esquadra alemã, permitindo dotar a Armada com os meios navais há muito desejados.
Pensava-se em Portugal que, tendo as potências vencedoras excedentes em material naval, seria fácil obter os tão desejados navios alemães.
Tal não foi conseguido pelo ambiente que se criou no seio da Conferência de Versalhes, levando mesmo o representante da Armada – comandante Botelho de Sousa – a pedir a demissão da Delegação Portuguesa.
No final, a Armada receberia apenas um caça-minas alemão – que seria a canhoneira Raul Cascais – e seis torpedeiros austríacos – que seriam os navios da classe Ave.
A Armada receberia ainda verbas para o início da construção das instalações do Alfeite – Arsenal do Alfeite, Base Naval de Lisboa, Escola Naval e Corpo de Marinheiros da Armada. Mas o seu pagamento seria suspenso em 1933 e as obras terminadas com verbas nacionais.
Os combates tinham terminado, a 11 de Novembro de 1918, com a assinatura do Armistício e a paz foi concluída, em Versalhes, a 28 de Junho de 1919.
Os serviços do Estado estavam desorganizados e, no caso da Marinha, o material estava desgastado pelo esforço de guerra.
A participação da Marinha Portuguesa na Grande Guerra foi, em absoluto, de pequena monta; no entanto, foi enorme relativamente aos seus poucos recursos e passou muito despercebido devido, entre outras causas, ao ambiente político interno que envolveu a nossa participação no conflito.
No entanto, como em outros períodos da história, a sua acção foi fundamental para a defesa dos interesses nacionais e os marinheiros portugueses podiam orgulhar-se do trabalho realizado.
Sem o caminho do mar não teria sido possível o abastecimento do Corpo Expedicionário Português na Flandres, a acção mais visível da participação portuguesa no conflito, nem a defesa do Ultramar, afinal uma das razões da nossa participação no conflito.
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[1] Ver Revista Militar II Século – 66º Volume – Nº 5, Maio de 2014, p. 459-471.
[2] Segundo a Lista da Armada de 31 de Dezembro de 1909, o quadro de pessoal embarcado era de 274 oficiais e 3515 sargentos e praças; na mesma data de 1914, eram 218 oficiais e 2794 sargentos e praças.
[3] Ver Revista Militar II Século – 66º Volume – Nº 5, Maio de 2014, p.459-471.
[4] Adaptado de SALGADO, Augusto. A Caminho de França: O Transporte do CEP e Relação dos Comboios Dados Desde 1915 até ao Armistício. AHM Processo 446-4-XII-5-1/3.
[5] Sobre a defesa de Cabo Verde, ver Revista Militar II Século – 66º Volume – Nº 5, Maio de 2014, p.459-471.
[6] Designação atribuída à linha que une os faróis de São Julião da Barra e do Bugio, e define a foz do rio Tejo.
[7] Legenda dos quadros (Figura 10 e Figura 13): Barca (Ba); Caíque (Ca); Canhoneira (Canh); Caça-minas (Caç min); Can pesca (Can pesc); Chalupa (Ch); Contratorpedeiro (Contr); Cruzador auxiliar (Cruz aux); Embarcação de pesca (Emb pesc); Escuna (Esc); Escuna a motor (Esc mot); Galera (Ga); Iate (Ia); Lugre (Lug); Lugre-escuna (Lug-esc); Lugre-patacho (Lug-pat); Navio apoio (Nav ap); Palhabote (Pa); Paquete (Paq); Patrulha (Patr); Pesqueiro (Pesq); Rebocador (Reb); Traineira (Trn); Vapor (Vap); Vapor de passageiros (Vap pas); Vapor de pesca (Vap pesc); Veleiro (Vel).
[8] Ver legenda no rodapé (Figura 10).
Oficial de Marinha, nasceu em Lisboa em 7 de Junho de 1948, entrou para a Escola Naval em 1 de Setembro de 1966, sendo promovido a Capitão-de-mar-e-guerra em 27 de Julho de 1999, e passado à Reserva, por limite de idade, em 7 de Junho de 2005. Reformou-se, a seu pedido, em 30 de Dezembro de 2010.
Prestou serviço em diversas unidades navais, destacando-se os NRP Brava (1970), NRP Porto Santo (1970), NRP Boavista (Açores, 1970-71), NRP Velas (1971), NRP Jacinto Cândido (Moçambique, 1973-75), NRP Afonso Cerqueira (Timor, 1975-76), NRP Hermenegildo Capelo (1977), NE Vega (1984-85), NE Polar (1985-86) e NRP São Miguel (Golfo Pérsico, 1990-91); comandou os NRP Zaire (1979-82), e NE Polar (1986-88).
Para além de diversos curs